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Estratégica de avaliação formativa para o curso superior de tecnológico em informática

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Marcos Botega S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
36 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. A avaliação no contexto escolar
    1. Concepções sobre avaliação
    2. Análise histórico-lógica de investigações na área de avaliação
  3. Diagnóstico e estratégia de avaliação para o curso de tecnólogo em informática do cefet-pi.
    1. Diagnóstico da situação existente no CEFET-PI
    2. Estratégias de avaliação para o curso tecnólogo em Informática
    3. Avaliação e validação da proposta por consulta a especialistas

A presente dissertação tem como objetivo propor uma estratégia para a avaliação formativa que permita elevar o trabalho dos envolvidos, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem no curso superior de Tecnólogo em Informática do CEFET-PI. No período de abril/1999 a julho/2000, foi conduzida uma pesquisa no delineamento do tipo de avaliação adotada no ensino superior do referido Centro. Mostrou-se, através de pesquisa bibliográfica e de campo, um estudo detalhado sobre a avaliação, apresentando vários aspectos, possibilitando a obtenção de informações apropriadas para um novo modo de avaliar. O objeto de estudo é o processo docente educativo no curso supracitado, tendo como propósito quebrar paradigmas enraizados no cotidiano escolar com relação à avaliação. A dissertação tem como suporte a concepção histórico-cultural de Vigotsky. A novidade deste trabalho consiste na dialética entre professores e alunos no processo avaliativo. Espera-se que esse trabalho investigativo, além de ser utilizado no curso superior recém criado no CEFET-PI possa, também, ser utilizado nos demais cursos superiores, como também, em outras instituições que busquem inovar a sua prática avaliativa.

[...] O processo interacional em sala de aula: um estudo comparativo em dois grupos sociais. (dissertação de mestrado), UNB, Brasília LUCKESI, Cipriano C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Revista ANDE (10 E 11). São Paulo, ANDE Avaliação educacional escolar: sendas percorridas. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo História e Filosofia da Educação Filosofia da Educação. São Paulo-SP: Cortez p Avaliação do Rendimento Escolar. 4.ed., São Paulo-SP: Cortez p Avaliação da aprendizagem escolar. 3.ed., São Paulo, Cortez MENDES, Marcel. [...]


[...] Capítulo II Diagnóstico e Estratégia de Avaliação para o curso de Tecnólogo em Informática do CEFET-PI Diagnóstico da situação existente no CEFET-PI Situação atual da avaliação escolar no Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí A Escola Técnica Federal do Piauí - ETFPI, ao longo de sua história, trabalhou com um sistema de avaliação que destaca o aspecto quantitativo (provas, testes), apesar da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n.º 9.394 datado de 20 de dezembro de 1996, enfatizar que os aspectos qualitativos devem preponderar com relação aos quantitativos. [...]


[...] RECOMENDAÇÕES 1 Ser oferecido um curso de superação sobre avaliação para os professores do curso de Tecnólogo em Informática; 2 O CEFET deve oferecer, continuamente, cursos de atualização pedagógica para que as mudanças educacionais sejam incorporadas e internalizadas pelo corpo docente; 3 O CEFET deve oferecer também, na própria instituição ou em convênio com uma das Universidades do Estado, cursos de licenciatura específicos para a formação pedagógica dos profissionais de nível superior que atuam ou desejam atuar em sala de aula, incentivando a participação dos docentes inclusive, estendendo vagas a outros profissionais interessados, contribuindo assim para a qualificação docente destes professores; 4 Evitar a rotatividade dos professores, ou seja, que haja concurso para professores permanentes; 5 Sugerir para as Universidades que seja aumentada a carga horária das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciaturas; 6 Continuar aperfeiçoando a estratégia de avaliação para o curso superior de Tecnólogo em Informática do CEFET-PI, uma vez que o mundo está em constante mudança o campo educacional precisa está acompanhando essas mudanças; 7 Fazer uma proposta similar para outros cursos. [...]

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