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Empregabilidade após os 40 anos

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

José G.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
32 páginas
Nível
Para todos
Consultado
8 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Recursos humanos
    1. O perfil do profissional da área ontem e hoje
    2. O Rh e sua função renovada
    3. Objetivos do sistema de recursos humanos
    4. O RH estratégico
    5. As fases evolutivas da gestão de pessoal
  3. Gestão de pessoas
  4. Empregabilidade
    1. Emprego e desemprego: algumas considerações
    2. Discriminação em relação à Idade
    3. Uma questão de competência
  5. Uma visão de competências
    1. Desenvolvendo uma visão sobre a importância de competência: competências organizacionais

Buscou-se na literatura o embasamento para entender o processo atual, através das teorias administrativas e da teoria do capital humano, explicitando os aspectos que evidenciam a preocupação dos empresários com a formação dos seres humanos que compõem as empresas. O presente estudo tem como escopo mostrar qual o papel do RH de ontem e hoje dentro das empresas, assim como investigar a (re) inserção do trabalhador e diminuição de sua rejeição social, tendo em vista, as pessoas com 40 anos de idade têm menos oportunidades de emprego, transformando-se em vitimas do desemprego.

[...] Setores como a informática e altos cargos administrativos de grandes empresas estão considerando pessoas com menos de 40 anos. Por causa dos estereótipos correntes sobre velhice e envelhecimento, os trabalhadores mais velhos tendem a ser vistos como obsoletos, improdutivos, resistentes à mudança e desmotivados. Essas avaliações são apontadas como justificativas para não investir neles, visto que pouco se acredita no retorno dos custos do seu treinamento, e enfim para afastá-los do trabalho, para que seus erros não prejudiquem a organização (NÉRI p.10) Uma Questão de Competência O trabalhador que surgi neste início de século, seja independente ou empregado, terá que dispor de um novo conjunto de desenvoltura e conhecimentos fundamentais que necessitam ser constantemente atualizado, ou seja, o trabalhador atualizado precisa estar em processo consecutivo de procura e desenvolvimento. [...]


[...] Agências de emprego, consultores e profissionais da área de recursos humanos, passaram a utilizá-lo para traduzir as exigências das empresas em querer cada vez mais, profissionais que correspondam às expectativas de qualificações desejadas. Hirata (1997) faz um resgate histórico sobre a terminologia ?empregabilidade?, informando-nos que na Europa o termo surgiu nos anos 60, em decorrência dos estudos econômicos sobre a emergência de uma definição institucional do desemprego, visando discernir os inaptos ao emprego (unemployability) e os trabalhadores regulares e eficazes. Outras três definições para a empregabilidade são apontadas por Gazier[3] (apud HIRATA p.37). [...]


[...] O autor esclarece que essa definição se aplica a todo indivíduo, sem relação com a questão do desemprego e que originou-se nos trabalhos médicos dos anos 50-60 nos Estados Unidos, nos quais através de baterias de testes e de indicadores, chega-se a elaborar escalas de empregabilidade (de cardíacos, cegos, esquizofrênicos, delinqüentes, etc.). Uma das maiores aflições de nosso tempo encontra-se na angústia de não conseguir o primeiro emprego, perdê-lo ou de não obtê-lo novamente. Para convivermos com a escassez ou desaparecimento do em função das profundas mudanças de ordem econômica e social que a organização do trabalho vem sofrendo, tem surgido algumas propostas, e dentre elas, a noção de desenvolvimento da empregabilidade, que vai vislumbrar a possibilidade de manutenção ou inserção no mundo laboral pelas pessoas. [...]

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