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Levantamento e análise de dados referentes á situação vacinal de alunos da Escola Municipal Mestre Paranhos

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
medicina
Faculdade
UFMG

Informações do trabalho

Raphael C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
18 páginas
Nível
avançado
Consultado
77 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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  1. Metas
  2. Justificativa
  3. Hipóteses
  4. Revisão de literatura
    1. Calendário de vacinação para adultos
  5. Material e métodos
  6. Desenvolvimento
  7. Conclusões

Apesar de contarmos com um complexo e eficiente sistema de defesa (as defesas naturais do corpo humano), houve a necessidade de se criar sistemas artificiais que protegessem os homens e os animais das doenças gerando menos sofrimento e menor risco de morte. Desta necessidade surgiram as vacinas conhecidas também como imunização ativa.
Em 1878, o médico inglês Edward Jenner, em viagem ao campo, observou que a pele das mulheres que ordenhavam vacas era muito bela e quase nunca apresentava marca de varíola, o que era comum nesta época, devido a um grande surto que matava ou deixava marcas por todo o corpo. Pesquisou entre as ordenhadeiras e constatou que elas nunca haviam contraído a doença, eram imunes, pois, anteriormente, todas haviam contraído varíola bovina, devido ao contínuo contato com os animais. Esta varíola bovina era uma forma bem mais branda da doença e quase não causava sintomas nos humanos.

[...] Apesar do grande número de erros os dados coletados nos dão uma idéia da realidade desta comunidade. Os resultados nos mostram que a maioria dos alunos não sabe o que é grupo de risco, mas tem conhecimento de algumas doenças comuns ao ambiente onde vivem ou mais amplamente divulgados pela mídia. Uma grande parcela dos alunos não foi devidamente vacinados e ainda há falta de conhecimento de um número grande de alunos que não conhecem doenças como a Difteria. A grande maioria também não sabe como a maioria dessas doenças é transmitida SEXO: ) ) FIGURA IDADE: Menor de 20 anos ( ) Maior de 20 anos ( ) FIGURA VOCÊ ACREDITA NA EFICÁCIA DAS VACINAS: SIM( ) NÃO( ) FIGURA VOCÊ CRÊ QUE AS VACINAS SÃO IMPORTANTES PARA UM INDIVIDUO NA FASE ADULTA? [...]


[...] Como é: idosos, diabéticos, pessoas com problemas vasculares ou com problemas cardiovasculares crônicos podem ser afetados por uma bactéria que causa pneumonia MATERIAL E MÉTODOS Sujeitos: 27 alunos da Escola Municipal Mestre Paranhos, sendo 15 de sexo feminino e 12 do sexo masculino, acima de 15 anos. Procedimento: cada aluno foi avaliado no que se refere a sua situação vacinal através da aplicação de um questionário composto de 12 questões e 2 páginas. Este questionário foi ministrado por 4 alunos do curso de Medicina Período) responsáveis pelo tema Vacinação. [...]


[...] Várias outras são controladas, impedindo que as pessoas adoeçam até mesmo morram METAS Este trabalho tem como objetivo conhecer a realidade de escolares do ensino fundamental do período noturno da Escola Municipal Mestre Paranhos em sua respectiva escola em relação à situação vacinal confrontando dados da secretaria de saúde com os dados coletados pelos alunos do curso de Medicina Período) responsáveis pelo tema Vacinação no decorrer do segundo semestre do ano de 2004. A partir da coleta e análise dos dados, iniciar-se-á um trabalho de educação e promoção de saúde desta comunidade através de palestras, textos informativos e orientação em relação ao calendário de vacinação de adultos JUSTIFICATIVA O calendário de vacinação de um adulto lista de pelo menos sete vacinas que todos deveriam tomar. [...]

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