Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Artrose: doença articular degenerativa

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
19 páginas
Nível
Especializado
Consultado
464 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Gás natural ? conceitos e definições
    1. Histórico
    2. O que é gás natural
    3. Benefícios do gás natural
    4. Benefícios do gasoduto bolívia-brasil
    5. Fontes de gás
    6. O proveito e o desperdício
    7. Uso prático e teórico
    8. Composição típica do gás natural
  3. Práticas de preservação do meio ambiente
    1. informações gerais
    2. melhoria dos padrões ambientais
    3. vantagens da utilização do gás natural
    4. especificações técnicas do gás para consumo
  4. A relação custo benefício
  5. Aspectos importantes para o desempenho competitivo das empresas dentro da indústria
    1. Oportunidades de investimentos
  6. A importação do gás
    1. Histórico e trajetos
    2. Gasoduto bolívia-brasil: um passo de 3.150 km em direção ao futuro
    3. Assinatura do contrato para o gasoduto
    4. O contrato definitivo para o gasoduto
    5. Gás novo no pampa: negociação do gasoduto entre argentina e brasil está na fase final
    6. O trecho sul do gasoduto bolívia-brasil
    7. A perda de controle sobre gasoduto brasil ? bolívia total - 1.499
    8. Unibanco assinou contrato para gasoduto brasil-bolívia
  7. Aspectos legais
  8. Análise econômico- financeira
    1. O método da taxa interna de retorno ? tir
    2. Método do valor presente líquido anualizado ( value ? ou vpla)
    3. Análise de cenário e sensibilidade
    4. Pay back time
  9. Análise dos resultados
    1. Análise das planilhas de custos
    2. Análise de cenários

A osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa é grupo de doenças com características semelhantes causadas por diferentes etiologias, tendo em comum os mesmos achados biológicos, morfológicos e manifestações clínicas. Em síntese, uma afecção comum da articulação sinovial.
A osteoartrose (OA) caracteriza-se patologicamente por áreas focais de dano na cartilagem articular, centradas nas áreas de carga, associadas com nova formação óssea nas margens ósseas (osteofitóse), modificações no osso subcondral, grau variável de sinovite moderada e espessamento da cápsula articular. Quando essa doença está avançada, é visível em radiografias simples, que mostram diminuição do espaço articular (perda de cartilagem), osteofitóse, e às vezes modificações no osso subcondral. Particularmente o joelho é freqüentemente afetado por esta afecção.
Na falha de controle com o tratamento clínico da artrose do joelho, as artroplastias de joelho são uma alternativa cada vez mais utilizada nas últimas décadas.
Nos Estados Unidos da América segundo Fuller (2002) são realizadas cerca de 250.000 artroplastias de joelho por ano. Uma das explicações para este fato é o elevado índice de sucesso em longo prazo, chegando em alguns relatos a ser maior de 99% em 10 anos e entre 91 e 96% em 15 anos. Isso se deve em parte graças às significantes modificações nos instrumentais, melhorias no ?design? das próteses, aliado ao reconhecimento da importância do balanço ligamentar do joelho, impulsionados pelas publicações de Freeman, Insall, Ritter, entre outros autores.
No caso do Brasil, considerando o envelhecimento populacional apontado por projeções demográficas do IBGE (2002), a população idosa brasileira aumentará 15 (quinze) vezes atingindo 32 milhões em 2025.
Este crescimento populacional é resultante natural do somatório de numerosos fatores que associadamente confluem para exercer efeito decisivo sobre o aumento da expectativa de vida, que está intimamente vinculada à melhora das condições de vida, de educação e de atenção à saúde. Desta forma, o cuidado com essa população tem se tornado um assunto de grande interesse para todos os profissionais de saúde e para a sociedade em geral (PAPALÉO, 1997; CALKINS, 1997).

[...] No período de 1998 a Conclusões A osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa é uma afecção comum da articulação sinovial. Uma doença que quando está avançada, é visível em radiografias simples, que mostram diminuição do espaço articular (perda de cartilagem), osteofitóse, e às vezes modificações no osso subcondral . Na falha de controle com o tratamento clínico da artrose do joelho, as artroplastias de joelho são uma alternativa cada vez mais utilizada nas últimas décadas. Com esse aumento considerável da população idosa é certo o aumento de patologias que decorrem a cerca do processo de envelhecimento, sendo, portanto esperado um aumento proporcional de doenças articulares degenerativas como a osteoartrose de joelho. [...]


[...] et al. Atualização Terapêutica. 20ª edição. Editora Artes Medicas KAPANDJI, AI. Fisiologia Articular: Membro Inferior. 5ª edição. Editora Guanabara Koogan KISNER, C. e COLBY, LA. Exercícios Terapêuticos Fundamentos e Técnicas. 3ª edição. Editora Manole,1998. LOCKHART, R. D.; HAMILTON, G. F.; FYFE, F. W. Anatomia humana. México: Editorial Interamericana MAGEE, D J. Avaliação Musculoesquelética. 3ª edição. Editora Manole MARQUES, A. P.; KONDO, A. - A fisioterapia na osteoartrite: uma revisão da literatura. Revista brasileira reumatol, 1998;38(2): 83-90. MEIRELLES, E.A. Morgana. Atividade física na 3a Idade. [...]


[...] As estruturas dos tecidos moles extra-articulares são afetadas pela deformidade articular assimétrica. A fração irregular sobre os músculos e ligamentos pode acarretar o encurtamento das estruturas em um dos lados e alongamento no outro lado, isto modifica ainda mais o alinhamento normal da articulação. Os desequilíbrios no comprimento dos músculos dão origem à alterações na força muscular o que pode lesar a articulação por alterar a mecânica articular ativa (HALL, 2001). Sendo que a patologia afeta tipicamente as articulações responsáveis pela sustentação do peso corporal, a condição de obesidade é fator de propensão e de complicação da doença (HALL, 2001; SILVA, 2002). [...]

Estes documentos podem interessar a você

Artrose

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Estudo   |  04/11/2008   |  BR   |   .ppt   |   36 páginas

Mais Vendidos fisioterapia

Síndrome de Ehlers-Danlos

 Biologia e medicina   |  Fisioterapia   |  Estudo   |  02/08/2011   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

A Atuação do Naturólogo Avaliando a Prática de Shiatsu Express para o Alívio do Estresse dos...

 Biologia e medicina   |  Fisioterapia   |  Estudo   |  24/04/2012   |  BR   |   .doc   |   76 páginas