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Cliente institucionalizado - Comunicação e enfermagem

Informações sobre o autor

Estagiando na Santa Casa Dona Carolina Malheiros
Nível
Especializado
Estudo seguido
Técnico de...

Informações do trabalho

Carlos César D.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
.ppt
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
23 diapositivo
Nível
Especializado
Consultado
244 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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  1. Introdução
  2. Comunicação na enfermagem
    1. Quando ?
    2. Como ?
    3. o que deve ser comunicado ?
  3. Comunicação escrita entre os membros da equipe de enfermagem
  4. Comunicação verbal entre os membros da equipe de enfermagem
    1. Troca de plantão
  5. Comunicação por telefone
  6. Procedimentos
    1. Anotação de enfermagem

Internação é a estada do cliente no hospital. Ela pode ser programada ou de emergência, por período curto ou longo. Frente ao impacto da hospitalização, o ser humano sente-se ansioso, inseguro e muitas vezes desprotegido. As expectativas em relação à internação são as mais variadas. As boas impressões que o indivíduo tem em relação ao hospital são fundamentais para seu bem-estar e rápido restabelecimento. O temor natural do tratamento proposto - clínico ou cirúrgico - diminui quando o cliente confia nos profissionais e na instituição que a ele assistem. A eficiência e a eficácia da equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos) e os serviços de apoio e diagnóstico que o hospital oferece indiscutivelmente fortalecem a confiança do cliente.

[...] Antes de iniciar o registro, deve-se verificar se todos os impressos que compõem o prontuário estão com a identificação completa no cabeçalho (nome completo do cliente, número de registro hospitalar, etc.). Devem ser evitadas expressões vagas como "sem queixas", "sem alterações"; apesar de não haver nada de errado com elas, podem provocar falhas na comunicação. Comunicação verbal entre os membros da equipe de enfermagem TROCA DE PLANTÃO Ao final de cada período de plantão, a equipe de enfermagem deve relatar verbalmente as ocorrências com cada cliente para a equipe que esta assumindo, visando à integração e a continuidade na assistência. [...]


[...] Como?- Por meio de orientações ao cliente e familiares, reuniões da equipe de enfermagem, anotações de enfermagem em prontuário, passagem de plantão, livros de ocorrência, etc. O que deve ser comunicado? - Orientações, fatos relevantes para a assistência ocorridos com o cliente e que ajudem na resolução dos problemas, bem como orientações ao cliente e à família acerca de tratamento, condutas ou procedimentos. As formas de comunicação mais utilizadas pela equipe de enfermagem são a comunicação escrita, por meio de anotações de enfermagem, preenchimento de impressos institucionais e mensagens eletrônicas, e a comunicação verbal, por meio da passagem de plantão, do atendimento telefônico e da interface com o cliente. [...]

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