Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Conceito de "paisagem" através dos tempos

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
53 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Os diferentes conceitos de paisagem

INTRODUÇÃO

Para o entendimento da palavra "Paisagem", há a necessidade de se entender os caminhos que esta noção adquiriu; sua transformação no decorrer do tempo e a aquisição de seus diversos sentidos.
À primeira vista, a forma mais comum de referir-se à "paisagem" assemelha-se à idéia de cenário.
Hoje, este caráter de "cenário", após ter atravessado por vários períodos d evolução, sob o ponto de vista da ecologia, passou a ser considerado como "unidade de estudo". Este trabalho propõe a reflexão sobre tal evolução até chegar à noção de "ecologia da paisagem".

OS DIFERENTES CONCEITOS DE PAISAGEM

Uma das formas mais instigantes de buscar o entendimento desta evolução de conceitos de paisagem é mediante a História da Arte. Isto porque, até a invenção da fotografia, os registros realizados pelo olhar e a mão do artista é que nos forneceram os mais ricos subsídios para se compreender de que maneira evoluiu o entendimento do olhar do homem diante da natureza.
Na Grécia antiga, os grandes filósofos, observando a natureza, já especulavam o sentido da vida, procurando explicações sobre as ocorrências dos fenômenos naturais. No entanto, este olhar não identificava uma paisagem, segundo o entendimento que dela se pode fazer hoje. Porém, os "artistas" da época já representavam paisagens. Havia escolas para pintores paisagistas, e, conforme observa Clark, (1961, p. 9):

O pintor helenístico, com sua visão penetrante, dirigida para o mundo visível, desenvolveu uma escola de pintura de paisagem; mas até onde podemos julgar, pelos poucos fragmentos que chegaram até nós, a sua habilidade para registrar efeitos de luz, era usada principalmente com fins decorativos.

[...] Este significado para a palavra paisagem nos leva a refletir sobre sua ligação direta com o conceito de "espaço" e "tempo", remetendo-nos à idéia de que a natureza é um processo em constante transformação. No dicionário da Língua Portuguesa (Ferreira, 1975), podemos encontrar a palavra paisagem, definida como: o espaço de terreno que se abrange num lance de vista; toda parte descortinada do lugar onde estamos; panorama, vista?. Roberto Burle Marx faz a seguinte colocação sobre as definições e a aplicação da palavra paisagem: O que é constante nelas é a referência ao sentido de visão. [...]


[...] Ab'Saber (1980), atribui o conceito de "Espaço Total" ao estudo da paisagem e a respeito das intervenções antrópicas, coloca: ?Espaço Total' é o arranjo e o perfil adquiridos por uma determinada área em função da organização humana que lhe foi imposta ao longo dos tempos. Nesse sentido, pressupõe um entendimento - na conjuntura do presente - de todas as implantações cumulativas realizadas por ações humanas sobre atributos remanescentes de um espaço herdado da natureza. Por esta razão há que conhecer o funcionamento dos fluxos vivos da natureza (perturbados, mas não inteiramente eliminados) e toda a história e formas de ocupação dos espaços criados pelo homem. [...]


[...] Vale a pena ressaltar a importância do entendimento do significado da palavra Economia que também deriva de "oikos", "nomia" significa manejo, gerenciamento, portanto, "manejo da casa". Neste sentido, Odum (1988) nos coloca que a "ecologia e a economia deveriam ser disciplinas companheiras". Portanto, para a leitura da paisagem de uma determinada região, é de grande valia levar-se em conta a questão econômica, pois o meio ambiente, por meio de seus componentes bióticos, submete-se à constante mutação, em razão de nossas necessidades imediatas. [...]

Mais Vendidos arquitetura

Arquitetura e o espaço social

 Artes e mídia   |  Arquitetura   |  Estudo dirigido   |  30/04/2008   |  BR   |   .doc   |   9 páginas

Últimos trabalhos arquitetura

Projeto arquitetônico de uma academia de tênis

 Artes e mídia   |  Arquitetura   |  Estudo   |  28/10/2008   |  BR   |   .pdf   |   37 páginas

Arquitetura e o espaço social

 Artes e mídia   |  Arquitetura   |  Estudo dirigido   |  30/04/2008   |  BR   |   .doc   |   9 páginas