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Política de cotas: difusão de discursos

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação...
Faculdade
FEFISO

Informações do trabalho

Rubens G.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
18 páginas
Nível
avançado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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As cotas universitárias foram implantadas nos EUA ainda na década de 1960, mas o debate só iniciou-se no Brasil no século XX. A polêmica foi lançada quando as ações afirmativas ? denominação oficial do sistema de cotas ? passaram a fazer parte da realidade das universidades brasileiras. Desde então, tem havido intenso entrave entre os diversos segmentos sociais. Através do conceito de discurso do pós-estruturalismo e da sua relação com o poder da filosofia foucaultiana, buscou-se analisar os diversos discursos que permeiam o contexto das cotas universitárias, com o objetivo de esboçar um mapa dos inúmeros posicionamentos. Através do portal Google e portal acadêmico Scielo, analisou-se dez artigos científicos e algumas entrevistas, aplicando a análise de discurso. Como resultado, apontou-se a necessidade de considerar os aspectos textuais de todo discurso, não caindo no senso comum de acreditar que existe uma solução única e um discurso correto. Assim, concluiu-se que o sistema de cotas deve ser acompanhado de amplo debate com a comunidade que pertence a cada universidade. No entanto, apontou-se a necessidade de maiores investimentos na democratização do ensino superior além das leis que concretizam as cotas universitárias.

[...] Continua a trajetória em busca de uma sociedade mais igualitária, sem, no entanto, cair na ingenuidade, nos discursos baseados no senso comum, nas lacunas que permitem interesses escusos agir sob interesse próprio Michel Foucault e o discurso Apesar dos inúmeros filósofos que dão suporte as explanações deste trabalho, Foucault apresenta os principais conceitos para analisarmos os discursos atrelados a um novo conceito, o poder. Isto porque, uma vez que os significados não são fixos, não são inerentes ao significante, mas sim fluídos, devemos compreender como operam estas transformações. [...]


[...] Apresentamos assim, toda a profusão de discursos anunciados previamente. Como resultado, obtivemos um esboço dos posicionamentos, das opiniões, das práticas e discursos que delimitam o tema das ações afirmativas CONSIDERAÇÕES FINAIS A polêmica ao redor do tema ações afirmativas, ou simplesmente cotas universitárias, está longe de um fim no Brasil. Isto ocorre pela natureza controversa da situação, que impede uma solução única, capaz de agradar a todos os envolvidos. Para tanto, o sistema de cotas nunca será o suficiente. A revisão pautada pelas obras de Foucault e de outros autores pós- estruturalistas serviu como fundamento para a análise de inúmeras vozes nacionais sobre o tema, permitindo um esboço panorâmico da situação atualmente. [...]


[...] Assim sendo, como se encontra o debate em torno do tema cotas universitárias, ao analisarmos a profusão de discursos com interesses distintos? Quais os contrapontos, os consensos, as disputas simbólicas que envolvem a questão? igualmente importante, que grupo cultural tem conseguido impor seus valores e visão de mundo para os demais grupos? Além do(s) discurso(s) científico(s), temos ainda inúmeros outros discursos sobre a questão, vozes igualmente importantes de serem ouvidas, como a dos estudantes, dos grupos sociais de defesa a minoria, dos docentes universitários, dos políticos, da crítica especializada, enfim. [...]

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