Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Ameloblastoma em um felino - relato de caso

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Melissa S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
125 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Objetivos
  3. Material e método
  4. Resultados e discussão

A maioria dos neoplasmas encontrados na cavidade oral de felinos são malignos e consequentemente possuem um prognóstico de reservado a desfavorável. Já foram encontrados mais de vinte tipos diferentes de tumores da cavidade oral de felinos, mas o número de casos diagnosticados é escasso.
Ameloblastomas são neoplasmas raros em todas as espécies domésticas, incluindo o gato, e são derivados de células epiteliais odontogênicas encontradas próximas ao dente ou no epitélio gengival. Este tumor é também conhecido como adamantinoma, que é um termo em desuso, entretanto, ainda encontrado na literatura veterinária, sendo considerado um sinônimo para o ameloblastoma [1]. O ameloblastoma pode ser sólido ou cístico e usualmente são discretos [1]. Alguns felinos apresentam sinais clínicos de salivação excessiva, perda de peso, halitose, descarga oral hemorrágica e disfagia [4]. Deve-se suspeitar de neoplasma em todas as lesões da cavidade oral felina onde uma causa óbvia não está clara. Em tais casos, realiza-se imediatamente uma biópsia incisional na área que cerca o alvéolo coletando material do interior da lesão de locais diferentes [3].
Clinicamente é muito importante identificar o tipo histológico do neoplasma para que se possa iniciar o tratamento o mais precoce possível, obtendo-se assim um resultado favorável. Entretanto, na maioria dos casos, uma cura clínica não é possível [4].

[...] Embora metástase pulmonar não tenha sido relatada, esse tipo de tumor é muito infiltrativo e na maioria das vezes não se consegue fazer uma retirada completa. Não existem relatos de uma quimioterapia adequada para a remissão completa CONCLUSÃO Ameloblastomas são neoplasmas raros em felinos. Apresentam um alto poder de invasão causando destruição óssea extensa, impossibilitando o tratamento cirúrgico em alguns casos. A avaliação histopatológica é crucial no estabelecimento do diagnóstico definitivo e uma ferramenta indispensável para escolha da terapia correta. [...]


[...] Figura Aumento bilateral da face, presença de corrimento purulento óculo- nasal. Figura Lesão nodular ulcerada e hemorrágica localizada na região gengival envolvendo o dente canino, pré-molar esquerdo e palato duro, medindo aproximadamente dois centímetros de diâmetro, firmemente aderida à maxila. REFERÊNCIAS 1 HEAD, K.W.; ELSE, R.W.; DUBIELZIG, R.R. Tumors of the Alimentary Tract. In: MEULTEN, D.J. Tumors in domestic animals. Iowa State Press, 4th ed. p.478- DUBIELZIG, R. R.; GOLDSCHIMIDT, M. H.; [...]

Mais Vendidos veterinária

Herpesviridae

 Biologia e medicina   |  Veterinária   |  Artigo   |  29/06/2008   |  BR   |   .doc   |   19 páginas

mais Pontuados veterinária

Anatomia, Estrutura e Circulação Sanguínea da Glândula Mamária

 Biologia e medicina   |  Veterinária   |  Estudo   |  13/08/2012   |  BR   |   .doc   |   10 páginas