Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Obesidade infantil

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
22 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
    1. Obesidade: conceituação e delimitação
    2. Obesidade Infantil
    3. A obesidade infantil nas regiões do Brasil e no mundo
    4. Ambiente - mais autores - falar como as pessoas vivem
  2. Objetivos

A partir do levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade já é o segundo mal que mais mata no mundo, atrás apenas do cigarro. Ao todo, o planeta tem um bilhão de pessoas acima do peso, o que basta, segundo os médicos para estar na área de risco de doenças cardiovasculares. AMARAL (2005) apud ZOCHE (2004)
Com a aprovação do Projeto de Lei Do Senado nº 31, de 2004 que Institui o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, a situação é muito complicada para os obesos, um contingente de 300 milhões de pessoas. Nessa faixa, os problemas de saúde, deixam de ser uma possibilidade distante para se transformar em riscos iminentes. Trata-se de um fenômeno com raízes antigas, ligadas ao processo de urbanização da sociedade e a revolução industrial. Projeto de lei do senado nº 31, de 2004.
Nem mesmo as crianças escapam. No mundo todo, o índice de crianças brasileiras obesas gira em torno de 25%. Um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) indicam que esse número vem aumentando de forma dramática nos últimos anos.
De acordo com um levantamento recente divulgado pela LatinPanel (do grupo Obope), uma em cada três crianças brasileiras de 7 a 12 anos tem sobrepeso. Quando o excesso é ainda maior, passa a se chamar obesidade. Esse problema acomete 10% da população infantil.
Esses dados populacionais e os avanços da medicina comprovam que a obesidade infantil é uma epidemia mundial.
Neste contexto amplo em que a obesidade se faz presente no mundo, o presente trabalho buscou uma revisão de literatura para melhor compreensão da obesidade infantil, principalmente em crianças de 7 a 12 anos.

[...] Além disso, os maus hábitos alimentares e a falta de exercício também são responsáveis pelo crescimento acelerado dessa doença Doenças que desencadeiam com a obesidade A obesidade está associada a algumas das mais prevalentes doenças na sociedade moderna. O maior risco é para o desenvolvimento de diabetes mellitus. Quando o Índice de Massa Corporal (IMC) (kg/m2) está acima de 35, aumenta o risco de seu desenvolvimento em 93 vezes em mulheres e 42 vezes em homens (Jung, 1997). Os maiores riscos a saúde causados pela obesidade aumentam progressivamente e desproporcionalmente aumento de peso, numa curva conhecida como em forma de Além disso, o risco de mortalidade agrava-se ainda mais para pessoas obesas fumantes. [...]


[...] Como podemos observar a definição da palavra obesidade possui sinônimos e nomes populares: como Excesso de peso corporal, aumento do peso corporal; aumento de gordura, gordura. Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo. Who (1998) apud Sigulem (2005) Com os avanços tecnológicos e com os avanços da medicina, hoje em dia a obesidade é uma das doenças considerada crônica que vem aumentando no mundo inteiro, onde podemos fazer uma associação maior com outros problemas de saúde. [...]


[...] VILLARES, RIBEIRO & SILVA (2005) Prevenção para a obesidade infantil A partir do momento que partimos para a prevenção do aumento da população obesa no país, é essencial que se tome por ponto de partida o acompanhamento alimentar rigoroso na infância, mesmo desde o nascimento, segundo a obesidade infantil está relacionada, logo na primeira infância, com o desmame precoce e a utilização de farinhas para "engrossar" o leite das mamadeiras. Diferentemente do leite materno, o leite de vaca usado na mamadeira contém sódio e gordura já em excesso. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Obesidade : uma analise atual de suas possiveis consequencias

 Sociedade   |  Educação física   |  Estudo   |  18/03/2008   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

Mais Vendidos medicina

Trabalho sobre educação física e a importância do esporte no ensino

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Estudo   |  15/05/2007   |  BR   |   .doc   |   16 páginas

Gestação múltipla

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Dissertação   |  21/11/2007   |  BR   |   .doc   |   21 páginas