Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Intoxicação exógena

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
farmácia
Faculdade
Centro...

Informações do trabalho

Sara Regina Alves S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
14 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
    1. Intoxicação exógena
    2. Prevenção da absorção do agente
    3. Remoção do agente em circulação
  2. Objetivo
  3. Materiais
  4. Discussão
  5. Conclusão

Venenos ou toxinas são substâncias que se introduzidas no corpo em quantidade suficiente , podem causar danos temporários ou permanentes.
Quando penetram no corpo, as toxinas passam para a corrente sanguínea e para todos os tecidos. Os sinais e sintomas variam de acordo com a toxina e o modo como ela penetrou no corpo. (1) Manual de primeiros socorros ? Editora Ática ? 1996).
A intoxicação ou envenenamento em geral ocorre por acidente, envolvendo substâncias de uso diário. Mas também pode ser deliberada (no caso de suicídio, por exemplo). Os acidentes podem ocorrer em casa ou no local de trabalho, ou ser causados pela ingestão de alimentos ou plantas venenosas. As drogas e o álcool, se usados de forma errada, também podem provocar envenenamento. 1)
Exposição do organismo ao tóxico e conseqüentemente absorção podem ocorrer de várias maneiras, que por ordem decrescente de rapidez ou eficiência são as seguintes: via endovenosa, respiratória, intraperitoneal, subcutânea, intramuscular, intradérmica, oral e tópica. 2)
Os venenos podem entrar pelo olho causando queimaduras químicas. Gases venenosos, solventes, vapores podem ser inalados. Podem penetrar no sistema circulatório pelas paredes do aparelho digestivo. Venenos e drogas inejtáveis penetram rapidamente na corrente sanguinea. Cobras, peixes ou insetos venenosos podem injetar seu veneno na pele. Drogas perigosas, especialmente narcóticos, são injetadas por viciados. Produtos fortes como corrosivos e pesticidas, podem ser absorvidos pela pele e também causar queimaduras. 1)

[...] Mas também pode ser deliberada (no caso de suicídio, por exemplo). Os acidentes podem ocorrer em casa ou no local de trabalho, ou ser causados pela ingestão de alimentos ou plantas venenosas. As drogas e o álcool, se usados de forma errada, também podem provocar envenenamento. Exposição do organismo ao tóxico e conseqüentemente absorção podem ocorrer de várias maneiras, que por ordem decrescente de rapidez ou eficiência são as seguintes: via endovenosa, respiratória, intraperitoneal, subcutânea, intramuscular, intradérmica, oral e tópica. [...]


[...] SE os lábios da vítima que está consciente estiverem queimados por substâncias corrosivas, dê- lhe muita água ou leite. Intoxicações por drogas DROGA EFEITOS Analgésicos Dor na parte superior do abdômen, náuseas e Aspirinas vômito - Zumbido nos ouvidos Respiração (geralmente engolida) semelhante a suspiro -Confusão ou delírio. Depressores do sistema Letargia e sonolência, chegando à nervoso inconsciência -Respiração fraca pulsação barbitúricos e fraca, irregular, ou anormalmente lenta ou tranqüilizantes rápida (geralmente engolidos) Estimulantes e Comportamento excitado, hiperativo, alucinógenos agitação e frenesi Sudorese. [...]


[...] Manipulação do pH urinário A alcalinização da urina aumenta a excreção de ácidos fracos como fenobarbital, salicilatos, lítio e primidona. Utilizar bicarbonato de sódio molar na dose de 40-50ml EV em bolo seguido de 1mEq/kg na manutenção. Em crianças, a dose de bicarbonato e de 3 a 5mEq/kg de peso. Diálise A diálise esta indicada nos casos de intoxicação severa em que, apesar das medidas já constituídas, ocorre deterioração progressiva do quadro clinico. A hemoperfusão com filtro de carvão ativado vem sendo cada vez mais indicada por sua comprovada eficácia na depuração. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Paralisia aguda em criança

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Estudo de caso   |  20/08/2008   |  BR   |   .ppt   |   38 páginas

Mais Vendidos farmácia

Controle de qualidade de amostra de plantago major

 Biologia e medicina   |  Farmácia   |  Monografia   |  09/10/2006   |  BR   |   .doc   |   15 páginas