Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Data de Publicação
21/05/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
5
escrever um comentário

O crescimento e as fases do desenvolvimento humano

  1. Introduçãio
  2. O crescimento e desenvolvimento humano
    1. O desenvolvimento do indivíduo
    2. O Período Sensório-Motor
    3. O Período Simbólico
    4. O Período Intuitivo
    5. O Período Operatório Concreto
    6. O Período Operatório Abstrato
  3. Conclusão
  4. Bibliografia

Não podemos compreender o homem, sem primeiro entender a criança e seu desenvolvimento até ser tornar adulto.. Não podemos compreendê-la, realmente, sem conhecê-la em seu primeiro ano de vida.
Podemos compreendê-la melhor nessa fase quando tivermos estudado o feto e seu desenvolvimento. A fim de entender a ordem e o curso do desenvolvimento pré-natal, devemos conhecer algo sobre os mecanismos da hereditariedade.
Tudo isso significa que é muito útil ter uma visão longitudinal do problema. Observar o adulto maduro, em toda a sua complexidade e tentar deslindar a trama de sua vida parece uma tarefa muito difícil.
Simplifica enormemente o problema, iniciar quando o indivíduo se acha ainda nos seus primeiros estágios de vida, quando as tendências estão aparecendo e os padrões de comportamento se formando e solidificando numa rede neuronal.

[...] Mas, somente a partir do primeiro mês após o nascimento, com o amadurecimento da área motora cerebral e com o desenvolvimento dos músculos e ossos, é que, a atividade motriz torna-se mais coordenada e diferenciada, será notado o aparecimento de movimentos controlados de partes específicas do corpo. O cérebro está praticamente pronto na sua macro-estrutura para ser usado mais intensamente por volta dos 2 anos de idade da criança. Agora as ondas cerebrais, conseqüência da formação das estruturas colunares no córtex cerebral, estão prontas para acompanhar o desenvolvimento da linguagem. [...]


[...] É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. É quando o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro. É, finalmente, a “abertura para todos os possíveis”. A criança possui uma capacidade surpreendente de se ajustar aos mais diferentes contextos sociais e culturais. Além disto suas possibilidades de aprendizagem se desenvolvem continuamente. Os outros animais, ao contrário, já nascem mais maduros mas, em conseqüência, aprendem menos coisa durante a vida. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

Crescimento e desenvolvimento

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Estudo   |  05/04/2007   |  BR   |   .doc   |   53 páginas

A evolução do portador da síndrome de rett desde o nascimento até a fase adulta

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  19/01/2008   |  BR   |   .doc   |   50 páginas

Últimos trabalhos biologia

Importância dos fungos

 Biologia e medicina   |  Biologia   |  Estudo   |  28/02/2010   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

Sistema sensorial

 Biologia e medicina   |  Biologia   |  Estudo   |  02/01/2010   |  BR   |   .doc   |   6 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.