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Análise da eficiência dos canais de distribuição da soja produzida no Mato Grosso

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
CASTELO BRANCO

Informações do trabalho

Armênio C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
21 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Distribuição física
    1. As principais funções do Departamento de Transporte
    2. Organização para a distribuição
    3. Canais de distribuição
  3. A distriuição da soja produzida no Mato Grosso
    1. Corredores de escoamento de produtos agrícolas
    2. Matriz de transportes
    3. Os custos de transporte agrícola
    4. Perda da produção
  4. Conclusão
  5. Referências bibliográficas

Agregar valor ao produto, utilizando-se da logística de distribuição significa, para os fabricantes de produtos, atender às crescentes expectativas dos clientes distribuidores tanto no atacado, quanto no varejo, a um custo mais reduzido. Devido à crescente competitividade no mercado de bens de consumo como um todo, e no mercado alimentício, em particular, tem sido implementadas diversas iniciativas objetivando melhorar o processo logístico, com notável destaque para o ECR (Efficient Consumer Response). Nesse sentido, este artigo pretende discutir a importância da logística na distribuição da soja produzida no Mato Grosso. Objetiva, ainda: oferecer elementos que orientem a iniciativa privada e as autoridades ligadas ao setor, na priorização de investimentos direcionados às alternativas de escoamento que venham propiciar melhorias no desempenho do transporte.

[...] Os crescentes recordes de produção nos novos fronts e a necessidade do escoamento da soja para os portos têm sobrecarregado todo o sistema de transporte no território brasileiro, ocasionando falta de caminhões e elevação do frete para outras cargas, como os produtos industrializados. O balanceamento da matriz de transporte é fundamental para melhorar a eficiência do transporte no Brasil Matriz de transportes A matriz de transporte de produtos agrícolas em 1995, segundo o GEIPOT - Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes do Ministério dos Transportes, tinha o modal rodoviário como principal sistema utilizado seguido pelo ferroviário e hidroviário (GEIPOT, 2007). [...]


[...] No entanto, atualmente vêm surgindo perspectivas de uma maior aceitação, embora a implantação em si constitui-se em uma decisão que deverá ser tomada pela Diretoria e pela alta administração, haja vista que um canal de distribuição engloba os setores da organização interna de uma empresa e os setores externos à empresa (política de marketing) A DISTRIBUIÇÃO DA SOJA PRODUZIDA NO MATO GROSSO A atual mobilidade geográfica no território brasileiro é fortemente influenciada pelos novos fronts agrícolas que caracterizam regiões altamente modernizadas e especializadas, produtoras de commodities (sobretudo soja), porém mais distantes dos portos do que as regiões sojícolas mais antigas. [...]


[...] Em função do tipo de transporte há necessidade de avaliar os riscos possíveis na: carga e descarga do material; no percurso da estrada e qualidade da estrada; no ferroviário, número de transbordo; no marítimo (movimentos, vertical, transversal e longitudinal) (DIAS p.321) As principais funções do Departamento de Transporte Este grupo de atividades está intimamente ligado ao dia-a-dia da área de distribuição e possui como funções básicas as apresentadas na Figura 2. Figura 2 Organograma da área de transportes Fonte: Dias (1993) A análise de transportes objetiva: [ . [...]

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