Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Economia - a macroeconomia

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
5 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Marketing administrativo

1 INTRODUÇÃO

A Macroeconomia está voltada para o comportamento do sistema econômico por um comprimido número de fatores, como a produção ou produto total de uma economia, o nível de emprego e poupança, o consumo, o investimento, o nível geral dos preços.
Este estudo irá nos mostrar quanto aos principais objetivos da macroeconomia, que se concentram no rápido crescimento do produto e do consumo, na inflação reduzida, ao aumento da oferta de empregos e no comércio internacional lucrativo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A macroeconomia está voltada para o comportamento da economia como um todo, em seu conjunto. Estuda também o desempenho total da economia, as causas e os mecanismos corretos de flutuações da conjuntura econômica, incluindo os altos e baixos da economia como um todo. Os agregados econômicos são outro centro de estudos da macroeconomia, medindo os resultados como o Produto Interno Bruto e a Renda nacional, inclusive os produtos e serviços produzidos como destino final dentro de uma nação. É a macroeconomia que mede a renda per capitã, as taxas de juros, os níveis de investimentos, o consumo, as trocas internacionais dos produtos e serviços sendo possível prever o balanço internacional de pagamentos. Está voltada também para o equilíbrio das contas publicas, para o crescimento e o desenvolvimento, questões globais como a inflação e o desemprego.
A consideração da macroeconomia pode ser sintetizada conforme três definições:
A expressão macroeconômica se aplica ao estudo de relações entre grandes agregados econômicos;
A teoria macro é considerada a teoria da renda, dos níveis gerais de preços e do emprego;
Ela é a parte da economia que estuda as medias das nações e os conjuntos do sistema econômico.
Essas três definições destacam que a macroeconomia trata do funcionamento do mercado em sua amplitude geral, como um todo, estando incluídos a determinação dos produtos e do emprego total de recursos da economia, estudando as causas de suas flutuações.
A macroeconomia explica porque, muitas vezes, a porcentagem de pessoal empregado varia, estando uma boa parcela empregada em um certo período de tempo e já em outro estando desempregada. Tenta explicar também a ociosidade da capacidade produtiva, o porque de certas época estarem atuando plenamente e em outras oportunidades estar em baixa.
Citando o ponto de vista macroeconômico, o bem estar material de um país será elevado quando a economia estiver próxima do pleno emprego de seus recursos. Isso quer dizer que quanto mais eficiente são as regras e a capacidade de utilizar os recursos escassos, maior será o bem estar social. Isso se deve grande parte aos governantes, são eles que ajudam a ajustar esse ponto, transformando a economia e propiciando a facilidade na obtenção de recursos, que muitas vezes são impedidos de serem alcançados por falta de métodos, praticas e ajustes dos governantes. Ou seja, existe muita riqueza em uma nação, que poderia ser explorada se as condições de credito e de infra-estrutura contribuíssem para a produção ótima, mas muitas vezes não é este o caso.
Tanto na micro como na macroeconomia a lei da oferta e da procura está presente, e uma é incompleta sem a outra, as duas tem metas a maximizar o bem estar da sociedade sendo possível apenas com a conjunção da plena utilização de recursos e sua colocação no lugar devido.

[...] Dentre tantos aspectos e formas envolvendo a economia, podemos dizer que a macroeconomia se desdobra em dois grandes grupos, onde citamos o sistema de contabilidade social e a análise de macrovariáveis. As finanças públicas, a economia monetária e a internacional e as teorias do crescimento e desenvolvimento fazem parte deste grupo. Comparando a micro com macro, evidentemente podemos perceber que enquanto a micro cuida dos aspectos econômicos em escala reduzida, já a macroeconomia cuida das questões que envolvem grande escala, ou seja, abrange uma nação e sua produção, seus lucros e suas dividas CONCLUSÃO Em resumo, a macroeconomia procura responder questões realmente proeminentes [...]


[...] Tanto na micro como na macroeconomia a lei da oferta e da procura está presente, e uma é incompleta sem a outra, as duas tem metas a maximizar o bem estar da sociedade sendo possível apenas com a conjunção da plena utilização de recursos e sua colocação no lugar devido. Os principais agregados econômicos são, a saber: Produto Interno Bruto Expressão monetária de produtos e serviços finais produzidos dentro de umas nações econômicas, independentes da origem desses fatores; Produto Nacional Bruto Expressão monetária dos produtos e serviços produzidos por fatores de produções nacionais, independentes de seu território; Renda Nacional É a renda líquida gerada na estação, e que se dirige aos donos nacionais de fatores de produção. [...]

Estes documentos podem interessar a você

A macroeconomia e o plano real

 Economia e finanças   |  Economia   |  Dissertação   |  01/09/2006   |  BR   |   .doc   |   12 páginas

Mais Vendidos economia

Economia e direito

 Economia e finanças   |  Economia   |  Estudo   |  21/09/2006   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

A quantificação da realidade econômica

 Economia e finanças   |  Economia   |  Dissertação   |  17/12/2008   |  BR   |   .doc   |   3 páginas