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Evolução e relações econômicas

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
201 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Evolução e relações econômicas
    1. Aspectos e cenário brasileiro
    2. Tendências
    3. Comparação Brasil x Espanha
    4. Modalidades de transportes
    5. Matriz brasileira
  3. Conclusão
  4. Bibliografia

Os serviços de transportes parecem constituir-se em fator crucial para a promoção do desenvolvimento econômico de um país, o que tornaria indispensável o provimento de uma rede muito bem estruturada de transportes para induzir à maior integração tanto intersetorial como regional em toda a estrutura produtiva, fundamentada nos ganhos de competitividade daí decorrentes.
Em um ambiente no qual se procura o desenvolvimento, a busca de competitividade não está restrita apenas ao domínio das empresas, mas depende de um conjunto de fatores externos, tais como situação macroeconômica e institucional do país e infra-estrutura e educação adequadas, entre outros requisitos capazes de gerar externalidades positivas sobre todo o sistema produtivo.
O setor vem convivendo há vários anos com graves problemas que tem afetado o desempenho das empresas e a qualidade dos serviços oferecidos.
O objetivo deste trabalho consiste em verificar a evolução e as relações econômicas no setor, as modalidades de transporte, sem deixar de dar ênfase à matriz brasileira, dando os aspectos, cenários, tendências, comparando o Brasil com a Espanha.

[...] A disponibilidade do Modal Hidroviário não é aproveitada em toda sua plenitude por causa da localização dos rios navegáveis e da necessidade de se intervir para melhorar a navegabilidade em diversos trechos. Muito se comenta de que as estradas brasileiras são inseguras e que os números de acidentes e mortes são muito elevados. Comparando-se com estatísticas internacionais, percebe-se a real dimensão do problema: o número de mortes por quilômetro de rodovia pavimentada e policiada no Brasil é muito maior do que aquele identificado nos países ricos de 10 a 70 vezes superior. [...]


[...] O transporte hidroviário e ferroviário são muito utilizados deixando as rodovias mais livres e menos congestionadas, apesar do governo espanhol estar preocupado pelo seu aumento, mas não se compara ao Brasil. A liberação do tráfego aéreo melhorou em competência e preços mais baixos em entrou em vigor um pacote de medidas para liberar a infraestrutura ferroviária em 70-80% do tráfego de mercancias por via férrea em suas linhas principais Modalidades de transportes Os transportes modais brasileiros são compostos por rodovias, ferrovias, hidrovias aeroportos e portos que sempre se pautaram por parâmetros técnicos e requisitos econômicos Matriz brasileira Segundo Geraldo Viana, presidente da CNT (Companhia Nacional do Transporte), As distorções da nossa matriz de transporte um efeito de frenagem sobre a economia brasileira. [...]

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