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Capacidade coordenativa

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

JuliO L.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. CONCEITO
  2. CLASSIFICAÇÃO
  3. IMPORTÂNCIA DAS CAPACIDADES COORDENATIVAS
  4. PERÍODO ADEQUADO PARA DESENVOLVER AS CAPACIDADES COORDENATIVAS
  5. COMPONENTES DAS CAPACIDADES COORDENATIVAS
  6. RELAÇÃO ENTRE CAPACIDADES FÍSICAS E CAPACIDADES COORDENATIVAS
  7. FATORES CONDICIONANTES DO DESEMPENHO
    1. . Coordenação Intra e Intermuscular
    2. Condição Funcional dos Analisadores
    3. Capacidade de Aprendizagem Motora
    4. Capacidade de Adaptação e Readaptação Motora
    5. Idade e Sexo
  8. MÉTODOS PARA DESENVOLVER E APERFEIÇOAR AS CAPACIDADES COORDENATIVAS
  9. CONCLUSÃO

O presente trabalho sobre as capacidades coordenativas que se apresentam de duas formas diferentes: as gerais que são resultados de um treinamento de movimentos variados em diferentes desportos; e as especificas estão ligadas à modalidade esportiva praticada e tem grande importância no que se refere a domínio técnico e aprendizagem motora, capacitando o atleta a dominar movimentos complexos e a aprender novos movimentos em um menor tempo.
Existe uma idade dita adequada para desenvolver as capacidades de coordenação, que é na infância, a seus componentes, entre eles capacidade de reação, de controle, de equilíbrio e agilidade. Há também, uma relação direta entre o desenvolvimento das capacidades de coordenação e das capacidades físicas, como força, velocidade, resistência e mobilidade.
Por fim, são apresentados alguns fatores condicionantes do desempenho das capacidades coordenativas e alguns métodos para desenvolver e aperfeiçoar as mesmas.

[...] Essa experiência de movimentos faz com que o atleta possa escolher de uma maneira rápida e eficaz os elementos necessários para um ato motor Capacidade de Adaptação e Readaptação Motora A capacidade de adaptação e readaptação depende diretamente das experiências motoras que o atleta já possui, para que as novas situações possam ser comparadas, afim de que o atleta adapte ou readapte o movimento Idade e Sexo O nível de expressão qualitativa das capacidades tem relação direta com a idade uma vez que o processo de aprendizagem motora é inversamente proporcional à mesma. [...]


[...] segundo WEINECK (1986), seus componentes são: capacidade de adaptação, de reação, de controle, de combinação, de orientação, de equilíbrio e agilidade, como também o ritmo. Dentre os inúmeros componentes, três são destacados como capacidades gerais de base. São eles: capacidade de controle motor, capacidade de adaptação e readaptação motora e capacidade de aprendizagem motora. Essas três capacidades mantêm um a correlação estreita, sendo a ultima a mais elevada capacidade de coordenação, pois sem a capacidade de aprender, armazenar e evocar o que foi aprendido, nenhuma das outras capacidades fará sentido. [...]

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