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Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

Data de Publicação
12/12/2006
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
Para todos
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Calistenia

  1. INTRODUÇÃO
  2. ORIGENS E EVOLUÇÃO
    1. Contribuição de Catherine Beecher.
    2. Contribuição do Dr. Dio Lewis - Suas Teorias
    3. Contribuição da Associação Cristã de Moços
  3. CONCLUSÃO
  4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Calistenia é palavra de origem grega (kallós – belo; sthenos – força; sufixo – ia. No "Dictionaire Grec-Français" de A. Bailly encontramos Kalli-sthenes; para Wood, a tradução seria "cheio de vigor" ou em melhor interpretação "Força Harmônica". Assim, em português, diríamos que a calistenia (serve para promover a graça e força corporal por meio de exercícios musculares". Laudelino Freire ("Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa") empresta à palavra calistenia a seguinte significação: "Coleção de preceitos ginásticos para uso das crianças". Ignoramos o porque dessa limitação às crianças.
Quando ouvimos dizer que os gregos buscavam ou praticavam a calistenia, isto não significa que praticassem o que hoje entendemos por calistenia, mas que buscassem, por meio de exercícios corporais, essa força harmoniosa de que nos fala Wood.
Na nossa opinião, a Calistenia é um sistema de ginástica que encontra as suas origens na ginástica sueca e que apresenta, como características, a predominância de formas analíticas, a divisão dos exercícios em oito grupos, a associação da música ao ritmo dos movimentos, a predominância dos movimentos sobre as posições dos exercícios à mão livre e com pequenos aparelhos (halteres, bastões, maças, etc.).

[...] Em 1868 mas de 250 professores tinham sido graduados e espalhavam as teorias e práticas de Lewis por todo o território dos Estados Unidos Contribuição da Associação Cristã de Moços Leonard, em sua "História da Educação Física", afirma que, nos tempos modernos, o uso da calistenia data de 1785 e que foi Christian Carl André que a pôs em pratica na escola de Salzman, fundada no ano anterior, em Schneffenthal, para uso nos dias em que as condições atmosféricas não permitiam atividades ao ar livre. [...]


[...] Enquanto a Calistenia estabelecia que os seus exercícios eram completamente sem aparelhos, isto é: "livres", mas não livres no sentido que o entendiam os suecos e alemães, senão que no sentido de serem também exercícios rítmicos. Dio Lewis, em 1860, introduziu nas escolar americanas seu plano denominado nova ginástica" que não era senão um resumo dos exercícios "livres" e da calistenia, com a só introdução neles de exercícios com halteres, maças, bolas, bastões e passos de dança CONCLUSÃO Diante de tudo o que foi exposto pode-se concluir que os objetivos a que se propõe a Calistenia são de duas ordens: higiênicos e educativos. [...]

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