Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A Deficiência auditiva na sociedade

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
24 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Deficiência auditiva no Brasil e no mundo
  2. Tipos e causas de deficiência auditiva apresentados pela sociedade
    1. Graus de severidade da deficiência auditiva
    2. Causas de deficiência auditiva condutiva
    3. As causas da deficiência auditiva sensório-neural
    4. O mecanismo que classifica a surdez
    5. A surdez pós-aquisição e pré-aquisição da linguagem
    6. A surdez pré-linguistica
    7. Os tipos de perda auditiva
    8. A anatomia e fisiologia do ouvido
    9. A divisão do ouvido
    10. O que é audiometria
    11. Limite sonoro da audição humana
  3. As características do deficiente auditivo e sua prevenção
    1. A língua dos sinais
    2. A língua de sinais brasileira (libras)
  4. Os direitos do deficiente auditivo na sociedade de hoje
    1. Os direitos
    2. Alfabetização de alunos surdos

O Brasil possui uma abrangente legislação em favor dos deficientes. Falta, no entanto, que o Estado e a sociedade façam cumprir as leis. São 16 milhões de brasileiros portadores de algum tipo de deficiência física ou mental, que encontram inúmeras barreiras para serem admitidos como cidadãos produtivos, aptos para o trabalho.
O tema ?A Deficiência Auditiva na Sociedade?, vem mostrar, o quanto estamos alienados para um problema que atinge mais de 10 milhões de pessoas, tanto em crianças, adolescentes e/ou adultos em todo o país.
Nos últimos tempos, os debates no contexto educacional assumem o discurso da hora e a vez dos excluídos, colocando-se em pauta nesse cenário, a problematização do tema inclusão/exclusão social com vistas, entre outras coisas, a se propor uma escola que possa convocar e acolher a todos em suas diferenças.
A construção da cidadania pressupõe um envolvimento consciente e atuante de todos os cidadãos. Para tanto, é preciso ser capaz de visualizar os contornos sociais de forma crítica, reconhecendo as diferenças histórica e culturalmente constituídas. E, uma vez que a cidadania também é uma forma de organização e planificação das condições necessárias de vida em sociedade, torna-se imprescindível delinear objetivos de vida comuns que preservem os valores humanos e que refreiem de alguma forma as desigualdades e injustiças sociais.
Como professora tenho a oportunidade de conviver com essa clientela, que é marginalizada pela sociedade da qual faz parte como: a família, amigos e comunidade.

[...] Para lograr êxito na busca de uma nova sociedade mais justa e fraterna, as pessoas com deficiência, organizadas em suas entidades representativas, romperam grossas e profundas camadas de preconceitos, existentes desde os tempos bíblicos, e construíram, a partir de um alicerce inovador, uma forma diferente de pensar o deficiente e a deficiência. No Brasil, a demolição das antigas visões é lenta, mas firme, construção de uma imagem mais real tiveram início quando, no final da década de 70, pela primeira vez, os portadores de deficiência desautorizaram seus antigos porta-vozes, ou seja, os religiosos, os médicos, os psicólogos, enfim, os profissionais e beneméritos de plantão, de falarem por eles. [...]


[...] Segundo os neurolinguisticos, o lado esquerdo do cérebro é responsável pela fala e o lado direito pela imagem do pensamento, a seqüência das imagens são colocadas na frase como em uma estória em quadrinhos, ou em um filme. A seqüência das imagens colocada na frase como em uma estória em quadrinhos, ou em filme, o que é visto em primeiro, segundo, terceiro lugar, é assim por diante, é exatamente o que se sinalizará, expressando como no cinema mudo, onde o enredo é contado somente com imagens. [...]


[...] À questão aqui abordada será: ?Como é a aceitação Deficiente Auditivo na Sociedade Atual?? Essa Monografia, contará com quatro capítulos. O Capítulo I abordará o lado histórico da ?Deficiência Auditiva no Brasil e no Mundo?. O Capítulo II mostrará os ?Tipos e Causas de Deficiência Auditiva apresentada pela sociedade", com seus graus de severidade, causas, as causas da Deficiência Auditiva Sensório-Neural, o mecanismo que classifica a Surdez, a surdez pós-aquisição e pré-aquisição da linguagem, a surdez pré-linguistica, os tipos de perda auditiva, a anatomia e fisiologia do ouvido, a divisão do ouvido, apresenta o que é audiometria e o limite sonoro da audição humana. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Deficiente auditivo

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  26/09/2007   |  BR   |   .doc   |   15 páginas

Mais Vendidos medicina

Trabalho sobre educação física e a importância do esporte no ensino

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Estudo   |  15/05/2007   |  BR   |   .doc   |   16 páginas

Gestação múltipla

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Dissertação   |  21/11/2007   |  BR   |   .doc   |   21 páginas