Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Importância da expressão corporal

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

JuliO L.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
24 páginas
Nível
Para todos
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. INTRODUÇÃO
    1. Definição de Movimento
    2. A ação de movimentar-se é uma atividade criativa
  2. Classificação do movimento
    1. Âmbito pragmático
    2. Âmbito Social e Comunicativo
    3. Âmbito Criativo
    4. Âmbito Emocional
    5. Âmbito Cognitivo
  3. DA IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO CORPORAL COMO MANIFESTAÇÃO SOCIAL, DE IMPROVISAÇÃO, CRIATIVIDADE E ESPONTANEIDADE
    1. Criatividade
  4. MOVIMENTO E EXPRESSÃO CORPORAL COMO REPRESENTAÇÃO CRIATIVA
    1. Subdivisões de um movimento
    2. Horizontal
    3. Vertical
    4. Limites de um plano
    5. A superfície
  5. Orientações e Direções Espaciais
    1. Contornos (possíveis) dos movimentos
    2. Espaço vazio
    3. Núcleo central
    4. Parte inferior
    5. Centro geométrico
    6. Centro visual perceptivo
  6. Orientação espacial da forma
    1. Direções geométricas
    2. Forma
  7. Estrutura geométrica
  8. Estrutura visual perceptiva
    1. Lado esquerdo
    2. Lado superior
    3. Lado direito
    4. A base
  9. Dança
  10. Princípios direcionais da forma artística
  11. Princípios estéticos da forma
    1. Unidade
    2. Variedade
    3. Repetição
    4. Contraste
    5. Transição
    6. Seqüência
    7. Clímax (ponto culminante)
    8. Proporção
    9. Equilíbrio
    10. Harmonia
  12. Justificativa conceitual/descritiva da composição de letra e música
    1. Letra da Música
    2. BONECO LOUCO, ESTICADO
    3. BONECO LOUCO, RELAXADO
    4. BONECO LOUCO, PULANDO PEDRA
    5. CORRENDO ALEGRE NA FLORESTA
    6. QUANTO ESPINHO, VAI SE AGACHANDO
    7. VAI RASTEJANDO, COMEÇA A COÇAR
    8. BONECO ALEGRE, ABRAÇA AMIGO
    9. BONECO ALEGRE DÁ UM PULINHO
    10. BONECO LOUCO ESTICADO, BONECO LOUCO FICOU CALMINHO
    11. DORME CALMINHO... DORME CALMINHO
  13. Conclusão
  14. BIBLIOGRAFIA

A dança, assim como as demais expressões corporais, é uma manifestação da cultura de movimento muito importante e relevante em todo o mundo.
Como forma de expressar a vida, sonhar e brincar com o corpo, esses movimentos podem promover desenvolvimentos orgânicos, sociais e culturais. Ao dançarmos, o corpo desenha formas, conta histórias, denuncia e anuncia, constrói significados, penetra no tempo e no espaço, criando e expandindo-se neles e com eles.
A dança instiga a percepção dos corpos uns dos outros, o diálogo, a vivência de diferentes ritmos, melodias e harmonias, ensinando-nos a sentir, a pensar e a comunicarmos.
Isto permite àquele que dança uma aproximação com a sensibilidade, com o belo e com a própria vida, pois toda dança ou expressão corporal comporta valores culturais, sociais e pessoais produzidos historicamente. Ignorar estas questões faria dos movimentos uma mera repetição mecânica dos gestuais, por mais belos e perfeitos que possam ser.
Dessa forma este trabalho pretende unir o conteúdo lúdico dos movimentos, das melodias e do relato cultural (história), para que crianças possam experimentar as sensações e as possibilidades que a dança e a música podem produzir, buscando lançar novos olhares neste nicho de conhecimento, para futuras e mais profundas análises.

[...] 86) BONECO LOUCO, ESTICADO Este enunciado propõe a exerção antigravidade firme, com postura no eixo vertical (cima/embaixo) de todo conjunto alinhando desta forma a cabeça, pescoço, tórax, cintura, virilha, joelhos e pés que postado com a cabeça no nível alto e conseqüentemente com os pés no nível baixo; a partir desta forma, fará a ação corporal de alongar-se, esticar-se para o alto, da direção dimensional alto, dirigir os braços por meio de força cinética leve, rotacionando os ombros, como prolongamento, partindo do nível espacial baixo, passando pelo médio em direção ao alto, nas direções diagonais "DRF" baixo-direita-frente e "DLF" baixo-esquerda-frente BONECO LOUCO, RELAXADO Nesta etapa teremos uma interação leve, irá rotacionar os ombros, que estarão em estado de relaxamento, partindo do nível espacial alto, passando pelo médio em direção ao baixo, passando pelas direções diagonais "HRF" alto-direita-frente e "HLF" alto-esquerda-frente, executará simultaneamente, usando o fator movimento espaço, de qualidade flexível e ou multifocado. [...]


[...] Compreensão das formas Solicitações verbais (enriquecimento e diferenciação, capacidade de expressão) DA IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO CORPORAL COMO MANIFESTAÇÃO SOCIAL, DE IMPROVISAÇÃO, CRIATIVIDADE E ESPONTANEIDADE Improvisação individual - Etapa preliminar para a dança solo. Improvisação com um parceiro - Troca de ação e reação Jogo do espelho). Improvisação com pequenos grupos - formas de seqüência, variações e reações em cadeia). Improvisação com grandes grupos baseia-se mais na representação de vivências sociais e não tanto no desenvolvimento da criatividade. "É preciso escolher entre uma escola na qual seja fácil aos professores ensinar e uma escola na qual seja fácil aos alunos aprender". [...]


[...] Pesquisa histórica da dança. Rio de Janeiro: Zahar FERRARI, Marina Gonçalves Barbieri. A dança das crianças: Experiência de ensino da dança para crianças socialmente desfavorecidas. UNICAMP. Campinas SP FREIRE, João Batista. De corpo e alma. São Paulo: Summus FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione FREIRE, João Batista. O Jogo entre o riso e o choro. Campinas: São Paulo. Autores Associados FREIRE, Paulo. Pedagogia de indignação. São Paulo: UNESP.2000.CAMINADA, Eliana. GARAUDY, Roger. Dançar a vida. 6ª ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira GOMES, Joachim M.; Esquema Corporal, Suas Possibilidades Dissertação (Mestrado em Educação Física) EDUSF, Bragança Paulista. [...]

Estes documentos podem interessar a você

O trabalho com a música na educação infantil

 Administração e marketing   |  Administração   |  Monografia   |  01/12/2006   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Educação física escolar e mídia: contribuições e problematizações na formação do receptor-sujeito

 Sociedade   |  Educação física   |  Estudo   |  03/09/2007   |  BR   |   .docx   |   7 páginas

Mais Vendidos direito (outro)

Direiro Ambiental

 Direito e contrato   |  Outro   |  Estudo   |  25/11/2013   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Direito Comercial

 Direito e contrato   |  Outro   |  Estudo   |  25/11/2013   |  BR   |   .doc   |   6 páginas