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Diagnóstico de intervenção em acervos fotográficos

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
UNITRI

Informações do trabalho

FRANCISCO CARLOS S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
44 páginas
Nível
Para todos
Consultado
178 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. História da fotografia
  2. Deterioração de fotografias
  3. Apresentação dos resultados

A fotografia é um suporte de informação que tem a função de mediar ou estabelecer um vínculo entre as gerações do passado e do presente, contribuindo para a formação e manutenção da Memória Social, o que a qualifica como um importante instrumento de recordação. Dessa maneira, por meio da fotografia temos acesso às informações sobre determinadas épocas. Uma observação atenta sobre o vestuário, por exemplo, pode-se reconhecer o posicionamento social e o envolvimento das pessoas na cultura de um local, dentre muitas outras pistas. Tudo isso, aliado aos sentimentos e emoções que uma fotografia pode trazer justifica-se, então, a necessidade de conservar, preservar, restaurar os acervos iconográficos. Por isto um acondicionamento adequado é necessário para evitar a deterioração das fotografias e, por conseguinte, preservar a história registrada nesse suporte.
Embora haja consenso entre os estudiosos sobre essas justificativas, o desejo de preservação e conservação dessa importante fonte documental, não são raras as vezes que encontra limitações. Por se tratar de um suporte que, em geral, contêm importantes informações, observa-se que não há muitos estudos nacionais direcionados a essa causa, tampouco há políticas voltadas à preservação que destinam recursos especificamente a esse fim.
Diante da constatada escassez de estudos relativos a esta temática e de sua importância para a área de Ciência da Informação, propõem-se desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso, cuja pesquisa se destina a dar sua contribuição numa tentativa de atenuar as lacunas existentes e dar a temática o seu devido valor e o seu lugar dentro das abordagens teóricas voltadas para a preservação da memória social.
Para tanto, vislumbra-se, a principio, um estudo que abrangerá além da explicitação do contexto da temática, a ser apresentado num texto introdutório, sem perder de vista os objetivos e a opção metodológica a ser seguida para alcançá-los. O trabalho final, necessariamente, terá que dar conta dos aspectos conceituais e históricos da fotografia, seus processos de produção, acondicionamentos, organização e usos. A partir desses entendimentos, o presente estudo apresentará, como resultado um roteiro, de forma mais confiável possível, para se diagnosticar situações de riscos de deterioração e apontará medidas de intervenção adequadas.

[...] Contudo em um programa intergado de preservação preventiva, estas ações serão cumpridas com uma nova responsabilidade zelando pela longevidade das coleções. Dessa forma, um programa de preservação preventiva não deve ser encarado como algo novo, e sim como um componente integral das operações e encargos cotidianos da instituição. A execução de um programa de preservação não está livre de custos. Aliás, o seu componente mais importante, que é um sistema de controle climático que fornece um ambiente estável tanto durante quanto à noite, e ao longo do ano, dentro das normas estabelecidas pelos parâmetros, para os mais diversos tipos de materiais pode ser muito dispendioso. [...]


[...] O acervo tem cópias de fotografias em preto e branco e coloridas, cujos originais encontram-se em outros acervos em várias regiões brasileiras. Ao iniciar o tratamento técnico do material fotográfico, fez-se um levantamento bibliográfico e consultas às instituições culturais que possuem acervos fotográficos organizados e conservados, buscando exemplos de processamento técnico e como descrever as fotografias. Devido a ausência de material especifico da área, foi fundamental a busca por outras experiências, por este motivo, realizou-se algumas visitas ao setor de Arquivos Especiais do Centro de Memória da UNICAMP (Campinas - na FUNARTE (Rio de Janeiro - RJ) e no Instituto Cultural Itaú (São Paulo SP). [...]


[...] Apresentação dos resultados 4.1 Práticas usuais e recomendações para conservação e preservação de acervos fotográficos Apresentação analítica sobre as práticas de conservação fotográfica no Centro de Referência para pesquisa histórica em educação O acervo fotográfico do Centro de Referência é composto por 155 fotografias, que retratam temas escolares, relacionados com a história da educação brasileira e sua memória. Os registros documentais se dividem em edifícios escolares, diretores, professores e alunos, atividades de ensino e solenidades, exposições, seminários e conferencias, abrangendo o período de 1860 a 1960. [...]

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