Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Análise da oferta no mercado econômico

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Marcos Botega S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
10 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Oferta
    1. Oferta
    2. Demanda
    3. Oferta x demanda
  3. Conclusão
  4. Referências bibliográficas

Este trabalho tem por objetivo analisar a oferta no mercado econômico.
Entende-se por mercado o conjunto de bens e serviços que são ofertados associado à quantificação de recursos que os consumidores dispõem para adquirir estes bens e serviços.
Para conceituar oferta, faz-se necessário conceituar também a demanda, haja vista que estas variáveis encontram-se intimamente interligadas para que seja possível atingir o que convencionou-se chamar de equilíbrio de mercado.
A oferta constitui-se na quantidade de determinado bem ou serviço que vendedores disponibilizam no mercado em um determinado período.
A demanda, inversamente, constitui-se na quantidade de produtos ou serviços que os compradores têm a pretensão de adquirir no mesmo período da oferta.
Alguns fatores influenciam a demanda e a oferta. A demanda é influenciada pelo preço do bem ou serviço, pela renda e hábitos dos consumidores e pelo preço de outros bens ou serviços concorrentes (bens ou serviços substitutos). Já a oferta é influenciada pelo preço do bem ou serviço, pelo preço das matérias-primas e mão-de-obra utilizadas para a geração do bem ou serviço ofertado, pela tecnologia e também pelo preço da concorrência .
Para que a equação oferta versus demanda seja satisfatória, é necessário que as quantidades de produtos ou serviços ofertados sejam iguais às quantidades demandadas.

[...] A oferta fornece-nos a relação entre a quantidade de um produto que pretende-se vender e o preço desse mesmo bem, mantendo-se o restante constante. Exemplificando, será demonstrado na tabela a seguir, a relação de oferta de um produto X no mercado. Tabela 1 - Relação de oferta de um produto X no mercado Fornecedor Preço Quantidade ofertada (milhões por unitário semana) Fonte: Bilas (2002) Pela tabela é possível perceber que as quantidades ofertadas aumentam à medida que os preços aumentam. [...]


[...] Tabela 2 - Relação de demanda de um produto X no mercado Consumidores Preço Quantidade demandada unitário (milhões/semana) Fonte: Bilas (2002) Pelo exposto observa-se que as relações existentes entre preço e quantidade são inversas Oferta x demanda O equilíbrio entre oferta e demanda num mercado concorrente ocorre quando um preço consegue tornar iguais as forças entre oferta e a demanda. O ponto de equilíbrio é evidenciado quando quantidade de produtos procurada é igual à quantidade de produtos oferecida. De acordo com a teoria econômica, em um mercado onde não evidencia- se nenhuma intervenção, tanto a quantidade de produtos ou serviços quanto o preço dos mesmos sempre terão a tendência de alcançar este ponto de equilíbrio, conforme demonstra a figura a seguir. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Ecoturismo

 Sociedade   |  Ecologia & meio ambiente   |  Monografia   |  04/12/2006   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Proposta de elaboração de um plano de vendas para o aumento do volume de vendas da Alta Voltagem

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  20/05/2007   |  BR   |   .doc   |   12 páginas

Mais Vendidos economia

Economia e direito

 Economia e finanças   |  Economia   |  Estudo   |  21/09/2006   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

A quantificação da realidade econômica

 Economia e finanças   |  Economia   |  Dissertação   |  17/12/2008   |  BR   |   .doc   |   3 páginas