Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Termodinâmica

Informações sobre o autor

PROFISSIONAL DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO - ASSISTENTE...
Nível
Especializado
Estudo seguido
ENSINO...

Informações do trabalho

ROBSON B.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
9 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. As leis da Termodinâmica
    1. Lei zero da termodinâmica
    2. A primeira lei da termodinâmica
    3. Segunda lei da termodinâmica
    4. Terceira lei da termodinâmica
  2. Princípio da termodinâmica
  3. Conclusão

A Termodinâmica é a parte da física que estuda os fenômenos relacionados com trabalho, energia, calor e entropia, e as leis que governam os processos de conversão de energia. Apesar de todos nós termos um sentimento do que é energia, é muito difícil elaborar uma definição precisa para ela. Na verdade a Física aceita a energia como conceito primitivo, sem definição, ou seja, apenas caracterizando-a.
É bastante conhecido o fato de que uma substância é constituída de um conjunto de partículas denominadas de moléculas. As propriedades de uma substância dependem, naturalmente, do comportamento destas partículas.
A partir de uma visão macroscópica para o estudo do sistema, que não requer o conhecimento do comportamento individual destas partículas, desenvolveu-se a chamada termodinâmica clássica. Ela permite abordar de uma maneira fácil e direta a solução de nossos problemas. Uma abordagem mais elaborada, baseada no comportamento médio de grandes grupos de partículas, é chamada de termodinâmica estatística.

[...] Q > 0 U < temperatura diminui se o sistema cede calor. Transformação isobárica: Numa transformação onde a pressão permanece constante, a temperatura e o volume são diretamente proporcionais, ou seja, quando a temperatura aumenta o volume também aumenta. U > 0 Þ temperatura aumenta. T < 0 volume aumenta Parte do calor que o sistema troca com o meio externo está relacionado com o trabalho realizado e o restante com a variação da energia interna do sistema. Transformação adiabática: Nessa transformação, o sistema não troca calor com o meio externo; o trabalho realizado é graças à variação de energia interna. [...]


[...] O primeiro princípio da Termodinâmica estabelece uma equivalência entre o trabalho e o calor trocados entre um sistema e seu meio exterior. Consideremos um sistema recebendo uma certa quantidade de calor Q. Parte desse calor foi utilizado para realizar um trabalho t e o restante provocou um aumento na sua energia interna U. A expressão U = Q - t Representa analíticamente o primeiro princípio da termodinâmica cujo enunciado pode ser: A variação da energia interna de um sistema é igual à diferença entre o calor e o trabalho trocados pelo sistema com o meio exterior. [...]

Estes documentos podem interessar a você

A energia nos ecossistemas

 Biologia e medicina   |  Biologia   |  Estudo   |  01/05/2007   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Mais Vendidos física/química

Manuseio de um bico de bunsen - trabalhos com bastão de vidro

 Engenharia e tecnologias   |  Física & química   |  Estudo dirigido   |  09/06/2008   |  BR   |   .doc   |   10 páginas