FacilitaJa
Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Jornalismo cultural - a importância da crítica teatral

Artes Jornalismo cultural - a importância da crítica teatral

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

José Antônio P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
37 páginas
Nível
Para todos
Consultado
66 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
    1. Considerações finais
    2. Classificação
    3. Biologia e o ciclo biológico
    4. Mecanismos de resposta imune
    5. Clínica
    6. Diagnóstico
    7. Diagnóstico diferencial
    8. Epidemiologia
    9. Justificativa
  2. Objetivos
    1. Geral
    2. Específicos
  3. Casuística e método
    1. Casuística
    2. Método
    3. Avaliação estatística
  4. Resultados
  5. Discussão
  6. Conclusão
  7. Referências

Esta monografia analisou a temática “o perfil dos colunistas e críticos teatrais atuantes no jornalismo brasileiro”.
O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento dos colunistas de teatro que atuem nos principais veículos jornalísticos de São Paulo. Posteriormente será abordado, através do currículo profissional, a formação dos mais relevantes colunistas que compõe, através do jornalismo impresso e digital (cultural), o cenário do teatro brasileiro.
O tema deste trabalho de pesquisa é de extrema importância por abordar justamente quais são os profissionais atuantes no jornalismo que retratam o teatro, e também qual a sua formação profissional para dissertar sobre o tema. Conseqüentemente a pesquisa poderá servir como uma análise da importância destes profissionais em exercício, contribuindo tanto para classe jornalística, como teatral.
Nesse sentido, questiona-se:
Quais são os colunistas de teatro atuantes na imprensa escrita e digital no estado de São Paulo e qual o perfil profissional que possuem?
Outros temas também serão abordados, tais como:
Os colunistas são exclusivos de teatro ou genéricos de cultura?
Por que a dificuldade de se achar um colunista de teatro na mídia impressa?
Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica.
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.
O presente estudo será dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial teórico; (b) seleção do referencial teórico apropriado a presente investigação; (c) leitura crítico-analítica do referencial selecionado; (d) organização dos dados levantados e (e) elaboração do relatório final.

[...] Seu trabalho torna-se livro prefaciado por seu companheiro de crítica Sábato Magaldi, que faz o seguinte comentário: Alberto utilizou os recursos mais fecundos da pesquisa universitária - exame atento das fontes, leitura dos textos encenados, levantamento e comparação de juízos, referência a dados numéricos, ampla bibliografia e sobretudo fina meditação sobre o conjunto do material, vazada em estilo fluente e agradável. Não há, quanto às companhias modernas do Brasil, estudo mais abrangente, filtrado por autorizada crítica pessoal, do que esta Crônica de Um Sonho (MALGADI p.11). [...]


[...] Os críticos de teatro cadastrados na APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) são: Afonso Gentil Aguinaldo Ribeiro da Cunha Beth Néspoli Edgard Olímpio de Souza Kil Abreu kil Maria Lúcia Candeias Mário Garcia-Guillén Mauro Fernando de Mello Sérgio Sálvia Coelho CONCLUSÃO Atualmente, o jornalismo cultural tem seu espaço garantido em grandes veículos, como o caderno Folha Ilustrada, da Folha de São Paulo e revistas especializadas, como a Set. A importância do Teatro vai além da sua condição de patrimônio histórico nacional. [...]


[...] Infelizmente, o que fica em nossa memória são os exemplos jornalísticos em que a leviandade e a busca pela polêmica fácil imperam, o que acaba reafirmando a ojeriza generalizada dos artistas e intelectuais pelos jornalistas e ofuscando o trabalho importante que profissionais do jornalismo cultural fazem pela legitimação e a ampliação da visibilidade das artes plásticas na sociedade brasileira. Revistas especializadas, sites e jornais alternativos são imprescindíveis para viabilizar a crítica, fazer circular discursos, pluralizar as vozes, mas sua efetivação também depende da inserção das discussões da área na agenda do país, na grande imprensa, na vida das pessoas. [...]

...

Últimos trabalhos artes

Imagem na arteterapia e a utilização com crianças e adolescentes

 Artes e mídia   |  Artes   |  Estudo dirigido   |  20/06/2008   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

O abstrato na obra "Du spirituel Dans l' art" de Wassily Kandinsky

 Artes e mídia   |  Artes   |  Estudo dirigido   |  28/04/2008   |  BR   |   .doc   |   6 páginas