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Engenharia de software

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
engenharia
Faculdade
puc

Informações do trabalho

Qntonio M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
20 páginas
Nível
avançado
Consultado
181 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
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  1. Introdução
  2. Introdução a engenharia de software
    1. Engenharia de software
    2. Conceitos de engenharia de software
  3. Métodos de engenharia de software
  4. Ferramentas de engenharia de software
  5. Procedimentos de engenharia de software
  6. Ciências da computação
  7. Administração de projetos
  8. Comunicação
  9. Técnicas de solução de problemas
    1. Crise e anticrise do software
    2. Importância da engenharia de software e do software
  10. Software básico
  11. Software em tempo real
  12. Software Comercial
  13. Software cientifico e de engenharia
  14. Software embutido
  15. Software de computador pessoal
  16. Software modelo espiral
  17. Software com linguagens de 4ª geração
  18. Software educativo
  19. Software de inteligência artificial
  20. Sistemas tutores inteligentes
  21. Software de gestão empresarial
  22. Software
    1. SIG ? Sistemas de informações gerenciais
    2. Software SAD ? sistemas de apoio a decisões
    3. Software EIS ? executive information system
  23. Para o futuro
  24. Artefato, processo e engenharia de software

Tema Relativamente novo no Sentido do termo Engenharia de software, causando ainda muitas discordâncias de conceitos consensualmente aceitos, necessitando ainda de efetivas normas norteadoras do assunto.
A sociedade demanda de profissionais capacitados para elevar o software no sentido de sistemas empresariais, contribuindo de fato com as organizações modernas.
A engenharia de software na prática profissional cresce dia após dia, através da somatória das experiências. As disciplinas acadêmicas são estudadas em todos os anos letivos, desmembradas em diversas cadeiras. De forma moderna, a engenharia de software caminha em paralelo com os Sistemas de Informação, ambos os temas, destinados as empresas, para auxiliar as mesmas a tomarem decisões sob o foco de seu negócio empresarial.

[...] Software com Linguagens de 4ª Geração O termo 4GL abrande um amplo conjunto de ferramentas de software que tem uma coisa em comum: cada uma delas possibilita que o desenvolvedor de software especifique algumas características do software num nível elevado. A ferramenta pode gerar o código fonte, tendo como base as especificações do desenvolvedor, e o uso da 4GL é representado pelo ciclo: Coleta dos requisitos; Estratégia do projeto; Implementação usando 4GL; Testes. As especificações são a base fundamental, e é exigidos do desenvolvedor grandes esforços na análise e planejamento dos requisitos funcionais. [...]


[...] No caso da disciplina Engenharia de Software estes estudos de caso normalmente são realizados de maneira a enfatizar a aprendizagem de aspectos tecnológicos tais como linguagens de especificação, métodos e ferramentas de apoio. Desta forma, os aspectos sociais do desenvolvimento, tais como cooperação e comunicação entre os desenvolvedores, deixam de ser trabalhados. O desenvolvimento de um software visa fazer com que os alunos possam vivenciar uma situação parecida com a real e assim identificar as dificuldades e a necessidade de sistematizar a atividade de construção de software, seja ele um software de pequeno ou grande porte, simples ou complexo e que para obter sucesso (entenda sucesso como a aplicação da engenharia de maneira a favorecer e não retardar o desenvolvimento de um software) é necessário escolher as técnicas mais adequadas a cada problema e considerar os recursos disponíveis. [...]


[...] Essa complexidade adicional do software imporá, necessariamente, especificidade a seu processo de desenvolvimento (construção, implantação e manutenção) Fundamentos da Engenharia de Software Considera-se, também que engenharia de software é uma área interdisciplinar (MAFFEO, 1992), baseada nos fundamentos de: Ciências da Computação Disciplina que deve prover os fundamentos científicos da Engenharia de Software, de modo análogo àquela com que a física e a Química provêm os fundamentos das disciplinas tradicionais de engenharia. Tais fundamentos dizem respeito a base tecnológica do Engenheiro de Software, abrangendo temas científicos tais como: arquitetura de computadores, lógica de programação, estrutura de dados, algoritmos, etc. [...]

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