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O desenvolvimento psicomotor do portador de necessidade especiais de 0 a 6 anos

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Marcos Botega S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
24 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Aprendizagem
  3. Dificuldades de aprendizagem
    1. Dificuldade transitória numa única área
    2. Dificuldade global
    3. Disfunção cerebral
  4. O desenvolvimento psicomotor do portador de necesidade especial dos 0 aos 6 anos de idade
    1. Áreas Psicomotoras
  5. Conclusão
  6. Referências bibliográficas

O presente trabalho se propõe a pesquisar sobre o tema ?A Psicomotricidade e o Portador de Necessidade Especial?, delimitando-se o estudo à pesquisa do desenvolvimento psicomotor do Portador de Necessidades Especiais de 0 a 6 anos de idade.
Neste sentido, questiona-se: de que maneira e até que ponto a psicomotricidade pode intervir para uma melhor aprendizagem do portador de necessidade especial?
São objetivos desta pesquisa: definir aprendizagem; conceituar o que são necessidades especiais; conceituar psicomotricidade; conhecer a importância da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem para o portador de necessidade especial; e sugerir atividades que podem auxiliar nas diversas áreas de comprometimento do portador de necessidade especial.
A criança portadora de necessidades especiais, além de direito, tem a necessidade de cursar uma escola normal. A escola, na nossa cultura é uma representante da sociedade. Portanto, alguém que freqüenta a escola se sente mais reconhecido socialmente do que aquele que não freqüenta.
Seja qual for o problema ou o grau de deficiência temos que minimizar os efeitos de tantos anos de exclusão buscando formas de incluir esse alunado, escolar e socialmente, alterando nossas atitudes e buscando alternativas que possam fazer com que esse ser descubra suas potencialidades e desenvolva suas habilidades. Ao reformular seus conceitos e reestruturar nossas ações educativas através do conhecimento, estaremos humanizando mais a educação e valorizando as aptidões dos alunos em detrimento de suas inabilidades.
O estudo da psicomotricidade pode alterar nosso comportamento uma vez que a motricidade humana, a única que se pode denominar por psicomotora, é distinta da motricidade humana, por analogia a única susceptível de se designar por psicomotricidade, exige a tomada de consciência, uma vontade motivacional e um sistema representações, tendo adquirido, por meio dela, ?órgãos? muito especializados que trabalham por ele com mais rendimento e disponibilidade.
Todas essas razões justificam esta pesquisa pela importância da psicomotricidade para o desenvolvimento do ser humano, que será estimulado e terá sua auto-estima elevada.
O trabalho com a Psicomotricidade dos 0 aos 6 anos pode influenciar no desenvolvimento do portador de necessidade especial.
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.
O presente estudo foi dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial teórico; (b) seleção do referencial teórico apropriado a presente investigação; (c) leitura crítico-analítica do referencial selecionado; (d) organização dos dados levantados e (e) elaboração do relatório final.

[...] Após alguns meses de trabalho 6 meses) dentro da sala de aula sem um progresso na aprendizagem o aluno merece uma atenção especial e deverá ser encaminhado à orientação pedagógica da escola que já deve estar ciente do caso. São crianças muitas vezes consideradas como imaturas que não evoluíram satisfatoriamente. O diagnóstico da dificuldade pode ser muito precoce, a nível do Jardim de Infância. O desenvolvimento da linguagem e do grafismo ajudam muito a Educadora identificar estes problemas. Por exemplo, uma criança de 5 anos que não apresenta capacidade para identificar e desenhar alguns símbolos como o círculo, quadrado ou triângulo, que não percebe cores básicas (branco e preto), que não interpreta histórias simples, deve ser vista como um quadro mais preocupante . [...]


[...] A repetição neste caso não é uma boa estratégia, por isso o professor deve usar de muita criatividade na abordagem de diferentes facetas de um mesmo ponto a ser estudado. Trabalha-se com essa dificuldade e ela obtém sucesso. Afeta transitoriamente uma certa área Dificuldade global É uma situação mais preocupante. Pode ser grave e envolve aspectos sociais, culturais e emocionais. Por exemplo: Escola A criança é transferida de uma escola menos exigente para uma outra mais exigente; A criança pode ter saído muito bem na primeira e apresentar uma inadaptação global na segunda; Didática deficiente ou inadequada que não permite a criança constituir o seu conhecimento; Falta de estimulação - (salário, formação insuficiente, falta de reciclagem) Família Família desorganizada: excesso de atividades extra-escolares como, informática, desportos, excesso de televisão, vídeo game, ausências de rotinas de estudo; Crianças muito dependentes ou com problemas emocionais (pais alcoólatras, exigentes) não conseguem apresentar assimilar os novos conteúdos - Culturais Crianças que mudam de país e precisam se adaptar a outra língua e cultura - Medicamentos Uso de medicamentos cujos efeitos colaterais interferem na aprendizagem. [...]


[...] A principal função psicomotora é um bom desenvolvimento da estruturação do esquema corporal que mostre a evolução da apresentação da imagem do corpo e o reconhecimento do próprio corpo, evolução de preensão e da coordenação óculo-manual que nos proporciona a fixação ocular e prensão e olhar e desenvolvimento da função tônico e da postura em pé e reflexos arcaicos da estruturação espaço-temporal (tempo, espaço, distância e retina). Um perfeito desenvolvimento de nosso corpo ocorre não somente mecanicamente, mas sim que são aprendidos e vivenciados junto a família, onde a criança aprende a formar a base da noção de seu 'eu corporal'. [...]

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