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A importância das mulheres na música brasileira

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
20 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Referencial teórico
    1. Definição de masculino e feminino
    2. Lingüística feminista
  3. A música popular brasileira e a mulher
    1. A mulher do século XIX
    2. Traços gerais da música popular brasileira
    3. O bom humor dos anos 20 aos 40
    4. Os 30 Anos de tropicália
    5. Nara leão
    6. Adriana calcanhoto
    7. Joyce
    8. Rita lee
    9. Cida moreyra
    10. Elba ramalho
    11. Elis regina
    12. Gal costa
    13. Clementina de jesus

Sabe-se que a mulher em algumas civilizações, durante muitos anos teve um papel diferenciado, um tratamento direcionado ao seu papel de ?responsável pela procriação e perpetuação da espécie? ou então, quando não respondia a esse papel era marginalizada, bem como aos que com elas se relacionassem.
Na poesia, na música, a mulher sempre foi uma musa inspiradora de grandes paixões, mas nem sempre foi homenageada de forma aberta, liberal. Enquanto musicista então, a mulher não tinha oportunidade, pois socialmente este papel cabia ao homem.
No Brasil, com padrões culturais diferenciados, mas com grandes influencias européias, a mulher também demorou a ter o seu papel na música, seja enquanto inspiradora ou agente de mudança social, seja como compositora ou mesmo instrumentalista.
Assim, diante destes fatos sentiu-se a necessidade de estudar o papel da mulher na música popular brasileira, para que possa servir de fonte de pesquisa, ao mesmo tempo se possa trabalhar em sala de aula, desmistificando e informando aos alunos a importância social da mulher.

[...] A partir daí compõe, nos seus últimos dois anos de vida, algumas das mais lindas, tristes e ternas músicas da MPB, como Castigo, A Noite do Meu Bem, Olha o Tempo Passando e Estrada do Sol, entre outras tantas. Em 23 de outubro de 1959, com 29 anos, chega em casa às 7:00 da manhã, e diz a sua empregada: "Não me acorde. Estou cansada. Vou dormir até morrer". Dolores Duran, uma mulher que foi um marco não só na MPB, mas no papel social da mulher, pois glamourosa, aberta e franca deixava transparecer o seu papel, sem domínio, independente e livre. [...]


[...] Chacrinha entra na onda com as famosas "Noite das Bananas" e outros programas de tevê passam a receber os baianos e os Mutantes para happenings inebriantes. O disco-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis resumia o movimento puxado por canções como "Misere Nóbis", "Baby" e "Bat Macumba". A emblemática capa do trabalho - que ensaia menção a Sargent Papers dos Beatles - é o álbum de família tropicalista elaborado por Rita Lee e o produtor musical Guilherme Araújo. Aparecem Os Mutantes - Rita, Sérgio e Arnaldo - Tom Zé carregando uma valise, Gal Costa, Torquato Neto, o maestro Rogério Duprat - arranjador dos grandes clássicos tropicalistas - como se tomasse chá em um pinico e Gil e Caetano, carregando, respectivamente, os retratos de Capinan e Nara Leão, que também participam do disco - Caetano parte com a prima Mariinha para o Rio de Janeiro. [...]


[...] E é onde esconde também uma das vozes mais expressivas da Música Popular Brasileira Elis Regina Elis foi, sem dúvida, a maior cantora brasileira de todos os tempos. Com técnica e garra, lançou alguns dos principais compositores brasileiros, como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Fátima Guedes - só não lançou Chico Buarque porque resolver pensar sobre o assunto - Nara Leão foi mais rápida. A "pimentinha", como era chamada, tinha - como João Gilberto - a perfeição como meta. [...]

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