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Informações sobre o autor

Colégio Estadual de Faxinal dos Marmeleiros - Escritório...
Nível
Especializado
Estudo seguido
Administraç...

Informações do trabalho

Data de Publicação
29/08/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
46 páginas
Nível
Especializado
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Fatores que influenciam na definição do preço de venda

  1. Revisão da literatura
  2. Problema
  3. Delimitação
  4. Objetivos
    1. Objetivo geral
    2. Objetivos específicos
  5. Justificativa
    1. Relevância do projeto
  6. Metodologia
  7. Introdução
  8. A importância estratégica
  9. Teoria geral de sistemas
    1. A organização como um sistema aberto
  10. Fatores internos na formulação da política de preços
  11. Fatores externos na formulação da política de preços
    1. Demanda
    2. Concorrência
    3. Restições legais
    4. Práticas da indústria
    5. Forças político-legais
    6. Forças econômicas
    7. Forças tecnológicas
    8. Forças sociais
  12. Forças sociais
    1. Ameaças de entrada
    2. Grau de rivalidade entre os concorrentes
    3. Custos
    4. Diferenciação
    5. Produtos substitutos
    6. Poder de barganha dos compradores
  13. Considerações econômicas
    1. Demanda
    2. Oferta
    3. Equilíbrio entre oferta e procura
    4. Tipos de mercado
    5. Elasticidade-preço da demanda
  14. Ciclo de vida dos produtos
    1. Fase de introdução
    2. Crescimento ou expansão
    3. Maturidade ou saturação
    4. Declínio
  15. Efeitos dos tributos nos custos e na formação do preço.
    1. Imposto sobre produtos industrializados (ipi)
    2. Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (icms)
    3. Imposto sobre serviço (iss)
    4. Contribuição para o financiamento da seguridade social (cofins)
    5. Programa de integração social (pis)
    6. Imposto de renda pessoa jurídica (irpj)
    7. Contribuição social sobre o lucro (csll)
  16. Análise da relação custo, volume e lucro
    1. A importância da distinção entre custos fixos e variáveis
    2. Análise do ponto de equilíbrio
    3. Cálculo do ponto de equilíbrio
    4. Efeitos de alavancagem
  17. Estratégias de precificação
    1. Precificação baseada na demanda
    2. Estratégicas de precificação centradas nos custos
  18. Pesquisa de campo

A correta formulação do preço de venda é um dos fatores vitais para a continuidade de uma empresa, pois da venda provêm as receitas necessárias à manutenção ou aumento das suas atividades, bem como o lucro. Porém, a contabilidade, que tem por objetivo gerar informações úteis aos usuários, às vezes, é criticada por enfatizar as exigências legais, deixando o empresário carente de subsídios no aspecto gerencial, o que dificulta inclusive a definição dos preços. A precificação por si só é uma questão complexa, que envolve uma multiplicidade de variáveis interdependentes. Por isso, torna-se relevante conhecer quais fatores influenciam na formulação do preço. Primeiramente, através de pesquisa bibliográfica, verificando áreas distintas como marketing, economia, custos, administração geral e estratégica, percebendo não só a complexidade e abrangência do tema, como a inter-relação existente entre essas áreas, geralmente vistas de forma fragmentada tanto no meio acadêmico como nas estruturas organizacionais das empresas. Posteriormente através de pesquisa de campo em algumas empresas, que serão consideradas tão somente como exemplo, devido ao fato da amostra ser ínfima em relação ao número de empresas existentes na região, buscando-se obter uma noção de quais variáveis são realmente consideradas relevantes pelos empresários. Nas empresas comerciais verificadas, o preço de compra é um dos fatores considerados mais influentes na precificação, seguido pelo preço da concorrência. Nas empresas industriais o fator considerado mais importante foram os custos e despesas totais. Além disso, verifica-se que quando se trata de informações para a definição do preço a contabilidade vem deixando uma lacuna no atendimento dessa necessidade. Com isso, a maioria dos empresários não utiliza ferramentas mais técnicas tanto na precificação como em outras questões gerenciais, nem levam em consideração a multiplicidade de variáveis que influenciam na definição do preço, e conseqüentemente na decisão de compra, apontadas pela bibliografia da área. Assim, a suposta satisfação dos empresários com as informações contábeis sob o aspecto gerencial, demonstra mais que eles não conhecem plenamente as possibilidades que a contabilidade pode oferecer, do que um real suprimento de informações gerenciais.

[...] FATORES EXTERNOS NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA DE PREÇOS Com relação aos fatores externos, ou seja, as variáveis que a empresa detém pouco ou nenhum controle, pode - se dizer que os mais relevantes são: a demanda, a concorrência, as restrições legais e as práticas próprias do ramo de atividade. Cada um desses fatores externos é comentado a seguir: 5.1 - DEMANDA Primeiramente, quando se fala em demanda, torna-se necessário não só conhecê-la em termos quantitativos, através de projeções de vendas, de dados históricos. [...]


[...] Em virtude disso, não se favorecem da ampla gama de técnicas racionais e metódicas nem de informações consistentes que auxiliam na tomada de decisão, agindo predominantemente de 1 TÍTULO Fatores que influenciam na definição do preço de venda TEMA Gestão de preços 3 REVISÃO DA LITERATURA A competitividade entre as organizações sempre foi uma constante verificada em todos os ramos empresariais, e se não bastasse, hoje cada vez mais e de forma rápida, novas tecnologias, tanto produtivas quanto de gestão, se desenvolvem. [...]


[...] ) (As despesas são consideradas 10) Enumere por ordem de importância os fatores que você acha mais relevantes a serem considerados na formação do preço de venda: ( . ) Preço de compra dos produtos ( . )Custos e despesas totais da empresa ( . ) Preço dos concorrentes ( . ) Opinião dos clientes ( . ) Taxa de retorno desejado ( . )Outros fatores Citar quais . 11) Quanto às informações necessárias para uma adequada formulação do preço de venda, você considera que : ( . [...]

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