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Envelhecimento: uma visão sobre esta etapa da vida compartilhada com um grupo de idosos

Informações sobre o autor

Centro Federal de Educação Tecnolica de Santa Catarina -...
Nível
Especializado
Estudo seguido
Especialist...

Informações do trabalho

Gerusa R.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
artigo
Número de páginas
12 páginas
Nível
Especializado
Consultado
123 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Metodologia
  3. Apresentação dos resultados

Frente às mudanças demográficas atuais, identifica-se o aumento crescente da população idosa a nível mundial e a repercussão social destes na sociedade. A idéia que rodeia o processo do envelhecer, como sentimentos de isolamento e inutilidade, a falta de afeto familiar, amizade, falta de atividade e de remuneração adequada, aceleram o envelhecimento.
No Curso de Enfermagem, o contato com a clientela idosa, na maioria das vezes, está associado a enfermidades, incapacidade produtiva e inadaptação, ilustrando o idoso como o ser que carrega, na doença, o peso da proximidade com a decadência e o isolamento social.
Gandolpho e Novaes (2002, p. 20) dizem que, ?essa visão estereotipada da velhice pode ser modificada por meio da informação e do contato com os idosos, proporcionando novas experiências, as quais poderão contribuir para a (re) formulação dos valores sociais?.
Isso se confirma com Scortegagna (2001), ao dissertar sobre o envelhecer saudável, diz que o refletir com a comunidade sobre o processo do envelhecimento, considerando que cada ser é único e cada ser tem a sua história, traz repercussões, que podem influenciar em seu meio e no coletivo.
Assim, motivadas por tais preocupações, as autoras deste artigo assumiram o compromisso de concretizar este trabalho, com vistas a contribuir para a sociedade, na quebra de preconceitos, na importância de engajar o idoso através de sua sabedoria e experiência, conscientizar a ampla responsabilidade pelo seu próprio envelhecimento, na busca por seu espaço na sociedade.
Para construir a questão norteadora deste estudo elaborou-se a seguinte pergunta: como um grupo de pessoas idosas vivencia e reflete sobre o envelhecimento humano? Na intenção de responder à questão formulada, fez-se a reflexão acerca dessa fase natural do desenvolvimento humano, encarada muitas vezes como algo distante e ausente de suas realidades.
O estudo teve como objetivo, conhecer o planejamento, as expectativas e o pensar reflexivo das pessoas idosas sobre a vivência do envelhecimento humano, compartilhando com elas o seu saber acumulado durante as etapas anteriores de vida.

[...] Os resultados obtidos nos possibilitaram uma reflexão sobre as novas alternativas e intervenções ao bem-estar da pessoa idosa, contribuindo para que os idosos se fortaleçam e participem dos eventos sociais e outros, oferecidos por instituições, a fim de haverem valorizações sobre o envelhecimento humano, visto como mais uma fase natural do desenvolvimento humano. Neste processo, nós, profissionais da saúde, também assumimos um compromisso social. Sabemos da ampla responsabilidade de engajar o idoso através de sua sabedoria e experiência fornecendo apoio e incentivo por meio de suas famílias e amigos, conscientizando os idosos de assumirem o seu próprio envelhecimento, na importância de lutarem por um espaço na sociedade, contribuindo também para o bem social. [...]


[...] Petrópolis: Vozes KATZ, Laurence C. Mantenha o seu cérebro vivo. Rio de janeiro: Sextante MESQUITA, Paulo. As faces da velhice. Diário da Manhã.Carazinho, p abr.2003. PAPALÉO NETTO, M. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu 524p. PAPALÉO NETTO, M. O estudo da velhice no século XX: Histórico definição do campo e termos básicos. In: FREITAS, E.V. ; PY, et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Cap p. 2-12. POLETTO, D. S. Liderança integrativa na [...]


[...] ?através da valorização do saber oriundo do próprio processo de viver em grupo e das novas aprendizagens, estimula-se um novo situar-se no mundo. O silêncio, a inércia que os envolvia cede lugar a uma nova postura, que é viver a velhice plenamente?. E segue a autora afirmando que não há um modelo que ensine a envelhecer, mas todas as pessoas devem dispor de oportunidades para planejar a sua velhice. ?Não existe uma educação que prepara para o envelhecer. Muitos idosos, já aposentados, perdem toda a motivação da existência por falta de um projeto de vida?. [...]

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