Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Trabalho de Nutrição e Dietética I Micronutrientes Vitaminas e Minerais

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Centro...

Informações do trabalho

Tatiana P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
35 páginas
Nível
avançado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Metabolismo
  2. Vitamina A
  3. Vitamina D
  4. Vitamina E
  5. Vitamina K
  6. Complexo B
  7. Tiamina - B1
  8. Riboflavina- B2 ( lactoflavina, ovoflavina)
  9. Niacina (Ácido nicotínico, nicotinamida, niacinamida)
  10. Piridoxina (vitamina B6)
  11. Cianocobalamina (vitamina B12- fator extrínseco)
  12. Ácido Fólico ( Folacina, ácido pteroilglutâmico)
  13. Ácido Pantotênico (vitamina B5)
  14. Biotina (vitamina H)
  15. Vitamina B15- Ácido pangânico
  16. Vitamina F (ácidos graxos essenciais e poliinsaturados)
  17. Vitamina P (bioflavonóides)
  18. Minerais
  19. Arsênio (As)
  20. Boro (B)
  21. Cádmio (Cd)
  22. Cálcio (Ca)
  23. Cloreto de Sódio (NaCl)
  24. Cloro (Cl)
  25. Chumbo (Pb)
  26. Cobalto (Co)
  27. Cobre (Cu)
  28. Cromo (Cr)
  29. Enxofre (S)
  30. Estanho (Es)
  31. Estrôncio (Sr)
  32. Ferro (Fe)
  33. Flúor (F)
  34. Fósforo (P)
  35. Iodo (I)
  36. Lítio (Li)
  37. Magnésio (Mg)
  38. Manganês (Mn)
  39. Mercúrio (Hg)
  40. Molibdênio (Mo)
  41. Níquel (Ni)
  42. Potássio (K)
  43. Selênio (Se)
  44. Silício (Si)
  45. Sódio (Na)
  46. Vanádio (Va)
  47. Zinco (Zn)

A dieta é fonte de cerca de 40 nutrientes para o organismo humano, esses são classificados em energéticos e plásticos. Diferindo as vitaminas individualmente em sua estrutura, funções e necessidades, além de suas ações antagônicas entre si e outros elementos.
As vitaminas constituem um grupo de substâncias orgânicas de composição química e funções biológicas diversas, que são fornecidas pela dieta em pequenas quantidades para síntese de tecidos e de cofatores essenciais e de diversas variadas reações metabólicas controladas por enzimas e coenzimas.
As vitaminas são agentes essenciais para a manutenção das funções biológicas, podendo ocorrer em natureza como tal ou são formas de precurssores, pró- vitaminas, que são ingeridas com os alimentos. O organismo humano não pode promover a síntese de algumas vitaminas, necessitando assim do suprimento alimentar (dieta).
As necessidades vitamínicas, em condições normais, são pequenas em função no metabolismo celular, que é de natureza catalítica.
As vitaminas são classificadas pela suas ações biológicas e em termos de suas características físico- químicas, assim compõe os grupos:
- Hidrossolúveis: tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, ácido pantotênico, ácido fólico, cobalamina, biotina e ácido ascórbico.
- Lipossolúveis: vitaminas A, D, E, K; essas são absorvidas na região do íleo.

A interrupção em humanos de qualquer fonte de vitaminas pode trazer distúrbios metabólicos. As necessidades vitamínicas dependem de vários fatores, tais como: sexo, idade, peso, altura, necessidade calórica e fatores fisiológicos como exercícios, gravidez, lactação, evolução biológica.

[...] Fontes: ( fígado de porco, alface, couve, couve- flor, espinafre, repolho e em menor proporção está em cereais, como trigo, aveia. Complexo A característica comum das diversas substâncias do complexo B é que elas são hidrossolúveis, e suas fontes são representadas pelo fígado e leveduras. Entre os membros deste grupo estão: ( tiamina, riboflavina, niacina, cianocobalamina, piridoxina, ácido fólico e ácido pantotênico. Tiamina B1: ( vitamina anti beribérica O processo de conversão da tiamina em sua coenzima é realizado com o trifosfato de adenosina (ATP). [...]


[...] Diferindo as vitaminas individualmente em sua estrutura, funções e necessidades, além de suas ações antagônicas entre si e outros elementos. As vitaminas constituem um grupo de substâncias orgânicas de composição química e funções biológicas diversas, que são fornecidas pela dieta em pequenas quantidades para síntese de tecidos e de cofatores essenciais e de diversas variadas reações metabólicas controladas por enzimas e coenzimas. As vitaminas são agentes essenciais para a manutenção das funções biológicas, podendo ocorrer em natureza como tal ou são formas de precurssores, pró- vitaminas, que são ingeridas com os alimentos. [...]


[...] Absorção: Se dá no intestino delgado sob forma de iodeto e passando para o sangue livremente como iodo orgânico e como iodeto). Combinado com proteínas do sangue vai para a tireóide (T3 e 1/3 é absorvido pelas células da tireóide e os 2/3 restantes são excretados pelos rins. Observação: Ação dos hormônios tireoidianos: regulam o crescimento e desenvolvimento, aumentam o metabolismo basal e temperatura. Efeitos cardiovasculares: taquicardia Parece estimular o colesterol (metabolismo) e ácidos biliares, além de inibir a tirotropina pela hipófise. [...]

Últimos trabalhos nutrição

Hipovitaminose A

 Biologia e medicina   |  Nutrição   |  Estudo   |  19/03/2012   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Toxicologia de alimentos

 Biologia e medicina   |  Nutrição   |  Estudo   |  03/01/2010   |  BR   |   .doc   |   5 páginas