Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Treinamento aeróbio e anaeróbio: revisão de literatura

Informações sobre o autor

SEM - EDUCADOR - SEM
Nível
Especializado
Estudo seguido
EDUCADOR -...

Informações do trabalho

ANA A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
15 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Exercício Físico Regular e o Sistema Aeróbio
  2. O Treinamento Aeróbio
  3. Benefícios Promovidos Pelo Treino Aeróbio
  4. O Esporte de Alto Rendimento e o Treinamento Aeróbio
  5. Principais Alterações Fisiológicas Relacionadas ao Treino Aeróbio
  6. Adaptações Centrais Ocasionadas Pelo Treinamento Aeróbio
  7. Sistema Anaeróbio
  8. Benefícios Promovidos Pelo Treino Anaeróbio
  9. Treinamento Aeróbio e Anaeróbio nos Esportes
  10. Preparação Física e os Tipos de Treino Aeróbio e Anaeróbio

Nos dias de hoje muito tem se falado da importância da atividade física para a manutenção da saúde e como método de prevenção de doenças do aparelho cardiorrespiratório, vasculares, ósseas e do diabetes (GAVINI, s.d; LEITE, 2000).
Sendo que os efeitos e benefícios a nível fisiológico promovidos pela prática regular de uma atividade física são inúmeros e vão desde: O aumento do VO2 Max (Consumo máximo de oxigênio), melhora da circulação sangüínea periférica, aumento da massa muscular, melhora do controle glicêmico, do perfil lipídico e diminuição do conteúdo gorduroso total do corpo através da redução do acumulo de células adiposas entre outros (SANTOS et al., 2006; EVANGELISTA, 2003).
Dentre as diversas modalidades de treinamento e/ou prática de atividade física existente temos duas classificações básicas que são denominadas de treinamento aeróbio e anaeróbio que se referem basicamente ao tipo de metabolismo energético que está e/ou que estará sendo utilizado preferencialmente, durante a prática de atividade física (SANTAREM, 1998).
Por definição o treinamento e/ou exercício aeróbio é definido como: O exercício no qual o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. São exercícios de longa duração, contínuos de baixa e/ou moderada intensidade e prolongados. Que estimulam e beneficiam principalmente os sistemas cardiorrespiratório, vascular e metabólico. Sendo exemplos bastante típicos deste tipo de exercício físico as corridas, o ciclismo e a natação (SANTAREM, 1998; GAVINI, s.d; ATITUDE CORPORAL ATIVIDADES FISICAS, s.d; VILA EQUILIBRIO, 2008;).
Já o treinamento e/ou exercício anaeróbio é, por definição, um exercício de força, que exige a contração muscular contra uma resistência. Na maior parte das vezes, este tipo de treinamento e/ou exercício não está associado ao movimento e utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, sendo este tipo de treinamento e/ou exercício basicamente os de alta intensidade e de curta duração, no qual a fadiga muscular surge mais rapidamente e os exercícios são realizados de forma interrompida, para intercalar períodos de descanso com períodos de atividade, sendo um exemplo típico deste tipo de atividade física a musculação (SANTAREM, 1998; ATITUDE CORPORAL ATIVIDADES FISICAS, s.d).
Conforme Vila Equilíbrio (2008) durante um programa de treinamento físico completo de o educador físico deverá durante as escolhas dos exercícios a ser executados em seus alunos/clientes deve apresentar os dois tipos de atividade física (aeróbia e anaeróbia), para melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer músculos, desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massa óssea, além de muito alongamento para manter e melhorar a flexibilidade muscular.
Visando os fatos acima relatados o presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve revisão de literatura sobre os aspectos fisiológicos do treinamento aeróbio e anaeróbio, visando definir o que é o treinamento aeróbio e anaeróbio, exemplificar modalidades de atividade física relacionadas ao treino aeróbico e ao treino anaeróbico e a sua aplicabilidade nos esportes de alto rendimento, alem dos benefícios promovidos por ambos os tipos de treino aeróbio e anaeróbio.

[...] Visando os fatos acima relatados o presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve revisão de literatura sobre os aspectos fisiológicos do treinamento aeróbio e anaeróbio, visando definir o que é o treinamento aeróbio e anaeróbio, exemplificar modalidades de atividade física relacionadas ao treino aeróbico e ao treino anaeróbico e a sua aplicabilidade nos esportes de alto rendimento, alem dos benefícios promovidos por ambos os tipos de treino aeróbio e anaeróbio METODOLOGIA O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura que teve como base de fontes de dados os sites: www.scielo.br e o www.google.com.br. [...]


[...] Fonte: Adaptado pelos próprios autores do trabalho de: Atitude corporal atividades físicas Santarem (1998); Vila Equilíbrio (2008) CONSIDERAÇÕES FINAIS Mediante está revisão de literatura foi possível concluir que o treinamento aeróbio e /ou a prática de exercício aeróbios a qual só existe se houver oxigênio, ou seja se houver consumo de oxigênio pelo organismo, se refere a maioria das atividades físicas diárias que as pessoas realizam durante o dia indo desde o dormir até o andar e sentar. E que este tipo de treinamento dito aeróbio reduz as reservas de gordura corporal pois melhora a capacidade de queima de energia do organismo contribuindo para a perda de peso corporal (substituição de massa gorda ?gordura? por massa magra sendo ainda o treinamento aeróbio considerado aquele que envolve a execução de exercícios físicos de longa duração e baixa intensidade. [...]


[...] GUIRRO, E.; GUIRRO, R.; Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologia ed. São Paulo: Manole p. HAUSER, C.; BENETTI, M.; REBELO, F. P. V. Estratégias para o emagrecimento. Rev. Brasileira de cineantropometria & desempenho humano, v.6, n.1, p - HERMSDORFF, H. M. H.; MONTEIRO, J. B. R. Gordura visceral, subcutânea ou intramuscular: Onde está o problema?. Arq. Bras. Endocrinol. Metab., v.48, n.6, p 811. dez KOURY, J. C.; DONANGELO C. M. Zinco, estresse oxidativo e atividade física. Rev. Nutr. v.16, n.4, p. 433-441. out./dez MAGALHÃES, S. Termorregulação: Texto de [...]

Estes documentos podem interessar a você

Montagem de um programa de musculação para diferentes objetivos: revisão de literatura

 Sociedade   |  Educação física   |  Estudo dirigido   |  04/10/2008   |  BR   |   .doc   |   12 páginas

Mais Vendidos fisioterapia

Síndrome de Ehlers-Danlos

 Biologia e medicina   |  Fisioterapia   |  Estudo   |  02/08/2011   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

A Atuação do Naturólogo Avaliando a Prática de Shiatsu Express para o Alívio do Estresse dos...

 Biologia e medicina   |  Fisioterapia   |  Estudo   |  24/04/2012   |  BR   |   .doc   |   76 páginas