Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Consumidores, produtores e a eficiência dos mercados

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Pontificia...

Informações do trabalho

Luisa V.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
4 páginas
Nível
Para todos
Consultado
32 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Definição
  2. Excedente do consumidor
    1. Disposição para pagar
    2. Uso da curva de demanda para medir o excedente do consumidor
    3. Como um preço mais baixo aumenta o excedente do consumidor
    4. O que mede o excedente do consumidor?
  3. Excedente do produtor
    1. Custo e disposição para vender
    2. Uso da curva de oferta para medir o excedente do produtor
  4. Eficiências de mercado
    1. O planejador social benevolente
    2. Avaliação do equilíbrio do mercado

Suponha que você possua o primeiro álbum gravado por Elvis Presley, uma raridade. Como você não é fã do Elvis, você decide vender o disco. Uma das formas de fazê-lo é organizar um leilão.
Quatro fãs do Elvis se apresentam ao leilão: John, Paul, George e Ringo. Cada um deles deseja possuir o álbum, mas há um limite à quantia que cada um deles está disposto a pagar. O preço máximo que cada um dos compradores pagaria é chamado disposição para pagar. Essa disposição mede o valor atribuído ao bem pelo comprador.
Para vender o seu disco você inicia o pregão por um preço baixo. Como os 4 compradores estão dispostos a pagar muito mais, o preço sobe rapidamente. O pregão para quando John oferece 80 reais. John pagaria até 100 reais. Assim, John em certo sentido conseguiu uma verdadeira pechincha: estava disposto a pagar 100 reais pelo álbum e pagou apenas 80 reais. Dizemos que John obteve um excedente do consumidor de 20 reais. Excedente do consumidor é a quantidade que o comprador está disposto a pagar por um bem menos a quantia que ele paga de fato.
O excedente do consumidor mede o benefício obtido pelos consumidores mediante a participação no mercado.

[...] A análise do bem-estar dos vendedores é similar à análise do bem-estar dos consumidores. Custo e disposição para vender Imagine agora que você é o proprietário de uma casa e precisa pintá-la. Você procura quatro prestadores de serviços de pintura: Maria, Luisa, Geórgia e Vovó.Você decide abrir concorrência e entregar o serviço a quem oferecer o preço mais baixo. Cada pintora desejará empreender a tarefa se o preço que receber exceder o custo de realizá-la. Aqui o termo custo deve ser interpretado como custo de oportunidade da pintora: inclui tanto as despesas diretas quanto o valor que a pintora atribuiu a seu próprio tempo. [...]


[...] A lógica é simples: a altura da curva de oferta mede os custos dos vendedores, e a diferença entre o preço e o custo de produção mede o excedente de cada vendedor. Assim, a área total é a soma o excedente do produtor de todos os vendedores. Eficiências de mercado Os excedentes do consumidor e do produtor são as ferramentas básicas que os economistas utilizam para estudar o bem-estar de compradores e vendedores em um mercado. O planejador social benevolente Para avaliar resultados de mercado introduziremos em nossa análise um novo personagem hipotético ao qual chamaremos de o planejador social benevolente. [...]

Mais Vendidos economia

Economia e direito

 Economia e finanças   |  Economia   |  Estudo   |  21/09/2006   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

A quantificação da realidade econômica

 Economia e finanças   |  Economia   |  Dissertação   |  17/12/2008   |  BR   |   .doc   |   3 páginas

Últimos trabalhos economia

Contribuição Sindical

 Economia e finanças   |  Economia   |  Estudo   |  21/11/2012   |  BR   |   .doc   |   6 páginas

Vantagens de Negocições Extrajudiciais

 Economia e finanças   |  Economia   |  Estudo   |  01/12/2011   |  BR   |   .doc   |   27 páginas