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Turismo: atividade do setor terciário

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
15 páginas
Nível
Especializado
Consultado
61 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Evolução do setor de serviços
  3. Definindo serviço na atualidade
  4. Principais características dos serviços
  5. Classificação dos serviços
  6. Turismo, uma atividade do setor terciário

Introdução

O presente trabalho tem a finalidade de mostrar o crescimento do setor de serviços na economia e a passagem da sociedade industrial para a pós-industrial. Os serviços têm características próprias e só, mediante a compreensão dessas peculiaridades, é que podem ser traçadas as estratégias de produtividade e competitividade.
O Turismo é, sem dúvida, uma atividade predominantemente relacionada com o setor de serviços. O fato de se lidar com o sonho das pessoas, com altas expectativas em torno de suas viagens, fazem com que o profissional de Turismo enfrente o desafio de satisfazer às necessidades de seus clientes, de forma consistente e criativa.
Para se tornar um destino, não basta ao país, ou à cidade, ter um rico patrimônio, muitas atrações turísticas a fim de garantir o fluxo de turistas; é preciso ter também reconhecida a qualidade para que Turismo ocorra, como uma atividade econômica sustentável.

1. Evolução do setor de serviços

Nos Estados Unidos, no começo deste século, somente três em cada dez trabalhadores estava empregado no setor de serviços. Os restantes estavam alocados na agricultura e na indústria. Por volta de 1950, o emprego no setor de serviços contava com 50% da força de trabalho. Atualmente, os serviços empregam cerca de oito de cada dez trabalhadores. Durante os últimos noventa anos estamos testemunhando uma grande evolução: a passagem de uma sociedade baseada predominante em manufatura, para uma sociedade fundamentada em serviços (Fitzsimmons e Fitzsimmons, 1994).
O deslocamento da força de trabalho do setor secundário para o setor terciário é crescente e constante e, na previsão de Drucker (1993, p. 5), ?não haverá país desenvolvido onde trabalhadores tradicionais, que produzem e movimentam bens, somem mais de 1/6 ou 1/8 da força de trabalho?.

[...] Tendo em vista que os serviços são desempenhos, mais do que objetos, não podem ser vistos, cheirados, provados, ou tocados, da mesma forma como os bens físicos podem ser sentidos. A intangibilidade pode resultar nos seguintes problemas de "marketing": Os serviços não podem ser estocados. Os serviços não podem ser protegidos por meio de patentes. Os preços são difíceis de serem atribuídos. Uma outra característica é a sua inseparabilidade. Significa que não se pode separar a produção do consumo. A inseparabilidade da produção e do consumo envolve produção e consumo simultâneos. [...]


[...] 27) propôs a seguinte definição: Um serviço é uma atividade ou uma série de atividades mais ou menos de natureza intangível que normalmente, mas não necessariamente, ocorre nas interações entre o consumidor e empregados de serviço e/ou recursos físicos ou bens e/ou sistemas do provedor de serviço, que são oferecidos como soluções para os problemas do consumidor. Uma das maiores dificuldades para o estudo dos serviços é a definição pouco clara entre mercadoria, produto e serviço, resultando em confusão que acaba envolvendo várias áreas de uma organização, principalmente quando se trata de implantar um sistema de qualidade na empresa. [...]


[...] Por sua vez, o comércio, com ampla gama de desdobramentos (hotéis, restaurantes, bares, teatros, butiques, parques, boates, Shopping, etc), é talvez a atividade que mais se aproveite do Turismo. A agricultura e a pecuária, com o fornecimento de alimentos aos visitantes, aumentam bastante a produção. Os transportes, as viagens de avião, trem, ônibus, navios, etc. são oferecidos com a expansão do fluxo de turistas. Por último, os serviços, em geral, a cargo do setor privado, que exploram as operações de portos, aeroportos, teatros, cinemas, shows, jogos esportivos, constituem-se em outros segmentos altamente beneficiados com a movimentação turística. [...]

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