Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Relatório de montagem de uma rede ponto a ponto com 12 computadores

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

José Antônio P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
22 páginas
Nível
Para todos
Consultado
335 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. A empresa
    1. Histórico da Empresa
    2. Equipamentos relevantes
  3. Fundamentação teórica
    1. Tipos de Rede
    2. Rede Ponto a Ponto
    3. Placas e cabos
    4. Montando a rede
    5. Configuração da Rede
    6. Compartilhando a Impressora
    7. Compartilhando diretórios
    8. Compartilhando o fax modem
  4. Atividades desenvolvidas
  5. Conclusão
  6. Referências bibliográficas

Este relatório descreve as técnicas utilizadas pelo estagiário para montar uma rede ponto a ponto com 12 computadores na Prefeitura Municipal de Monte Belo.
Há várias vantagens em se montar uma pequena rede de dois ou três micros, como o aumento da produtividade (ou seja, o seu trabalho acaba saindo mais rápido) e, principalmente, a diminuição de custos.
Dois problemas básicos levam os usuários a pensarem em montar uma pequena rede: a troca de arquivos e o uso da impressora.
No caso dos arquivos, é muito comum termos de ficar levando disquetes para lá e para cá com textos e planilhas para poder trabalharmos em outro micro. Com uma pequena rede montada, o usuário é capaz de ler os arquivos armazenados no disco rígido de outro micro diretamente, sem a necessidade de ficar usando disquetes. Com isso, certamente o trabalho termina mais cedo.
A impressora é outro ponto de destaque. Em vez ter de comprar uma impressora para cada micro, pode-se imprimir a partir de qualquer micro. Com isso, gasta-se menos dinheiro com equipamentos. É claro que, para montar rede, necessita-se comprar placas e cabos, mas, com certeza, o custo para montar uma pequena rede é bem menor que o custo de uma boa impressora.
Outro ponto interessante e que muitas vezes passa despercebido é a possibilidade de compartilhamento também do fax modem. Em vez de ter uma placa de fax modem em cada micro, pode-se ter apenas uma placa instalada em um dos micros. Essa comunicação poderá ser compartilhada com todos os micros da rede e, com isso, todos poderão navegar na Internet simultaneamente. Além disso, todos poderão passar fax sem problemas.

[...] Junto com as placas de rede vem um conector BNC que deverá ser utilizado para a conexão dos cabos. Além disso, precisa-se de dois terminadores resistivos de 50 ohms, que deverão ser utilizados nas extremidades do cabo. É preciso utilizar um trecho de cabo coaxial com menos 3 metros de extensão entre cada placa de rede. Ou seja, se o usuário for instalar apenas duas máquinas, será necessário só um cabo com pelo menos três metros de extensão. A ilustração mostra o esquema de redes utilizando o cabo coaxial. [...]


[...] Após reiniciar todos os micros, pode-se conferir se a rede está ou não funcionando explorando a sua rede através do ícone Ambiente de Rede existente na área de trabalho. Ver-se-á listado todos os micros conectados em rede. Caso isso não ocorra, deve-se conferir todos os passos da instalação da rede. Figura Configurando a identificação do micro. Figura Configurando a rede. Figura Adicionando componentes da rede Compartilhando a Impressora Quando a rede já estiver montada e configurada, deve-se configurar a impressora que pretende-se compartilhar, isto é, tornar acessível para todos os demais micros da rede. [...]


[...] CONCLUSÃO Basicamente uma rede consiste em 2 ou mais computadores interligados com o objetivo de compartilhar dados. Uma rede de trabalho é um sistema que permite a comunicação entre pontos distintos, ou seja, um sistema que permite a troca de informações. Os componentes básicos de uma rede de trabalho (ou rede de informações) são um emissor (origem da informação), o meio através da qual a informação trafega canal), um receptor destino da informação) e finalmente a mensagem, que nada mais é do que a informação em si. [...]

Mais Vendidos informática

Projeto Integrado Multidisciplinar

 Engenharia e tecnologias   |  Informática   |  Estudo   |  04/06/2013   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

Últimos trabalhos informática

Projeto Integrado Multidisciplinar

 Engenharia e tecnologias   |  Informática   |  Estudo   |  04/06/2013   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

A Utilização de Software Livre em Empresa - Banco do Brasil

 Engenharia e tecnologias   |  Informática   |  Estudo   |  02/12/2012   |  BR   |   .doc   |   13 páginas