Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Sugestões para se trabalhar a interdisciplinaridade a partir da disciplina de educação artística

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
33 páginas
Nível
Especializado
Consultado
7 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. A educação artística e a interdisciplinaridade
    1. A importância da interdisciplinaridade
  2. Conceitos e fundamentos da educação artística
    1. Conceituando a educação artística
    2. A educação artística e a educação
    3. A expressão
    4. Criatividade
    5. A diferença entre pensamentos divergente e convergente
    6. A expressão e as aulas de educação artística
    7. Apreciação estética
    8. A educação artística e as demais disciplinas
    9. A postura do professor
    10. Metodologia da educação artística
    11. Estímulos geradores
  3. Encaminhamento metodológico
    1. Descrição da experiência
  4. Referências bibliográficas

Sabe-se que a trajetória da Educação Artística é longa e tortuosa, sempre desviando-se do caminho original, sempre ficando sem expressividade diante das outras disciplinas, quando na verdade deveria ser pré-requisito, pois através do desenvolvimento do aluno, é que terão equilíbrio, autocrítica, pensamento divergente, criatividade nas soluções de problemas, para buscar embasamentos em outras áreas.
Aceita-se plenamente que uma metodologia mais dinâmica, mais concreta, e principalmente com validade para o aluno, possa elevar o conceito de Educação Artística ou Educação para as Artes, nas três áreas de trabalho, música, dança ou artes plásticas fazendo com que o mesmo possa efetivamente expor seu potencial enquanto cidadão, sensibilizar-se diante do belo, adquirir conhecimentos gerais que são fundamentais para uma sinopse cultural e ao mesmo tempo possa desenvolver suas aptidões ou pelo menos tenha a oportunidade de identificá-las dentro de um contexto mais amplo e variável.
Dessa forma, estará se trabalhando também a interdisciplinaridade, pois o preparo do aluno nestas três áreas servirá para lançar qualquer disciplina, qualquer conteúdo.
A metodologia e suas implicações no processo ensino/aprendizagem é um dos campos de estudo e pesquisa na área de Educação ao qual muitos educadores têm se dedicado seguindo diversas correntes de pensamento. Conforme Fagali & Dias et alii, ?o importante é saber que os fatores determinantes da metodologia são os conteúdos de ensino e as condições de vida e de trabalho dos alunos e professores". Entendida como um processo em que os métodos selecionados entram em ação, a metodologia deve envolver diferentes procedimentos, técnicas e recursos para realizar a mediação entre o aluno e os conteúdos considerados relevantes.

[...] Objetivos específicos: - Incentivar a pesquisa de elementos das linguagens artísticas característicos da Bahia; - Proporcionar condições e elementos geradores para que o aluno possa escolher com qual linguagem artística vai trabalhar e repassar o que viu e ouviu; - Proporcionar condições para atingir a integração das linguagens expressivas; vários resultados diferentes em uma mesma linguagem; e todas as possibilidades combinatórias que os próprios alunos propuserem. Metodologia A primeira etapa será uma projeção de slides, referentes ao patrimônio histórico da Bahia; A segunda etapa , além dos slides haverá música de grupos baianos como Olodum e Caetano Velozo, discutir-se à as diferenças entre ambas. [...]


[...] A atitude do terceiro professor mostra como é possível transformar uma situação negativa num momento de aprendizagem, aproveitar as condições concretas e encará-las não como impedimentos (por exemplo: falta de sala, de material, incompreensão do papel da arte na escola), mas como estímulo para a criação de condições de trabalho, onde o mais importante seja a relação com os alunos numa situação de aprendizagem Metodologia da Educação Artística A metodologia e suas implicações no processo ensino/aprendizagem é um dos campos de estudo e pesquisa na área de Educação ao qual muitos educadores têm se dedicado seguindo diversas correntes de pensamento. [...]


[...] Tendo em vista que de acordo com o Currículo Básico do ensino de 1o grau, de 5o a 8o série, teoricamente, a Educação da Arte, tomou uma outra dimensão, mas que na prática, as escolas continuam oferecendo aquela ?aulinha? para que o aluno possa ?distrair-se fazer as ?barraquinhas e bandeirinhas das festas da escola?, sentiu-se a necessidade de conhecer outras metodologias, principalmente que possam culminar com os objetivos da linha pedagógica socioconstrutivista adotada hoje nas escolas e a partir deste levantamento, elaborar planos de aulas que sejam mais voltados para a arte como um todo e sua importância na vida dos alunos. [...]

Últimos trabalhos artes

Imagem na arteterapia e a utilização com crianças e adolescentes

 Artes e mídia   |  Artes   |  Estudo dirigido   |  20/06/2008   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

O abstrato na obra "Du spirituel Dans l' art" de Wassily Kandinsky

 Artes e mídia   |  Artes   |  Estudo dirigido   |  28/04/2008   |  BR   |   .doc   |   6 páginas