Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Suporte a pesquisa

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
CESPA

Informações do trabalho

ESMERALDO M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
40 páginas
Nível
Para todos
Consultado
426 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. SUPORTE BÁSICO DA PESQUISA
    1. JUSTIFICATIVA
    2. Razões de ordem pessoal
    3. Razões de ordem profissional
    4. Razões de ordem científica
    5. Razões de ordem social
    6. OBJETIVOS
    7. Objetivo geral
    8. Objetivos específicos
    9. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
    10. Definição do problema
    11. Delimitação do problema
    12. Hipóteses de trabalho
    13. Variáveis identificadas
  2. A ORGANIZAÇÃO E A NECESSIDADE DA ADMINISTRAÇÃO
  3. DAS ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS
    1. A UNIVERSIDADE COMO SISTEMA E COMO ORGANIZAÇÃO
    2. FINALIDADES DAS ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS
    3. ORIGEM DA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL
    4. TIPOS DE ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS
    5. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DAS IES
    6. ELEMENTOS DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
  4. MARKETING E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
    1. O AMBIENTE DA EDUCAÇÃO
    2. AMBIENTE DEMOGRÁFICO
    3. AMBIENTE ECONÔMICO
    4. O AMBIENTE LEGAL/POLÍTICO
    5. AMBIENTE CULTURAL
    6. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BRASILEIRAS E O ENSINO SUPERIOR
    7. Faculdades particulares menos seletivas
    8. Universidade e faculdades particulares seletivas
    9. Universidades e faculdades públicas
  5. PLANEJAMENTO DE MARKETING
    1. ANÁLISE AMBIENTAL
    2. ANÁLISE DE RECURSOS
    3. FORMULAÇÃO DE METAS - MISSÃO
    4. METAS
    5. OBJETIVOS
    6. FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA
    7. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
    8. CONTROLE DE MARKETING
    9. AUDITORIA DE MARKETING
    10. CONSIDERAÇÕES FINAS
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.1 - JUSTIFICATIVA

A premissa básica a ser observada no desenvolvimento deste trabalho é que se adotado os mecanismos baseados nas características do marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior (IES), observados os padrões decorrentes dos princípios de administração, sobretudo por objetivos, por certo aperfeiçoar-se-á a ação de desempenhada pelas instituições consideradas.
A idéia de realizar este estudo foi motivada pelas razões abaixo fundamentadas.

1.1.1 - Razões de ordem pessoal

As razões de ordem pessoal que despertaram o interesse por este tema estão fundamentadas em:
- é sabido que, fundamentalmente, a sociedade do conhecimento não dispensa a cooperação dos indivíduos para a consecução dos seus objetivos comuns; tanto nas instituições de ensino, como na indústria, no comércio, nas organizações de serviços públicos, nos hospitais, nas instituições militares, enfim, em qualquer forma de empreendimento humano, o sucesso dependerá, principalmente, da capacidade daqueles que exercem função administrativa ou de liderança, e esta tarefa não poderá dispensar a aplicação dos conhecimentos de marketing, uma vez que é a área do conhecimento que engloba todas as atividades orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades do consumidor, aqui um consumidor específico, é a área de marketing;
- a necessidade de uma caracterização de que o marketing pode oferecer aos recursos humanos de uma instituição educacional influenciou e delimitou o assunto desta pesquisa, ou seja, a aplicação das ferramentas de marketing nas Instituições de Ensino Superior na Região Metropolitana de Curitiba;
- se a administração é essencial para a manutenção e o desenvolvimento de qualquer organização e, aqui, uma organização universitária, onde do reitor aos planejadores educacionais, dos diretores ao corpo docente, estão interessados em saber como as idéias de marketing podem ser relevantes para solucionar os problemas que enfrentam no dia a dia e como aumentar a satisfação do universo que compõe a organização, universo este que vai do ambiente interno ao macroambiente considerados,
a identificação do que as ferramentas de marketing podem oferecer a uma organização é uma das razões suscitadas por este tema.

[...] Com o crescimento, em número e variedade, dessas organizações educacionais, cada vez maior é a sofisticação dos sistemas de administração universitária e de suporte econômico e financeiro dessas organizações. Por final, cada organização educacional é criada com o objetivo de atender especificamente as necessidades de uma comunidade, o que cabe ao órgão governamental, no caso o Ministério ou Secretária de Educação, identificar as necessidades e assegurar a existência das necessárias organizações educacionais e provê-las dos meios necessários - TIPOS DE ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS Para estabelecer uma tipologia de organização universitária, busca-se entender por tipo uma simplificação seletiva intencional, baseada em alguns critérios que devem servir de elos de ligação entre a abordagem teórica e observações empíricas, e por tipologia uma variedade de tipos. [...]


[...] Conforme resultados das avaliações feitas em diferentes universidades e faculdades existentes - provão - mostra que o nível de ensino é variável e que em algumas instituições deixa mesmo a desejar em termos de qualificação - AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BRASILEIRAS E O ENSINO SUPERIOR No Brasil a educação superior acontece em quatro ambientes distintos: as Universidades, entidades que congregam ensino, pesquisa e extensão; os Centros Universitários, Faculdades Integradas e os Institutos Superiores ou Escolas Superiores, estas conhecidas como Instituições de Ensino Superior isoladas, dedicadas essencialmente à reprodução do ensino. [...]


[...] do universo que compõe a organização, universo este que vai do ambiente interno ao macroambiente considerados, a identificação do que as ferramentas de marketing podem oferecer a uma organização é uma das razões suscitadas por este tema - Razões de ordem profissional Manifesto que em decorrência do Curso de Mestrado, o interesse está voltado a atender a titulação exigida pelo MEC, além da reciclagem necessária exigida pela nossa legislação para o exercício das atividades docentes em nível superior - Razões de ordem científica Sob o ponto de vista científico, penso que o tema justifica-se por si , pois raros são os trabalhos de pesquisa encontrados nesta área de recursos humanos. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Diagnóstico de intervenção em acervos fotográficos

 Artes e mídia   |  Artes   |  Monografia   |  19/10/2006   |  BR   |   .doc   |   44 páginas

Orientação educacional

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  24/04/2007   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Mais Vendidos enfermagem

Sistema cardiovascular

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Palestra   |  13/10/2006   |  BR   |   .ppt   |   56 páginas

Doenças microbianas do sistema cardiovascular e linfático

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Palestra   |  02/10/2006   |  BR   |   .ppt   |   72 páginas