Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

O treinamento como instrumento de vantagem competitiva para administração de recursos humanos

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
11 páginas
Nível
Especializado
Consultado
11 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Administração de recursos humanos
  3. Treinamento
    1. Desenvolvimento de Pessoas
  4. Vantagem competitiva
    1. Treinamento x Vantagens Competitiva
    2. Aspectos positivos e negativos do treinamento.
  5. Conclusão
  6. Referências

Essa Monografia tem como tema: ?O Treinamento como instrumento de vantagem competitiva para administração de recursos Humanos?.
O mundo contemporâneo está marcado por mega variáveis, globalização, normas supranacionais, saltos tecnológicos, regulamentações ecológicas e sociais e concentrações setoriais de capital, dentre outras, estas forças levam a uma enorme turbulência que influencia qualquer organização, independendo de sua magnitude.
RAMO (1989), assinala que homem moderno é uma fluida criatura calculista comportando-se de acordo com regras objetivas de conveniências. Conclui-se então que as pessoas que compõem os mais diversos tipos de organizações procuram essencialmente a satisfação de um conjunto de necessidades e para alcançá-las será essencial estar alinhado com os objetivos organizacionais.
Segundo AQUINO (1979, p.82), o ser humano deve ser administrado sob uma perspectiva holística, que acena a rede de sabedorias e experiências que vem se tecendo com o avançar da era planetária. Favorecem a nossa espécie a aprender a ser global, a vincular-se com a totalidade dos ecossistemas mediante novas relações sustentáveis, a saber, usufruir o lado criativo das diversidades culturais.
No momento atual é imperativo que as pessoas sejam tratadas a partir de uma realidade holística, considerando um ser intuitivo, emocional e racional, caracterizado por percepções, interesses e aspirações.

[...] muitos gerentes concordariam em que a eficácia de suas organizações seria no mínimo duplicada se fosse aplicado o conhecimento e as ferramentas para liberar o potencial latente nos recursos humanos que compõem as empresas. Sabendo-se que, o maior problema das empresas está na administração de recursos humanos, pergunta-se: ?Investir no treinamento de profissionais de uma organização seria uma possibilidade de adquirir vantagem competitiva??. Segundo PALADINI (1995, p. os recursos humanos são os recursos fundamentais de qualquer empresa (sejam empresas industriais, comerciais, prestadoras de serviço, do setor público ou privado. [...]


[...] Nisto pode estar um segredo e chave para o seu sucesso profissional Treinamento x Vantagens Competitiva As pessoas que participam do processo de treinamento de uma Organização devem ser consultadas sobre as mudanças que poderiam ser promovidas, essas pessoas são consideradas o coração da organização. São elas que conhecem realmente os problemas que começam na parte operacional de uma empresa. Por outro lado, além de terem cérebro e coração, as pessoas têm sentimento, o que tem de ser muito respeitado, pois só serão alcançados objetivos estratégicos através de uma ponte que una as metas da organização com os objetivos pessoais de cada uma das pessoas envolvidas no processo. [...]


[...] Para Senge (1990) as organizações devem desenvolver cinco disciplinas fundamentais para o processo de inovação e aprendizagem: 3.2 Aspectos positivos e negativos do treinamento. O treinamento segundo Carvalho e Nascimento (1993, p.155 e 156), quando devidamente implantado, o subsistema de formação proporciona inúmeras vantagens positivas, entre as quais se destacam as seguintes: 1. Possibilita o estudo e análise das necessidades de treinamento de toda a organização, envolvendo a totalidade dos níveis hierárquicos da empresa; 2. Define prioridades deformação, tendo em vista os objetivos setoriais da organização Caracteriza os vários tipos e formas de desenvolvimento de pessoal a serem aplicados, considerando sua viabilidade, vantagens, custos e outros fatores afins Elabora planos de capacitação profissional a curto, médio e longos prazos, integrando-os às metas globais da empresa. [...]

Últimos trabalhos recursos humanos

Administração de cargos : análise de cargos em um ambiente em mudança

 Administração e marketing   |  Recursos humanos   |  Estudo   |  30/01/2010   |  BR   |   .ppt   |   28 páginas

Relações interpessoais na formação de times de trabalho

 Administração e marketing   |  Recursos humanos   |  Estudo   |  03/01/2010   |  BR   |   .ppt   |   30 páginas