Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Enurese noturna

Informações sobre o autor

Companhia Siderúrgica de Tubarão - Companhia Ferro e Aço...
Nível
Especializado
Estudo seguido
Engenharia...

Informações do trabalho

Jeferson José C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
20 páginas
Nível
Especializado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Enurese noturna

A enurese é a micção involuntária em uma idade em que o controle da bexiga já devia estar estabelecido. Em 10 (dez) a 20% (vinte por cento) das crianças ocorrem ?falhas? esporádicas até os 9 (nove) ou 10 (dez) anos, tanto diurnas (provocadas por excitação, entretenimento), como noturnas (fadiga, distúrbios emocionais) e nestes casos não se trata da verdadeira enurese.
A enurese noturna representa cerca de 80% (oitenta por cento) dos casos de enurese e, nesse caso, a criança molha a cama todas as noites (80% dos casos) 5 (cinco) a 6 (seis) noites por semana (10%); ou 2 (duas) a 4 (quatro) noites (10%) por semana.
Cerca de 80% (oitenta por cento) dos indivíduos que apresentam enurese são do tipo primário. Nos casos de enurese secundária, que surge na adolescência e idade adulta, torna-se sempre importante investigar as causas orgânicas.
Dos tratamentos mais comuns da enurese, destacam-se os antidepressivos tricíclicos, particularmente o cloridrato de inipramina, que controlam os sintomas enuréticos, mas não curam o paciente. A psicoterapia pode ser útil nos casos em que dificuldades emocionais e familiares coexistem com problemas psiquiátricos.
A Homeopatia foi desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann, no inicio do século XIX, em reação aos nocivos procedimentos da época.
A expressão ?similia similibus curantur? constitui a pedra fundamental da Homeopatia. E, de acordo com Hahnemann (1996), o remédio indicado para tratar determinado caso é aquele que, em uma pessoa saudável, produz os mesmos sintomas do paciente. Hahnemann foi o primeiro a desenvolver um sistema terapêutico consistente baseado nesse princípio.
A Homeopatia é reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) desde 1977 e pelo Conselho Federal de Medicina (CRF) desde 1980.
A Homeopatia começou devido à genialidade de um médico alemão chamado Samuel Hahnemann. Nasceu da desilusão de Hahnemann com os métodos agressivos e ineficazes da Medicina clássica. Hahnemann, médico de ótima reputação, fechou seu consultório e foi viver de traduções.
Em 1790, enquanto traduzia um livro de matéria médica de W. Cullen, descrevendo o uso da Cinchona (China off) no tratamento da malária, intuiu a possibilidade da descoberta de um novo princípio terapêutico e resolveu experimentá-la ele mesmo. Tomou Cinchona duas vezes ao dia e, após alguns dias, começou a desenvolver sintomas semelhantes aos das febres intermitentes. Suspendia o medicamento e se sentia bem novamente.
Por volta do ano de 1810, publica ?O amigo da saúde?, um guia de higiene, e logo em seguida o seu primeiro Organon, com o título de ?Organon da Ciência Médica Racional?, livro que teve a sua segunda edição em 1819 com o título definitivo de ?Organon da Arte de Curar?; seguiram-se outras quatro edições, sempre revisadas e atualizadas com novos conceitos.
Frente à enurese noturna, é preciso lembrar o quanto esse é um problema constrangedor e difícil tanto para a criança (ou o adolescente), podendo deixar a sua auto-estima abalada, como gera preocupação aos pais.
Assim, o êxito do tratamento homeopático ? o qual procura relacionar todo o quadro do paciente ? todos os aspectos físicos, mentais e emocionais ? a uma medicação que se manifesta por efeitos semelhantes em todas as esferas do organismo humano saudável ? beneficiará não somente ao paciente, mas também a seus familiares.

[...] Tem alto nível de sucesso, e ausência de efeitos colaterais; Desmopressina - é um medicamento que diminui a produção noturna de urina, com ótimos resultados. É útil ao dormir na casa de amigos, ou durante acampamentos e viagens.Em menos de dos pacientes podem ocorrer efeitos colaterais, como náuseas e dores abdominais. Só deve ser usado com acompanhamento médico; Imipramina - é um medicamento muito utilizado devido ao seu baixo custo, mas tem efeitos discutíveis e pode causar efeitos colaterais graves. [...]


[...] semelhantes curados pelos semelhantes HISTÓRIA DE HOMEOPATIA A Homeopatia começou devido à genialidade de um médico alemão chamado Samuel Hahnemann. Nasceu da desilusão de Hahnemann com os métodos agressivos e ineficazes da Medicina clássica. Hahnemann, médico de ótima reputação, fechou seu consultório e foi viver de traduções. Em 1790, enquanto traduzia um livro de matéria médica de W. Cullen, descrevendo o uso da Cinchona (China off) no tratamento da malária, intuiu a possibilidade da descoberta de um novo princípio terapêutico e resolveu experimentá-la ele mesmo. [...]


[...] Causticum - A criança apresenta enurese no primeiro sono, freqüentemente associada à enurese diurna. Esse medicamento se destina a uma criança magra com abdômen bem desenvolvido, que não apresenta firmeza nas pernas e cuja marcha é desajeitada. É tímida e chora facilmente; medrosa, tem medo particularmente do escuro; teme ir deitar-se sozinha à noite e procura por todos os meios prolongar a vigília. Estes sinais podem ser retratados na hora da consulta e devem ser investigados no interrogatório. É muito compassiva. [...]

Mais Vendidos medicina

Trabalho sobre educação física e a importância do esporte no ensino

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Estudo   |  15/05/2007   |  BR   |   .doc   |   16 páginas

Gestação múltipla

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Dissertação   |  21/11/2007   |  BR   |   .doc   |   21 páginas

Últimos trabalhos medicina

Fisiologia e Anatomia em Otorrinolaringologia

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Estudo   |  25/09/2012   |  BR   |   .ppt   |   13 páginas

Diagnóstico e tratamento das Otites

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Estudo   |  25/09/2012   |  BR   |   .ppt   |   27 páginas