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Sistema Locomotor na Arte

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
medicina
Faculdade
UFG

Informações do trabalho

Mauricio P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
22 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Desenvolvimento
  2. Sistema Ósseo
  3. Sistema Articular
  4. Sistema Muscular
  5. História da Anatomia

Neste trabalho trataremos da representação anatômica artística, por meio de uma revisão sucinta da teoria anatômica de cada sistema do aparelho osteolocomotor, um histórico da arte anatômica e a descrição breve da arte anatômica em cada um dos períodos (Grego, Romano, Medieval, Renascentista, Séculos XVII, XIX e XX).
O estudo da anatomia e o cadáver são provavelmente o primeiro contato do estudante de medicina com o que pode ser chamado de relação médico-paciente.No contato com o cadáver o estudante desenvolve o que vem a ser a base da sua futura relação com seus pacientes,seus conflitos e dúvidas.A expectativa gerada pelo aluno,ainda incipiente no contato com a morte,torna o estudo da anatomia muitas vezes rebaixado à mera memorização passiva dos nomes de estruturas e regiões do corpo,sem considerar a natureza humana do cadáver e sua existência prévia como parte integrante da sociedade.

[...] Sistema Muscular O tecido muscular é constituído por células alongadas, que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis, geradoras de forças necessárias para a contração desse tecido, utilizando a energia contida nas moléculas de ATP. Há três tipos de tecido muscular que são divididos de acordo com suas características morfológicas e funcionais. O músculo estriado esquelético, formado por feixes de células cilíndricas muito longas e multinucleadas, que apresentam estriações transversais. Essas células, ou fibras, têm contração rápida, vigorosa e controle voluntário. [...]


[...] SISTEMA LOCOMOTOR PRESENTE NOS DIVERSOS PERIODOS ARTÍSTICOS i. GRÉCIA Como já foi dito neste trabalho as concepções de arte e de beleza grega tiveram origem no Egito. Assim, toda a influência de estudos do corpo humano relacionados as primeiras cirurgias, ao processo de mumificação e preparação funerária passaram para os gregos. Tal conhecimento é bem perceptível quando se vê a valorização da beleza, do corpo e do movimento, ou seja, do sistema locomotor, desde as primeiras esculturas gregas. Porém, com o passar do tempo e com o aprofundamento dos primeiros estudos gregos relacionados a anatomia de superfície foi-se desenvolvendo também as técnicas de reprodução em escultura dos músculos e de toda a estrutura corporal. [...]


[...] Os personagens apresentados nos desenhos dos Nus masculino e feminino derivam de um ideal de beleza encontrado na estatuária Greco-romana, totalmente retomada na arte da Renascença, que Vesalius incorpora em sua obra de estudo de anatomia. Vesalius não inovou apenas nos desenhos e estudos gráficos da anatomia, mas também ao realizar ele mesmo demonstrações de dissecção em cadáveres para ilustrar as lições dadas em aula. Com ele começaram as mudanças no conceito de dissecação anatômica e acabou o período de estaganação do estudo de anatomia continuo desde a morte de Galeno, sendo Vesalius considerado por muitos o pai da anatomia. [...]

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