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Gestão da qualidade

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
informática
Faculdade
UCG

Informações do trabalho

Lazaro A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
.ppt
Tipo
estudo
Número de páginas
55 diapositivo
Nível
avançado
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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  1. História e Evolução da Qualidade
  2. As quatro principais Eras da Qualidade
  3. Competitividade: Ocidente x Oriente
  4. O que é Qualidade ?
  5. O que é Qualidade ? - 6 definições
  6. O que é TQM (Total Quality Management) / AQT (Adm. da Qualidade Total) ?
  7. Enfoque do TQM / AQT
  8. Gurus / Mestres da Qualidade
  9. As Dimensões da Qualidade
    1. Dimensões da Qualidade de Garvin
  10. A Qualidade e o Cliente
  11. Produtos são um ?Feixe? de Bens e Serviços
  12. Qualidade Total e o Processo de Melhoria Contínua: Gestão por Processos
  13. Melhoria Contínua
  14. Prisma do Gerenciamento da Qualidade
  15. Qualidade do Processo
  16. Qualidade da Organização
  17. Visão Departamental
  18. Visão por Processos
  19. Gestão por Processos
  20. Conceito de Melhoramento Contínuo
  21. Diagrama da Trilogia de Juran
  22. A Espiral da Qualidade de Juran
  23. Ferramentas Básicas da Qualidade
  24. Fluxograma ou Diagrama de Processo
  25. Fluxograma: Simbologia Básica
  26. Exercício: Fluxograma ou Diagrama de Processo
  27. Diagrama de Pareto
  28. Exercício: Diagrama de Causa-e-Efeito
  29. H i s t o g r a m a
  30. Exercício: Histograma
  31. Folha de Verificação
  32. Exercício: Folha de Verificação
  33. E s t r a t i f i c a ç ã o
  34. Gráfico de Dispersão (Correlação)
  35. O Conceito de Variação
  36. Controle Estatístico do Processo
  37. Controle Estatístico do Processo
  38. Exemplos de Variações em Processos
  39. Conclusão
  40. Bibliografia

O conceito de Qualidade remonta há milênios Só recentemente a mesma tornou-se função gerencial Inicialmente, era voltada para inspeção Hoje, se ampliou e é considerada essencial para o sucesso estratégico de qualquer empresa Antes exclusiva da área de produção, permeia atualmente por todas as áreas (Compras, Marketing, RH, etc.) Quatro eras da Qualidade: - Inspeção (sécs. XVIII e XIX) - Controle Estatístico (década de 30: Shewhart) - Garantia da Qualidade (décadas de 50 a 70: Deming, Juran, Feigenbaum, etc.) - Gestão Estratégica da Qualidade (a partir da década de 80)

[...] Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações. Bibliografia JURAN, Joseph. Juran, na Liderança pela Qualidade. São Paulo: Pioneira BERK, Joseph; BERK, Susan. Administração da Qualidade Total. São Paulo: IBRASA GARVIN, David. Gerenciamento da Qualidade. RJ: Qualitymark KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São [...]


[...] Assim qualquer custo adicional decorrente da falta de qualidade e produtividade era repassado ao preço final. Como não havia concorrência internacional e o mercado local era cartelizado, o cliente final é que tinha que pagar o preço. Em 1990 de repente o empresário nacional ficou frente a frente com a concorrência internacional, cujos preços eram menores que os praticados no mercado local. Temia-se o fechamento das maiores empresas brasileiras Na mesma época, a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS concluía a tradução das normas da série ISO 9000. [...]

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