Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Dieta ideal

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

JuliO L.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
30 páginas
Nível
Para todos
Consultado
208 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
    1. Justificativa
    2. Objetivo
    3. Objetivos gerais
    4. Objetivos Específicos
  2. Revisão de Literatura
    1. Introdução
    2. Fontes de Energia
    3. Consumo de Energia
    4. gasto Energético
    5. Equilíbrio energético
    6. Dieta adequada
    7. Dieta inadequada
    8. . Os nutrientes adequados e o desempenho do atleta
    9. Carboidratos
    10. Lançamentos
  3. Metodologia
  4. Instrumento de pesquisa
  5. conclusão

É notória a preocupação dos atletas com relação à sua alimentação, visando um melhor desempenho em suas atividades. Porém a maioria não acredita que suas necessidades nutricionais não são muito diferentes daquelas dos indivíduos com uma atividade física menos intensa (OLIVEIRA, 1998).
Se a preocupação do indivíduo é a saúde em geral e a qualidade total de vida ou com a participação em atletismo e competição, as maneiras de se atingir o bem-estar físico diferem apenas em grau. A nutrição e o exercício são fatores proximamente inter-relacionados na composição do organismo, competência muscular e capacidade respiratória e cardiovascular (MAHAN, 1998).
Em geral, os atletas podem obter uma nutrição adequada desde que, consumam calorias suficientes para suas necessidades energéticas e atinjam a recomendação dos nutrientes essenciais (BIESEK, CÔRTE, 1997).
As considerações qualitativas, quantitativas, psicológicas e de tempo relacionadas ao consumo de alimentos e líquidos são determinantes e importantes no desempenho atlético (MAHAN, 1998).
Os objetivos da nutrição do atleta devem englobar preocupações com a saúde como um todo e com as necessidades específicas do treinamento. Como vários nutrientes alimentares fornecem energia e regulam os processos fisiológicos associados aos exercícios, seria tentador associar as modificações dietéticas ao aprimoramento do desempenho atlético (SALGADO, 2000; MCARDLE, 1998).
O melhor desempenho é influenciado pelo bom hábito alimentar, do que pela eliminação de alguns alimentos, pois não existe nenhum alimento ou combinação de alimentos que possa compensar a falta de treinamento (OLIVEIRA, 1998).
Nesse contexto, deve-se considerar o fornecimento de nutrientes básicos para atender às necessidades que crescem a partir de um programa de exercício extenuante. A incorporação de práticas alimentares devem preservar a saúde a longo prazo, procurando evitar doenças carênciais, para obtenção e manutenção de massa muscular e de níveis de gordura corporal adequados e, finalmente, a adequação nutricional que promova a recuperação entre as sessões de treinamento (SALGADO, 2000).
Evidencia-se que os carboidratos devem representar o principal componente da refeição que precede a competição e devem ser consumidas 2,5 a 6 horas antes do exercício ou das competições (POWERS, 2000).
Considerando que durante o exercício prolongado, os líquidos de reposição com concentração de carboidratos entre 4% e 8% devem ser considerados com a finalidade de evitar o uso do glicogênio e de estabilizar o açúcar no sangue, devendo reabastecer com carboidratos logo após o encerramento do exercício (FOSS, 2000).
Portanto, para os atletas que desejam um bom condicionamento físico, visando melhorar a saúde, além dos exercícios regulares, o hábito alimentar também deve ser atentamente observado.
Partindo destes pressupostos, surgiu a necessidade de aprofundar estudos sobre a dieta adequada e o gasto energético de competidores de atletismo.
Concluída a parte introdutória, procurou-se focalizar os conhecimentos necessários para a elaboração de um problema com sua justificativa, objetivos, a revisão da literatura, como se procede a apresentação e discussão de resultados, para finalmente se chegar a conclusão.

[...] Atletismo: Provas de Pista e de Campo. São Paulo: Ed. Tecnoprint FACCA, F. B. Atletismo. In BORSARI, J. R. Manual de Educação Física ed. São Paulo: EPU p. 08-68. 1.v. FERNANDES, J. L. Atletismo: Arremessos. São Paulo: Pedagógica e Universitária FERNANDES, J. L. Atletismo: Os Saltos: Técnica, Iniciação e Treinamento. São Paulo: Pedagógica e Universitária FERNANDES, J. L. O Treinamento Desportivo: Procedimentos, Organização e Métodos. São Paulo FETT, C. Ciência da Suplementação Alimentar. São Paulo: Manole FILHO, J. F. A Prática da Avaliação Física. [...]


[...] ( ) 1 litro ( ) 1 a 2 litros ( ) 2 a 3 litros ( ) mais que 3 litros 13 Qual o tipo de dieta que você considera saudável? Arroz Salada Frutas Feijão Legumes Suco Macarrão Carne Leite Farinha Ovos Chá Pão Queijo 5. PROCEDIMENTO PARA COLETA DE DADOS A coleta de dados foi realizada pelo próprio pesquisado no local de treinamento, sendo, a pista de Atletismo de Paranavaí. Primeiramente entrou- se em contato com o treinador e depois os atletas. [...]


[...] Na última questão, foi solicitado que os atletas escrevessem, o que eles consideravam ser uma dieta saudável (gráfico 13). Gráfico 13. Qual o tipo de dieta que você considera saudável? A maioria dos atletas respondeu que consideram saudável uma dieta composta de arroz e feijão, carne, salada, legumes e frutas. A dieta balanceada refere-se a uma grande variedade de alimentos, onde se obtêm todos os nutrientes de que precisa para a manutenção do crescimento e desenvolvimento de todas as células, para regulação dos processos metabólicos e fornecimento da energia suficiente para um controle adequado de peso (STÜRMER 2001). [...]

Estes documentos podem interessar a você

Obesidade : uma analise atual de suas possiveis consequencias

 Sociedade   |  Educação física   |  Estudo   |  18/03/2008   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

Repercussões psicossociais materna relacionadas a internação prolongada em UTI neonatal

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Estudo de caso   |  12/05/2009   |  BR   |   .doc   |   19 páginas

Mais Vendidos direito (outro)

Direiro Ambiental

 Direito e contrato   |  Outro   |  Estudo   |  25/11/2013   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Direito Comercial

 Direito e contrato   |  Outro   |  Estudo   |  25/11/2013   |  BR   |   .doc   |   6 páginas