Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Ergonomia e usabilidade: acidentes com idosos no ambiente doméstico

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
artes
Faculdade
PUC-Rio

Informações do trabalho

Claudio N.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
artigo
Número de páginas
5 páginas
Nível
Para todos
Consultado
258 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário


Quando se fala em acidentes domésticos, a primeira preocupação das pessoas é em relação às crianças. Elas se esquecem que os idosos também correm riscos dentro de casa. Portanto, quanto mais avançada for a idade, maior é a propensão de estar envolvido num acidente deste tipo. O pior é que acidentes, aparentemente simples em outras faixas etárias, podem se tornar muito graves neste período da vida.

Há quem ache que idosos são todos iguais, mas isso depende tanto da herança genética quanto dos hábitos adotados durante a vida. A idéia de que são frágeis não é real, a grande maioria permanece bem fisicamente e com grande capacidade funcional em seu dia-a-dia .

Segundo Camarano (1999), uma característica comum, tanto ao mundo desenvolvido quanto ao sub-desenvolvido, neste final de século, é o envelhecimento de suas populações. Em quase todas essas sociedades o segmento populacional em idade considerada idosa é o que mais cresce. Isso se deve ao aumento da longevidade, ou seja, à redução da mortalidade e queda da fecundidade. Esta queda tem levado esse segmento, que passou a viver mais, a ter um peso maior no total da população, devido à redução do número de nascimentos na sociedade.


[...] Ergonomia e Usabilidade - segurança e conforto dos usuários: seleção de produtos; manuais de instrução." Anpedesign (2003 MORAES, Anamaria de; CERSOSIMO, Marianna. aspecto social, aumento do número de idosos, um grupo significante dentre as fatias de usuários de aparelhos eletrodomésticos.? 3o Ergodesign (2003 MORAES, Anamaria de; MELO, Cláudio; MACÁRIO, Manuela. "Ergonomia e Usabilidade - segurança e conforto dos usuários de produtos domésticos considerados perigosos: manuais de instrução." Anais Ergodesign (2003 MORAES, Anamaria de; MELO, Cláudio. ?Ergonomia e Usabilidade Produtos Domésticos Perigosos: A Importância de se avaliar seus manuais de instrução.?Jornada de Juiz de fora (2003 MORAES, Anamaria de; MELO, Cláudio. [...]


[...] Focaliza a população idosos através de questionários aplicados a 50 idosos, com mais de 65 anos saudáveis e com autonomia. Concluiu-se então, que muitos dos entrevistados consideraram importantes algum tipo de mudança no ambiente doméstico. Embora nunca tivessem sofrido nenhum tipo de acidente, reconheciam entretanto o perigo existente. Quanto a periculosidade de alguns produtos domésticos, tem-se: em primeiro lugar, o ferro de passar roupa; a seguir, a panela de pressão; depois o fogão; com menos citações a cafeteira e a faca elétrica. [...]

Últimos trabalhos artes

Imagem na arteterapia e a utilização com crianças e adolescentes

 Artes e mídia   |  Artes   |  Estudo dirigido   |  20/06/2008   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

O abstrato na obra "Du spirituel Dans l' art" de Wassily Kandinsky

 Artes e mídia   |  Artes   |  Estudo dirigido   |  28/04/2008   |  BR   |   .doc   |   6 páginas