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Transportes: Considerações acerca dos sistemas viáveis no Brasil

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
arquitetura
Faculdade
UNINOVE

Informações do trabalho

Rafael F.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
13 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Uma breve abordagem histórica
  2. Um balanço atual dos sistemas viários no Brasil
  3. Solução: colocar o Brasil nos trilhos

Quem vive nas grandes aglomerações urbanas está cada vez mais ?acostumado? com o caos que é ter que locomover-se no trânsito. Seja do trabalho para casa, seja à passeio é quase impossível não sentir os impactos causados pelo trânsito pesado e violento das grandes cidades. Este é um problema urbano gerado pelo tráfego de veículos de carga e de passageiros, retratando a crise dos sistemas viários pela qual o Brasil está emerge.
O trabalho abordará tal crise de forma a buscar um resgate histórico dos sistemas de transporte, chegando à situação caótica atual, para enfim chegar a um denominador que seja a solução proposta para condição posta. Toda a análise está embasada em referências bibliográficas muito bem conceituadas em suas áreas de conhecimento, além de obter dados oficiais junto ao Ministério dos Transportes do Governo Federal.
Contudo, teremos fundamentos teóricos, a fim de que, na prática, muita coisa possa melhorar, otimizando assim a qualidade de vida da população brasileira, saindo de uma situação de crise para a qual aponta Margarida Cintra Gordinho:

O transporte brasileiro tem gargalos que impedem seu desenvolvimento. O desbalanceamento de sua matriz, a legislação e a fiscalização inadequadas, a deficiência da infra-estrutura de apoio e a insegurança das vias de comunicação são os principais.
*Fonte: GORDINHO, 2003

[...] SOLUÇÃO: COLOCAR O BRASIL NOS TRILHOS Ao ter feito uma breve abordagem histórica dos sistemas viários do Brasil, bem como obtermos um panorama da situação atual pela qual esses sistemas encontram-se, fica claro que, para um país com proporções territoriais continentais como este, a ordem e a distribuição dos meios de transporte tanto de carga quanto de passageiros, encontra-se hierarquizada de forma equivocada. Vimos que o Brasil começou a desenvolver o sistema de escoamento para exportação com ferrovias patrocinadas com capital inglês. [...]


[...] UM BALANÇO ATUAL DOS SISTEMAS VIÁRIOS NO BRASIL Nos países desenvolvidos, seja de grande seja de pequena extensão territorial, o transporte de mercadorias é feito de maneira predominante por meio de ferrovias e hidrovias. Esses tipos de transporte proporcionam uma maior capacidade de carga e são muito mais econômicos. No Brasil e em outros países subdesenvolvidos, onde a influência da indústria automobilística (norte-americana, em especial) tem sido preponderante, verifica-se o predomínio do transporte rodoviário. Esse tipo de transporte, como sabemos, oferece pequena capacidade de carga, maior consumo proporcional de combustível e dependência de petróleo, sendo, portanto, bem mais caro que o ferroviário e o hidroviário. [...]


[...] Com a Primeira Guerra Mundial, tanto a produção quanto a diversificação dos tipos de veículo (carros de passeio, caminhões, ônibus, tratores etc.) sofreram enorme aumento. No início, o transporte rodoviário funcionou basicamente como complemento do transporte ferroviário. Entretanto, com o decorrer do tempo, tornou-se concorrente das ferrovias, acarretando inclusive a desativação de inúmeras delas, por se tornarem deficitárias. Quanto aos transportes fluviais, é uma prática desenvolvidas em terras tupiniquins desde o período indígena, muito antes dos portugueses aqui chegarem. Posteriormente, durante o Brasil colônia, o transporte fluvial foi desenvolvido muito para transportar passageiros, e ao longo de toda história, pouco se investiu neste meio de transporte para cargas, o que equivocadamente prejudicou o desenvolvimento econômico e ambiental do país, uma vez que as bacias brasileiras são privilegiadas e seriam adequadas ao desenvolvimento desta prática. [...]

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