Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

ISO 9000 e Qualidade de Software pelas Normas da ABNT

Informações sobre o autor

 
Nível
Especializado
Estudo seguido
informática
Faculdade
UNIVERSIDAD...

Informações do trabalho

Fernando O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
26 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Normas da série ISO 9000
  2. Desenvolvimento das normas do ISO 9000
  3. Pra que serve a ISO?
  4. Por que implantar ISO?
  5. ISO 9000 - mitos e realidades
  6. Benefícios da certificação
  7. Processos de certificação
  8. Custos e prazo
  9. ABNT
  10. O que são normas técnicas

A ISO 9000 evoluiu diretamente da necessidade do mercado de obter uma maior certeza de que os produtos estão em conformidade com os requisitos técnicos. Ultimamente a qualidade passou a ser uma questão estratégica, ligada à sobrevivência da empresa Os requisitos do cliente geralmente são detalhados nas especificações técnicas dos contratos comerciais. Estas especificações tipicamente detalham fatores do produto como dimensões, materiais, testes, desempenho, confiabilidade, mantenibilidade, durabilidade e assim por diante.
O principal problema das especificações técnicas é que elas não garantem que os requisitos do cliente sejam consistentemente satisfeitos. Se nos sistemas a montante, como no projeto, na fabricação, na entrega das peças, ou até nas especificações de assistência técnica, existirem deficiências, o resultado dos sistemas, o produto, poderá ser deficiente.
A qualidade e a produtividade passaram a ser as bases fundamentais para a competitividade, sendo que esta palavra assumiu grande importância com a globalização.
Devido à globalização da economia, tornou-se complicado pensar em transações comerciais entre os países sem que haja um padrão mínimo de qualidade a ser seguido.
A ISO ? International Organization for Standardization ? é um organismo normatizador com sede em Genebra, na Suíça. Foi fundado em 1947 e, a partir do final da década passada, quando foram criadas as normas da série 9000 (1987), passou a imperar na Europa e posteriormente em todo o mundo como referência de excelência em Sistemas de Gerenciamento da Garantia da Qualidade. Confere às empresas o padrão de qualidade aceito e, por vezes, exigido pelo mercado. É a prova de que seu negócio se classifica entre aqueles, em todo mundo, que respondem pela qualidade de seus produtos e serviços, além de obter benefícios diretos em termos de redução de desperdícios e aumento da competitividade.
A ISO tem como objetivo fixar normas técnicas essenciais de âmbito internacional que traduzem o consenso de diferentes países do mundo.
Aproximadamente 113 países já adotaram a ISO como uma norma essencial. Cada país conta com um organismo de normas, testes e certificação. Por exemplo, o American National Standards Institute (ANSI) é o representante dos Estados Unidos na ISO. O ANSI é uma organização de normas que apóia o desenvolvimento de normas consensuais nos EUA, no entanto não desenvolve nem escreve estas normas, mas providencia estruturas e mecanismos a fim de que grupos industriais ou de produtos se juntem para estabelecer um consenso e desenvolver uma norma. No mundo inteiro, já são mais de 120000 certificados emitidos pela ISO, sendo que o Brasil já conta com 1300 certificados e possivelmente outros tantos em vias de emissão.
Ter a certificação ISO 9000 não significa que o seu produto é o melhor do mundo, significa que você tem uma empresa bem organizada e voltada à qualidade.
Como a ISO define regras iguais para todos, as empresas certificadas de todos os países competem em igualdade de condições.

[...] A ISO série 9000 compreende um conjunto de cinco normas (ISO 9000 a ISO 9004) NORMAS DA SÉRIE ISO 9000 A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais sobre o gerenciamento e a garantia da qualidade, que compreende a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004. A ISO 9000 serve de roteiro para implementar a ISO 9001, ISO 9002 ou a ISO 9003. Estas três normas da qualidade podem ser entendidas pela diferença entre suas abrangências. [...]


[...] A ABNT possui cursos de ISO 9000, Formação de auditores internos ISO 9000, Requisitos da ISO 14000 e a Implantação do Sistema de Gestão Ambiental, Formação de auditores internos ISO 14000, dentre outros O SBC tem a estrutura de um órgão estratégico e diretivo o CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), uma secretaria e órgão INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), e os organismos de certificação credenciados sendo um deles a ABNT. CONCLUSÃO A necessidade do mercado de obter uma maior certeza de que os produtos estão em conformidade com os requisitos técnicos foi o principal motivo da evolução da ISO 9000. [...]


[...] Analisando estes critérios, nota-se que o ponto central de um sistema de gestão da qualidade baseada nas normas ISO 9000 é a apropriada documentação deste sistema CUSTOS E PRAZO Quanto custa implantar uma ISO? Depende muito do nível de organização da empresa. Empresas bem estruturadas já com o "pensamento" voltado para a qualidade, normalmente precisam de pouco investimento, bastando formalizar (escrever os procedimentos e instruções) as atividades. Outras, com pouca estrutura, acabam necessitando um maior investimento, muitas vezes, necessitando investir muito em treinamento e até em aquisição de equipamentos. [...]

Mais Vendidos informática

Projeto Integrado Multidisciplinar

 Engenharia e tecnologias   |  Informática   |  Estudo   |  04/06/2013   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

Últimos trabalhos informática

Projeto Integrado Multidisciplinar

 Engenharia e tecnologias   |  Informática   |  Estudo   |  04/06/2013   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

A Utilização de Software Livre em Empresa - Banco do Brasil

 Engenharia e tecnologias   |  Informática   |  Estudo   |  02/12/2012   |  BR   |   .doc   |   13 páginas