Ou baixar através de : Permuta

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
CESPA

Informações do trabalho

Data de Publicação
12/12/2006
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
20 páginas
Nível
Para todos
Consultado
259 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

Prevalência de perda auditiva induzida por ruído em funcionários de serviços eletromecânicos, automotivos e caldeiraria em empresa metalúrgica e atuação da enfermagem em sua prevenção

  1. INTRODUÇÃO
  2. OBJETIVO GERAL
    1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  3. METODOLOGIA
    1. TIPO DE ESTUDO
    2. LOCAL DA INVESTIGAÇÃO
    3. POPULAÇÃO E AMOSTRA
    4. COLETA DE DADOS
    5. ASPECTOS LEGAIS
  4. REVISÃO TEÓRICA
  5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

O trabalho nasceu com o homem e suas necessidades naturais, no entanto somente após vários anos as relações existentes entre trabalho e doença ocupacional se tornaram evidentes e passaram á ser descritas por estudiosos como Hipócritas, Plínio, Galeno e outros, ficando exacerbada essa relação com a Revolução Industrial. Entre os vários agentes causadores de doença ocupacional, o ruído é, na maioria dos países, o agente nocivo mais prevalente no ambiente de trabalho.
De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil (2001), ”A exposição ao ruído, pela sua freqüência e por suas múltiplas conseqüências sobre o organismo humano, constitui um dos principais problemas de saúde ocupacional e ambiental na atualidade”.
Souza et all (2001), refere que milhões de trabalhadores, em diversos países, estão expostos a níveis de pressão sonora capazes de produzir agravos à saúde.
A principal conseqüência da exposição a elevados níveis de ruído é a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR).
Segundo o Comitê Nacional de Ruído e Conservação Auditiva (apud Franco e Russo, 2001), a perda auditiva ocupacional é uma diminuição gradual da acuidade auditiva, decorrente da exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora, caracterizada por ser sempre neurossensorial e irreversível.
Esta monografia supõe que o ambiente de trabalho que será pesquisado possui níveis de ruído superiores a 85 dB (A), o que é sugestivo para o desencadeamento de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR).
A idéia desta pesquisa surgiu durante uma visita a uma empresa metalúrgica, onde foi possível observar que os trabalhadores são expostos durante a sua jornada de trabalho a níveis elevados de pressão sonora. Sabendo se que a exposição à intensidade acima de 85 dB (A) é suficiente para causar lesão auditiva irreversível, sendo a lesão diretamente proporcional ao tempo que o indivíduo fica exposto, este trabalho pretende avaliar a prevalência de Perda Auditiva Induzida por Ruído em trabalhadores desta empresa e propor sugestões para minimizar o risco a que estes trabalhadores estão expostos, diminuindo o ônus que a doença possa causar, além de sugerir que o Programa de Conservação Auditiva (PCA) realize palestras direcionadas a orientação dos trabalhadores para a necessidade da prevenção, e utilização de EPI’s no local de trabalho.

[...] Os dados do estudo foram organizados em quadros através do software estatístico Statistical Packages for the Social Sciences for Windows (SPSS) ASPECTOS LEGAIS A coleta de dados foi iniciada após a aprovação e autorização do Diretor Proprietário da empresa metalúrgica (Anexo 01) e do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do UNIPAM (Anexo 02). O proprietário da empresa foi esclarecido de que os resultados da pesquisa se destinam à elaboração de trabalho científico e possível publicação, sendo garantido o sigilo e o anonimato dos participantes e da instituição se assim julgar necessário. [...]


[...] Trabalho NR - 25- Resíduos Industriais NR - 26- Sinalização de Segurança NR - 27- Registro de Profissional do Técnico de Segurança do trabalho no Ministério do Trabalho NR - 28- Fiscalização e Penalidades NR Segurança e Saúde no Serviço Portuário NR Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviario NR –31-Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Silvicultura, Exploração Florestal e Aqüicultura NR Segurança e Saúde no Trabalho em estabelecimentos de Saúde NRR Disposições Gerais NRR Serviço Especializado em Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural NRR Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural-CIPATR NRR Equipamento de Proteção Individual NRR Produtos Químicos De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil (2001), a exposição ao ruído é um dos principais problemas de saúde ocupacional e ambiental na atualidade, sendo a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) um dos problemas de saúde relacionados ao ambiente de trabalho mais freqüente em todo mundo. [...]


[...] 4-OBJETIVO GERAL Este trabalho tem como objetivo, analisar a prevalência dos casos sugestivos de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) em trabalhadores de serviços Eletromecânicos, Automotivos e Caldeiraria em empresa metalúrgica na cidade de Vazante-MG, potencialmente expostos ao ruído ocupacional - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Propor sugestões para minimizar o risco a que estes trabalhadores estão expostos e o ônus que a doença possa causar. Propor que o Programa de Conservação Auditiva (PCA) da empresa realize palestras direcionadas a orientação dos trabalhadores para a necessidade da prevenção, enfatizando a importância do uso dos EPI’s. [...]

...

Mais Vendidos enfermagem

Repercussões psicossociais materna relacionadas a internação prolongada em UTI neonatal

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Estudo de caso   |  12/05/2009   |  BR   |   .doc   |   19 páginas

Assistência de enfermagem nas infecções puerperais

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Estudo dirigido   |  04/10/2008   |  BR   |   .ppt   |   33 páginas

Últimos trabalhos enfermagem

A Importância da Enfermagem na Saúde Coletiva

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Estudo   |  07/11/2012   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

Estudo de Caso: Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Estudo   |  10/05/2012   |  BR   |   .doc   |   9 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.