Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

O papel do homem no âmbito da saúde sexual e reprodutiva

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
CESPA

Informações do trabalho

ESMERALDO M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
10 páginas
Nível
Para todos
Consultado
195 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Evolução do papel do homem
  2. A problemática do corpo na paternidade
  3. As vivências do pai durante a gravidez
  4. O acompanhamento do parto pelo pai
  5. De Casal a Tríade: que ajustamentos?
  6. Educação para a sexualidade

No passado, o papel do pai reduzia-se à concepção. O homem acompanhava a gravidez de um modo distante, não partilhando as vivências emocionais e psicológicas da grávida.
Apesar de muitas mulheres tratarem a gravidez, consciente ou inconscientemente, como um assunto essencialmente feminino, por outro lado sentem a mágoa da indiferença dos seus parceiros. No entanto, cada vez mais o homem deseja participar activamente no processo de paternidade. (in artigo da Web ?Paternidade?).
Uma barreira que existe à partilha total das fases de gravidez, parto e puerpério consiste, na diferença da vivência física destas etapas uma vez que é a mãe que acolhe no seu ventre o desenvolvimento do filho e o traz à vida extra-uterina.
Devido às alterações sociais e culturais (emancipação da mulher, divórcio, famílias monoparentais, maior aproximação afectiva do casal, igualdade de direitos de paternidade e maternidade), tem se assistido a uma alteração na conceptualização e responsabilização dos vários papeis familiares. Em relação ao pai, observa-se uma maior participação deste no cuidar e na relação com a criança, fora da esfera materna.
Os tempos modernos têm exigido das pessoas uma nova forma de relacionamento. Papeis que outrora eram exclusivamente femininos e masculinos são agora exercidos sem distinção de sexo, quer no trabalho, nos relacionamentos, quer na vivência da maternidade e paternidade.
A enfermagem a par destas modificações sociais e de pensamento, deverá apurar conhecimentos para adequar as suas acções, de forma a realçar e apelar para a participação do homem/pai no âmbito da saúde sexual e reprodutiva.
Assim neste trabalho iremos abordar aspectos relativos à evolução histórica do papel pai. Em relação à problemática do corpo na paternidade, ás vivências do pai durante a gravidez, ao acompanhamento do parto pelo pai, ao reajustamento do casal à tríade pai ? mãe - criança, educação para a sexualidade e legislação.
Os objectivos gerais são desenvolver conhecimentos relativos à importância do papel do pai na saúde sexual e reprodutiva; consciencializar os futuros profissionais de saúde para a importância do papel do pai e criar condições efectivas para que isso aconteça.
Como metodologia, foi adoptada a abordagem e estudo de vários autores, aparecendo as suas citações em itálico ou sendo apenas referenciados. Na conclusão será apresentada a apreciação feita pelo grupo.
Para a realização deste trabalho recorreu-se à Biblioteca da Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara; à Biblioteca do Instituto Superior de Psicologia Aplicada; à Biblioteca do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresas; à Biblioteca Municipal de Agualva-Cacém; Biblioteca Municipal do Seixal; aos sites da Internet mencionados na bibliografia.

[...] As dificuldades habituais da gravidez e dos primeiros meses de vida do bebé, as alterações no relacionamento sexual com a mulher nesta fase, tornam este período muito delicado para o relacionamento do casal?(in ?Carta de um O pai tem um papel fulcral na vida da criança, não se devendo reconhece-lo como idêntico à mãe ou como competindo com esta. (Eduardo Sá). O modo como o homem vivência a gravidez é diferente da mulher, assim como de homem para homem, influenciado pelo contexto social, cultural, familiar em que está inserido. [...]


[...] (Casimiro Gronita ) gravidez da mulher é uma época importante para a consolidação da identidade do homem, que sofrerá, paralelamente, toda a ansiedade e o autoquestionamento que assaltam as mães.?(in artigo da Web Paternidade) O acompanhamento do parto pelo pai Somos dois a fazê-lo, somos dois a recebê-lo? ( fonte) Como consequência da modificação da conduta paternal, os pais exerceram pressões sobre as equipas hospitalares no sentido de verem satisfeita a sua pretensão, ou melhor, o seu direito, de estarem presentes na sala de partos (Gronita, 1994). [...]


[...] Os objectivos gerais são desenvolver conhecimentos relativos à importância do papel do pai na saúde sexual e reprodutiva; consciencializar os futuros profissionais de saúde para a importância do papel do pai e criar condições efectivas para que isso aconteça. Como metodologia, foi adoptada a abordagem e estudo de vários autores, aparecendo as suas citações em itálico ou sendo apenas referenciados. Na conclusão será apresentada a apreciação feita pelo grupo. Para a realização deste trabalho recorreu-se à Biblioteca da Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara; à Biblioteca do Instituto Superior de Psicologia Aplicada; à Biblioteca do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresas; à Biblioteca Municipal de Agualva-Cacém; Biblioteca Municipal do Seixal; aos sites da Internet mencionados na bibliografia. [...]

Mais Vendidos enfermagem

Sistema cardiovascular

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Palestra   |  13/10/2006   |  BR   |   .ppt   |   56 páginas

Doenças microbianas do sistema cardiovascular e linfático

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Palestra   |  02/10/2006   |  BR   |   .ppt   |   72 páginas

Últimos trabalhos enfermagem

A Importância da Enfermagem na Saúde Coletiva

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Estudo   |  07/11/2012   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

Estudo de Caso: Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Estudo   |  10/05/2012   |  BR   |   .doc   |   9 páginas