Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Fundamentos da pesquisa cientifíca para a transformação da idéia de direito

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
direito...
Faculdade
IES -...

Informações do trabalho

Luiz G.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
5 páginas
Nível
avançado
Consultado
12 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. FUNDAMENTOS DA PESQUISA JURÍDICA PARA A TRANSFORMAÇÃO DA IDÉIA DE DIREITO

A presente pesquisa visa demonstrar como a pesquisa cientifica jurídica pode contribuir para a mudança do conceito de Direito.
A visão de um conceito e de uma forma fechada de se pensar o Direito é incompatível com a idéia de pós-modernidade atualmente vivida, se faz necessário abrir mão de paradigmas considerados soberanos para repensar o Direito justo e não meramente positivado e técnico.
O estudo do Direito em si é fator primordial como impulsionador da tarefa de reconstrução do Direito nessa fase de transição e incertezas insurgentes, e a pesquisa jurídica serve para potencializar os pensamentos inovadores já demonstrados em vários momentos da academia, tornando-os fontes para futuras obras.
Primeiramente vale ressaltar no presente estudo a importância do educador para que o espírito da pesquisa jurídica seja despertado nos acadêmicos de Direito. O educador deve instilar nos alunos o prazer pela pesquisa jurídica, deve também oportunizar o debate e entusiasmar os acadêmicos a exercer sua opinião critica. Contudo deve-se sempre deixar claro, que as respostas dos problemas levantados em sala de aula, bem como a aquisição de conhecimento deve ser buscada dentro de certo rigor cientifico, até mesmo porque a instituição educacional é op local legitimo da busca do saber cientifico.
O Direito hoje em dia exercido pelo sistema, que carrega a herança das idéias da modernidade, não mais acompanha as transformações da sociedade e não age de modo satisfatório na resolução dos problemas. É necessário que exista um direito dinâmico que compreenda os ensejos da sociedade e que não fique ligado ao positivismo-dogmático extremo, que tem um o direito como algo imutável e estático, e, por conta disto sacrifica a função mor do direito que a manutenção da paz social e a aplicação da justiça.
A idéia de Direito tal como está posta hoje, de uma forma estática e distante da sociedade, não é mais possível de ser tida como a melhor.
A pesquisa jurídica é meio pelo qual, pode-se mudar a idéia desse direito imutável e que não aplica a justiça, esse Direito atual egoísta que não vislumbra a dialética interdisciplinar e não visa mudanças, e, que não tem mais serventia. Pois a necessidade de um Direito mais humano que atenda aos interesses sociais e aceite a participação da sociedade na sua reconstrução diária e na sua busca pela justiça é eminente.

[...] Já quando feita de forma a reproduzir idéias de outros, idéias ultrapassadas que não proporcionam melhoras dentro do mundo jurídico, pelo menos deve ser re- analisadas para que aquele que a fez reflita se esta é a verdadeira função da pesquisa cientifica jurídica. CONSIDERAÇÕES FINAIS A idéia de Direito tal como está posta hoje, de uma forma estática e distante da sociedade, não é mais possível de ser tida como a melhor. A pesquisa jurídica é meio pelo qual, pode-se mudar a idéia desse direito imutável e que não aplica a justiça, esse Direito atual egoísta que não vislumbra a dialética interdisciplinar e não visa mudanças, que não tem mais serventia. [...]


[...] Em outras palavras, os projetos de pesquisa em Direito precisam reavivar o próprio discurso critico sobre a formação da instancia jurídica, além de implicar numa importante relativização de dogmas ate hoje assentes entre os operadores do direito (tal como a inevitabilidade da lei, ou a inevitabilidade de sua forma e seu modo de aplicação, etc). A época presente demonstra a existência de uma serie e sucessivas transformações sofridas pelas instituições de direito no âmbito de uma sociedade marcada pela velocidade, intensidade e profundidade e mudanças?.(FARIA, José Eduardo. [...]

Últimos trabalhos direito civil

Direito Sucessório na União Estável

 Direito e contrato   |  Direito civil   |  Estudo   |  20/05/2012   |  BR   |   .doc   |   22 páginas

A Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica

 Direito e contrato   |  Direito civil   |  Estudo   |  08/11/2011   |  BR   |   .doc   |   25 páginas