Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A responsabilidade social empresarial

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
FPM...

Informações do trabalho

Marcos P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
25 páginas
Nível
Para todos
Consultado
6 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Referecencial teórico
    1. Definições, conceitos e considerações sobre ética e responsabilidade social
    2. A contribuição da RSC para a imagem das organizações
  3. Conclusão
  4. Referências bibliográficas

Drucker (2002, p.32) afirma que ?a terceira das tarefas da administração é administrar os impactos sociais e as responsabilidades sociais da Empresa?. O autor (op.cit.) argumenta que nenhuma instituição existe por si só e nem representa um fim em si mesma, que cada organização é um organismo da sociedade e existe em função dessa mesma sociedade. Sendo assim, não se justifica a livre empresa por ser boa para os negócios e sim por ser boa para a sociedade. Justificando a necessidade da prática da RSE, o autor (ibid. P.33) considera que:

?Para desempenhar sua tarefa, para produzir bens e serviços econômicos, a empresa comercial tem de causar impactos sobre o público, comunidades e sociedade. Tem de ter poder e autoridade sobre pessoas [] Tem de causar impacto sobre a comunidade como um vizinho, como fonte de empregos e de receita tributária, mas também como produtora de resíduos e poluentes. E, cada vez mais, nesta nossa sociedade pluralista de organizações, tem de se juntar às preocupações fundamentais da comunidade com os aspectos qualitativos da vida, isto é, bens e serviços econômicos, preocupação com a qualidade de vida, ou seja, com o ambiente físico, humano e social do homem moderno e da sociedade moderna.?

Se a prática da RSC representa uma exigência da sociedade, por outro lado, muitas empresas têm investido na responsabilidade social como forma de fortalecimento e melhoraria da sua imagem perante seus públicos-alvo, buscando como contra-partida, o retorno financeiro, através do incremento da venda de seus produtos. Os problemas sociais, portanto, ao tempo em que representam desafios, convertem-se em oportunidades de negócios.

Para realização desta pesquisa será utilizado o método da pesquisa exploratória-descritiva e para efeito de técnica a pesquisa de campo. A pesquisa exploratória será pautada na análise de diversos autores que dirimem idéias sobre o assunto através de teses, artigos, livros, periódicos e revistas. Já a pesquisa de campo será realizada, em parte, em shopping centers e supermercados de Salvador/BA, em razão da diversidade de perfis sócio-econômicos de seus freqüentadores.

[...] Pensar a responsabilidade social para com o stakeholder é concentrar-se nas obrigações que uma organização tem para com aqueles que podem afetar a realização de seus objetivos (BERKOWITZ et al., 2003). A responsabilidade social corporativa tem como princípio que a atividade de negócios e a sociedade estão interligadas. Isso cria certas expectativas na sociedade em relação à forma como a organização se comporta e gerencia seus negócios, ou seja, para inserir a responsabilidade social nos negócios é necessário estabelecer uma nova relação da organização com seus públicos. [...]


[...] ] A administração de uma empresa terá falhado se não for bem-sucedida na produção de resultados econômicos Nas últimas décadas, os estudos sobre responsabilidade social partiram de uma visão econômica clássica (geração de lucro) - defendida por Friedman (1970) - chegando ao conceito de empresa socialmente responsável (visão atual e estratégica). Na visão econômica clássica, tão amplamente divulgada por Friedman[4], a única responsabilidade social da empresa é a de gerar lucros e riqueza para seus acionistas, tendo, portanto, como responsabilidade o desempenho econômico. [...]


[...] Conforme os conceitos explicitados pelos diferentes autores, verifica-se que as ações de responsabilidade social precisam ser incorporadas à dinâmica empresarial para que atinjam os resultados desejados, quer pela sociedade, quer pelas Organizações que a praticam. Carroll apud Borger (2001, propôs um modelo conceitual sobre o tema através da pirâmide da responsabilidade social conforme a figura FIGURA I PIRÂMIDE DA SER De acordo com a pirâmide, a responsabilidade social está subdividida em quatro tipos: Responsabilidade Econômica Os negócios têm a responsabilidade econômica em suas atividades. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Importância da responsabilidade social da empresa na mudança e progresso social

 Sociedade   |  Assuntos sociais   |  Artigo   |  09/09/2006   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Relatórios ambientais

 Sociedade   |  Ecologia & meio ambiente   |  Estudo   |  11/11/2008   |  BR   |   .ppt   |   34 páginas

Mais Vendidos direito (outro)

Direiro Ambiental

 Direito e contrato   |  Outro   |  Estudo   |  25/11/2013   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Direito Comercial

 Direito e contrato   |  Outro   |  Estudo   |  25/11/2013   |  BR   |   .doc   |   6 páginas