Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Linha Direta: da produção da notícia a análise da dramaturgia do programa

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
mídia
Faculdade
ESTÁCIO DE...

Informações do trabalho

PAULA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
37 páginas
Nível
Para todos
Consultado
177 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Panorama da história da televisão
  2. A produção da notícia sob a lógica do espetáculo
  3. O programa Linha Direta

Trabalho sobre o programa Linha Direta, exibido semanalmente as quintas-feiras na Rede Globo de Televisão, como o objetivo de debater se a estrutura do programa contém em sua produção abordagem sensacionalista e elementos de dramatização. No trabalho foram analisados algumas esquetes que são veiculadas pela emissora e no material estudado foi possível definir que o Linha Direta não é somente um programa de cunho informacional, mas também de entretenimento.

O programa Linha Direta surgiu no ano de 1999 e no seu formato inicial apresentava o conteúdo jornalístico com foco no apelo dramático, a espetacularização e até mesmo imagens sensacionalistas em esquetes e simulações nas edições. Quando o programa estreou na Rede Globo de televisão, havia a possibilidade de interpretação referente ao formato como modelo de programa voltado para o jornalismo investigativo. A pauta do programa é feita por repórteres, baseado em apurações jornalísticas, que é a linha inicial para desenvolver o roteiro do programa. Porém, há uma diferença das matérias veiculadas em telejornais, a favor da prestação de serviços para a sociedade e o conteúdo jornalístico abordado em programas que também têm como estrutura a dramatização e o entretenimento. Estes, aparentemente, não estão claros para todos os telespectadores que assistem ao programa.
Nos telejornais, os repórteres junto com o cinegrafista e a equipe de edição, trabalham com uma série de imagens e áudios. Até construir uma matéria jornalística cumpre uma série de etapas ligadas à edição, sonorização (off), trilha sonora e redação jornalística. Em linhas gerais, há algumas questões relevantes sobre a estrutura do programa e que não são de conhecimento de todos os telespectadores, que confundem a temática do programa como jornalismo investigativo. É importante relatar sobre a diferença do conteúdo jornalístico abordado e apresentado no programa Linha Direta, nos telejornais e nos programas de entretenimento.
O jornalismo investigativo é uma linha de apuração no qual o jornalista dedica grande parte do tempo a checar informações que sejam relevantes e contribuam para esclarecer situações que não tiveram desfecho ou são desconhecidas pelo público. Diferente dos modelos anteriores, os programas de entretenimento apresentam outra proposta. O intuito é divertir o público. Os profissionais da televisão brasileira apesar de ter um modo muito peculiar de produzir programas são influenciados por alguns formatos de programa americanos e também segue os moldes dos programas de rádio. O rádio é muito importante na história da comunicação e é o meio de comunicação de massa que inspirou a televisão. Os programas de auditório com shows, musicais e humorísticos faziam sucesso na história do rádio, pois além da participação do público havia uma estratégia de entretenimento interessante. Esse planejamento contribuiu para a valorização da cultura regional, acrescentando informações interessantes aos ouvintes

[...] O programa começa com a veiculação da esquete dando os primeiros detalhes do caso coma voz de um narrador ao fundo contando a história pelo fim. Em seguida há o depoimento de alguém próximo da vítima e depois aparece o apresentador saudando o púbico e dando informações sobre o crime.Uma tarja informando que o caso é baseado em denúncias feitas pelo Ministério Público também aparece no canto inferior da tela. As cenas que vem a seguir são mescladas com os depoimentos de parentes, testemunhas e mais informações do apresentador Domingo Meirelles. [...]


[...] A partir do momento em que o processo de investigação resulta em uma matéria bem feita e pontos importantes são esclarecidos pelo repórter para a sociedade, a notícia pode mudar significativamente o rumo da história de uma nação em prol da verdade Dos programas de televisão ao Linha Direta Na década de 1950 começou a transmissão da primeira telenovela brasileira vida me pertence? escrita por Walter Foster, que era exibida em dois capítulos por semana. Este gênero não tinha grande destaque na programação. [...]


[...] Para tentar contornar a situação, a emissora lançou mão do projeto de um programa fundamentado na espetacularização da audiência: Linha Direta. Na televisão brasileira, outros programas no mesmo molde já foram apresentados em outras emissoras como: ?Aqui e Agora?, ?Cidade Alerta?, ?Repórter Cidadão? e na ?Rota do Crime?. O programa Linha Direta também buscou elementos para consolidar a temática da violência que permeia as narrativas apresentadas a cada edição. No caso ?Matou para não pagar?, por exemplo, o programa aborda o assassinato de uma doméstica. [...]

Últimos trabalhos mídia

Meios de comunicação em massa: construindo por subjetividade

 Artes e mídia   |  Mídia   |  Estudo   |  12/12/2008   |  BR   |   .doc   |   4 páginas

A história do jornalismo impresso: análise do jornal Agora

 Artes e mídia   |  Mídia   |  Estudo   |  07/10/2008   |  BR   |   .doc   |   6 páginas