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A alimentação antes, durante e após os eventos esportivos

Informações sobre o autor

Docente da Faculdade JK - Ex-docente da FTB - Ex-docente...
Nível
Para todos
Estudo seguido
Graduação...

Informações do trabalho

Andreia T.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
artigo
Número de páginas
3 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A alimentação antes, durante e após os eventos esportivos

Uma dieta balanceada tem um importante papel na manutenção do peso ideal e na prevenção de doenças crônicas como o diabetes, diversos tipos de câncer e de doenças cardiovasculares. A alimentação adequada também é essencial para qualquer desportista ou atleta que busque melhorias em sua qualidade de vida, saúde e performance. Por isso, se você participa ou está pretendendo participar de eventos esportivos, melhore sua alimentação antes, durante e após os treinos. Este artigo trás dicas e opções de alimentos que contribuem para altos níveis de bem estar, melhoria da capacidade de treinamento, recuperação mais rápida, além de auxiliar na prevenção de lesões.

[...] Bebidas isotônicas fornecem aproximadamente 30 a 40 gramas de carboidratos em uma garrafa, com a vantagem de repor também a água e o sódio perdidos em exercícios com duração superior à 1 hora. Géis fornecem cerca de 20 a 30 gramas de carboidratos, dependendo da marca. Outras opções incluem pão, barras esportivas, frutas frescas ou desidratadas e biscoitos. Você precisará testar que opção melhor lhe agrada em termos de sabor e tolerância. Importante salientar que o carboidrato não precisa ser ingerido todo de uma vez. [...]


[...] Isto é importante já que os estoques de glicogênio podem ser levemente aumentados durante as primeiras horas de recuperação uma vez que o exercício deixou os músculos mais sensíveis e com uma maior capacidade de absorver a glicose sanguínea. Após poucas horas estes benefícios dissipam-se e as taxas de absorção de glicose são reduzidas. Além do carboidrato consumido após o exercício, quantidades extras devem ser consumidas durante o dia. O ideal é que a ingestão seja de 7 a 10 gramas do nutriente por quilo de peso corpóreo, diariamente (400 a 700 gramas, para a maioria dos indivíduos), a fim de otimizar os estoques de glicogênio. [...]

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