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Implementação um sistema de memória virtual usando Árvore B

Informações sobre o autor

 
Nível
Especializado
Estudo seguido
informática
Faculdade
Universidad...

Informações do trabalho

Flávio V.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
pdf
Tipo
estudo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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Tendo em vista a necessidade do aumento de recursos de memória em um computador, começou-se a pensar maneiras de como atender isto de uma forma que o custo benefício fosse consideravelmente aceitável, pois o custo da memória principal (MP) de um computador era bastante elevado. Foi então que se iniciou a busca de uma maneira eficiente de resolver este problema. Na época que ainda a MP era muito escassa, existiam programas tão grandes em relação a ela que se tornava difícil a sua utilização. Foi então que os programadores começaram a pensar em uma forma de usar uma memória mais barata, mesmo que lenta, mas que se pudesse expandir a quantidade precária até então fornecida por um computador. Assim se começou a utilizar o conceito de memória secundária, em geral implementada fazendo uso de um disco rígido. O programador dividia o seu programa em partes, chamadas overlays, sendo que cada parte obrigatoriamente, deveria caber na memória disponível. (TANENBAUM, Organização Estruturada de Computadores) Cada overlay quando necessitado era carregado na MP e rodado. Vale a pena observar que o programador era totalmente responsável por todo o processo de gerência dos overlays. Apesar de esta técnica muito trabalhosa ter sido usada durante muito tempo, em 1961, na Inglaterra, foi proposto por um grupo de pesquisadores da Universidade de Manchester, um método para o processo dos overlays automaticamente, sem que o programador nem mesmo precisasse saber de sua existência (FOTHERINGHAM, 1961). Foi então que começou o que hoje é conhecido como Memória Virtual (MV).

[...] Que usam um sistema de la através de um vetor para suas implementações Disco.c Neste arquivo estão os métodos responsáveis pela escrita e leitura na memória secundária. Estes métodos são invocados internamente pelos métodos citados no item anterior. Como para um melhor desempenho do SMV, adotou-se o sistema de busca direto. Para isto foi necessário dentro de cada método de leitura e escrita passar o endereço da página na memória secundária, para assim posicionar o leitor do disco. Este endereço ca presente na tabela de páginas Análise de Complexidade Considerando apenas a complexidade do SMV, temos presente na parte principal de sua implementação apenas um for, tanto no momento da inserção, como na retirada como em pesquisa. [...]


[...] Figura Interdependência entre os métodos Entrada e Saída Entrada Como o objetivo do trabalho é apenas a implementação e simulação de um SMV, a entrada para o programa será pedida interativamente ao usuário durante a execução, tipo: número de registros a serem gerados aleatoriamente, qual politica de substituição a ser usada Saída De acordo com os dados fornecidos na Entrada para o programa, será impresso o resultado dos testes Implementação e Estruturação do Código A implementação foi baseada na árvore B de pesquisa disponibilizada em pelo professor Nívio Ziviani do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. [...]


[...] Método InsereConteudo: Neste método, quando um conteúdo referente a uma chave da árvore B for adicionado, primeiramente se faz uma busca na MP para saber se ainda há espaço para a inserção de uma página. Caso contrário executa-se uma das políticas de reposição para liberar um espaço na MP para a inserção da página. Método RetiraConteudo: Para retirar um conteúdo, primeiramente Mas se o con- precisa saber onde ele se encontra, caso esteja na MP, basta retirar o conteúdo, deixando livre uma posição de memória. [...]

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