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Gestão por competência

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
ucg

Informações do trabalho

Bruna C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
8 páginas
Nível
avançado
Consultado
6 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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  1. Competência organizacional e estratégias empresariais
  2. Remuneração e carreira por competência

A gestão por competência é a resposta atual para um mundo globalizado e envolvido em mudanças constantes.
A capacidade de adaptar ? se rapidamente às novas situações de mercado é uma das chaves do sucesso das organizações e dos indivíduos.
Muito se fala a respeito de novos paradigmas na gestão das organizações. Antigamente os conceitos organizacionais começaram a ser questionados, principalmente após a década de 80, em resposta às profundas mudanças que afetaram tanto o ambiente externo (cenário social, econômico e político), quanto ao ambiente interno das empresas.
O principal foco que antes era representado através de métodos, tarefas, técnicas e estrutura física mudaram para as pessoas, onde os seus conhecimentos, habilidades e experiências são valorizados e utilizados estrategicamente com o intuito de ganhar ou manter uma vantagem competitiva.
Assim surge o conceito de competência para atender a estas necessidades.
Este trabalho vem apresentar como o conceito de gestão por competência tem auxiliado as mais modernas empresas, a destacar e desenvolver os diferenciais de capacitação, desempenho, resultado e competitividades das pessoas, funções e áreas destas organizações.
Hoje as organizações passam a formular suas competências essências levando em consideração sua missão, valores e objetivos. O indivíduo ao ter claro às competências essenciais da organização em que esta atuando, se sente motivado a buscar o auto desenvolvimento, que por subseqüência lhe traz a satisfação no seu ambiente de trabalho.

[...] Para que uma competência seja considerada essencial deve passar por três testes, segundo Prahalad e Hamel: Valor percebido pelos clientes: uma competência essencial deve permitir a empresa a agregar valor de forma consistente e diferenciada a seus clientes; Diferenciação entre concorrentes: uma competência essencial deve diferenciar a empresa de seus competidores. Precisa ser algo percebido pelo mercado como especifico da marca, do produto ou da própria empresa. Capacidade de expansão: uma competência essencial deve abrir as portas do futuro para a empresa. [...]


[...] A terceira abordagem desenvolvida por autores como, Zarifian, Dutra, Fleury, introduzem conceitos e modelos de competência vinculados á ação, aos resultados e as realizações individuais. Fleury e Fleury (2000; p.21), definem competência como: "Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao individuo". O conceito de competência procura ir alem do conceito de qualificação: refere-se à capacidade de uma pessoa assumir iniciativas, ir alem das atividades prescritas, ser capaz de compreender e dominar novas situações no trabalho, ser responsável e ser reconhecido por isso (Zarifian, 1994; pág.111). [...]

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